Dia Mundial do Rim: entenda a função do órgão

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
10/03/2022
5 minutos de leitura
Mulher com dor no rim

No dia 10 de março de 2022, é comemorado o Dia Mundial do Rim. Esse é um evento anual criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF) e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a saúde dos rins. 

Sendo conhecido como o filtro do organismo, os rins são uns dos órgãos mais importantes para a manutenção do corpo e um dos maiores inimigos da saúde renal são as pedras nos rins. Mas, afinal, você sabe qual a função dos rins? E o que causa o cálculo renal? Preparamos este artigo para te ajudar a entender melhor. 

Qual a função do rim?

Os seres humanos possuem dois rins, que são órgãos de cor vermelho-escuro, em formato de feijão, localizadas atrás do abdômen. O rim direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo, abaixo do baço. 

A função dos rins é, principalmente, filtrar o sangue para eliminar substâncias prejudiciais ao organismo, como amônia, uréia e ácido úrico. Eles também atuam no equilíbrio de alguns minerais no corpo, como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato etc.

Os rins recebem sangue das artérias renais, que vêm diretamente do coração. Depois de circular pelo órgão e ser filtrado, o sangue sai, livre das toxinas, pelas veias renais rumo ao coração, e a urina – contendo as substâncias tóxicas – desce pelos ureteres até cair na bexiga.

O que causa pedras nos rins?

As pedras nos rins, também chamada de cálculo renal, é uma massa endurecida, semelhante a pedras, resultante do acúmulo de cristais existentes na urina que se forma nos rins ou nas vias urinárias. 

Entre os motivos que podem ocasionar o cálculo renal, a alimentação rica em proteína e sódio e o pouco consumo de água no dia a dia são duas das principais causas, já que esses fatores deixam a urina mais concentrada o que aumenta o risco de formação de pedra.

Por conta disso, é indispensável manter uma alimentação equilibrada, sem o consumo excessivo de sal, e beber bastante água durante todo o dia. O recomendado é que se tome aproximadamente 2 litros de água diariamente para manter a saúde, não só dos rins, mas do corpo como um todo. 

Além disso, entre as demais causas de pedra nos rins, é importante destacar:

  • Volume insuficiente de urina, ou urina supersaturada de sais;
  • Grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ou falta de citrato;
  • Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireóide;
  • Alterações anatômicas;
  • Obstrução das vias urinárias.

Pedras nos rins sintomas:

Os sintomas de pedras nos rins surgem quando a pedra é muito grande ou quando desloca-se pelo sistema urinário, causando dor e desconforto, que pode variar de intensidade de acordo com a localização da pedra. Os principais sintomas de pedra nos rins são:

  • Dor na parte baixa das costas que pode limitar os movimentos;
  • Dor nas costas que pode irradiar para a virilha;
  • Urina turva e com sangue (em alguns casos);
  • Vontade frequente para urinar;
  • Dor ao urinar;

Além disso, nos casos em que há obstrução do canal pelo qual passa a urina, a pessoa pode não urinar, aumentando a dor, o desconforto e o risco de infecção urinária. E lembre-se: na presença de sinais e sintomas indicativos de pedra nos rins, é importante consultar o médico para que sejam feitos exames e iniciado o melhor tratamento.

Quais exames detectam problemas no rim?

O diagnóstico de problemas renais podem ser feitos com o auxílio de exames de sangue, como dosagem de creatinina, uréia, sódio e potássio, e exames de urina com o objetivo de identificar a presença de proteínas no xixi, que é indicativo de alteração no funcionamento dos rins. 

Conhecido como um filtro da nossa saúde, as doenças renais, que afetam o órgão, têm como característica a falta de sintomas, fazendo com que o diagnóstico seja tardio. Por isso, é muito importante fazer sempre que necessário o Check-up do Rim, que conta com 8 exames em um só check-up, dentre eles, estão disponíveis a dosagem dos níveis de creatinina, uréia, sódio e potássio; avaliações do sangue e urina. 

Você pode realizar o check-up no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa, não é necessário pedido médico para a realização dos exames e tudo isso pelos melhores preços do mercado.

E lembre-se: seja com exames, testes, vacinas ou check-ups, conte sempre com o Labi para te ajudar a descomplicar seus cuidados com a saúde. 

TAGS: Dia Mundial do Rim
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: