Piscinas desmontáveis: atenção com a água parada!

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
06/02/2019
3 minutos de leitura

Está cada vez mais acessível ter uma piscina em casa. Com tantas opções portáteis disponíveis no mercado, o passatempo virou uma febre. Mas é preciso muito cuidado para que não se torne uma febre de verdade e acabe prejudicando o lazer. Acontece que estas piscinas, sem o devido cuidado, podem tornar-se criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.

Para evitar a água parada, o ideal é esvaziar a piscina após o uso, não permitindo que o local se torne foco do mosquito. Mas esta ação aumenta consumo de água e contribui para o desperdício. Outra opção menos radical é cobrir a piscina nos períodos sem uso e sempre limpar as bordas, pois a sujeira facilita a fixação dos ovos do mosquito da dengue.

O Labi recomenda

Sintomas da dengue

A dengue é uma doença causada por um vírus, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, coceira em manchas e erupções pela pele, cansaço, dor no corpo, vômitos, tontura e náuseas e falta de apetite.

Na suspeita de dengue, procure atendimento médico. Para fazer o diagnóstico da dengue é necessário fazer exames que mostram se a pessoa entrou em contato com o vírus. Estes exames incluem o antígeno NS1 no sangue, além dos anticorpos IgM e IgG (sorologia para dengue) e o hemograma completo, disponíveis nas unidades do Labi Exames.

Como é o Teste de Dengue?

O antígeno NS1 é um marcador precoce da infecção e pode ser encontrado do primeiro ao sétimo dia a partir do início da febre. Os anticorpos IgM e IgG são produzidos pelo sistema imune para combater a infecção. Na dengue, o anticorpo IgM é o primeiro a ser produzido, podendo ser detectado cinco a seis dias após o início da infecção. Ele permanece positivo, em curto período após a cura da doença.

“Se o exame de sorologia for realizado antes do quinto dia do início dos sintomas, o resultado pode ser negativo mesmo em caso de dengue”, comenta o especialista do Labi Exames, Octavio Fernandes. “É importante o paciente informar ao médico se tomou vacina contra Febre Amarela e quando a tomou, pois ela pode alterar o resultado dos exames”, conclui Octavio Fernandes.

O Labi sabe que, mesmo preocupado com a dengue, nem sempre é fácil encontrar tempo para ir a uma das nossas unidades. Por isso disponibilizamos técnicos especializados para coletar seus exames em casa ou mesmo no trabalho. Basta agendar um horário. Clique aqui e faça um orçamento agora, você será surpreendido com a agilidade e custo-benefício desta facilidade.

Evite transformar o seu lazer em dor de cabeça e aproveite o verão com despreocupação.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: