Para muitas pessoas o verão representa férias, viagem com os amigos, praia e, claro, muito sol. Entretanto, nem tudo é só diversão. Devido às alterações no metabolismo, provocadas pelas altas temperaturas, é preciso estar atento ao corpo. Confira abaixo dicas para uma alimentação leve no verão.
Uma das consequências do calor é o aumento da transpiração e, consequentemente, a perda de líquidos e minerais. Com isso, é extremamente importante ingerir bastante água. Além disso, frutas, verduras e legumes são excelentes opções. Esses alimentos ajudam na reposição de sais minerais e na hidratação corporal.
Ao contrário do que muitos acreditam, a cerveja não refresca o corpo. Ela possui efeito diurético, o que compromete a hidratação, e é altamente calórica. Além disso, de acordo com especialistas, em longo prazo o abuso de bebidas alcoólicas pode causar dilatação cardíaca ou miocardiopatia, isto é, a dificuldade de fornecimento do sangue do coração ao corpo. Portanto, modere no consumo.
Durante o período de calor, evite consumir alimentos com alta densidade energética como frituras e feijoada. Isso porque esses pratos tendem a reduzir a disposição e gerar mais cansaço. Dessa forma, prefira refeições leves e de fácil digestão, como:
Preste atenção à origem dos alimentos. Nesta época do ano, como muitas pessoas comem fora de casa, aumenta-se o risco de contrair uma intoxicação alimentar. Para se prevenir, lave sempre as mãos antes de preparar ou consumir algum alimento, beba água potável, higienize alimentos crus e guarde as sobras na geladeira.
Caso tenha exagerado nas refeições em um dos dias, tente compensar no outro. Faça uma dieta equilibrada, com alimentos naturais e com menos conservantes.
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: