Prostatite: o que é e sintomas

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
11/01/2023
4 minutos de leitura

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino e é responsável por produzir o líquido ejaculatório. Está localizada embaixo da bexiga e atrás do reto, envolvendo uma porção da uretra, com o tamanho de uma noz.

Quando pensamos em doenças relacionadas a esta glândula, o câncer de próstata é um dos mais lembrados. Porém, a prostatite é uma infecção que atinge homens de todas as idades e pode causar dor, desconfortos, além do crescimento anormal da próstata.

Entenda a prostatite

A prostatite é uma infecção e/ou inflamação da glândula prostática que se desenvolve a partir da entrada de bactérias pela uretra. Ela pode causar dor, inchaço e inflamação da próstata e existem 4 tipos de prostatite:

  • Prostatite crônica: tipo mais comum da infecção que geralmente dura meses. Qualquer prostatite crônica sem bactérias presentes se enquadra nesta categoria.
  • Prostatite bacteriana aguda: forma mais grave e menos comum de prostatite, é causada por uma infecção bacteriana. Aparece de repente com sintomas graves, como febre, calafrios e sêmen com sangue e requer tratamento imediato.
  • Prostatite bacteriana crônica: infecção mais leve e menos comum que pode ir e vir com o tempo. Os sintomas são semelhantes aos da prostatite bacteriana aguda, mas notavelmente menos graves.
  • Prostatite assintomática: inflamação da próstata sem sintomas para a qual não é necessário tratamento.

Muitos homens não conhecem o próprio corpo e não conseguem perceber quando algo está diferente. Daí a importância da prevenção e das visitas periódicas ao médico que indicará, caso necessário, um dos exames que ajudam no diagnóstico da prostatite.

Prostatite: sintomas

Os principais sintomas da prostatite são causados ​​por espasmos dos músculos da bexiga e da pélvis, especialmente na área entre o escroto e o ânus (períneo). Por isso, os homens também podem apresentar vontade de urinar frequente, dor e sensação de urgência para urinar. Em alguns casos, a dor pode fazer com que a ereção ou ejaculação sejam difíceis. Além disso, a dor pode comprometer o sistema intestinal tornando a defecação dolorosa.

Na infecção aguda, os sintomas podem ser mais graves e fortes. Alguns sintomas tendem a ocorrer com mais frequência, tais como febre e calafrios, dificuldade em urinar e sangue na urina. A prostatite bacteriana pode resultar em um acúmulo de pus (abscesso) na próstata ou em epididimite, inflamação do epidídimo, um pequeno duto que coleta e armazena os espermatozóides produzidos pelo testículo.

Como é feito o diagnóstico da prostatite?

Realizado por um urologista, o exame através do reto pode identificar a inflamação pela sensibilidade ao toque, o que caracteriza um caso agudo. Geralmente, o diagnóstico é baseado nos resultados de exame físico e nos resultados de uma análise da urina (urinálise) e cultura de urina.

A urinálise pode revelar glóbulos brancos, indicando inflamação, ou bactérias, indicando infecção. Já a cultura de urina revela quais infecções bacterianas estão causando a infecção. 

Prostatite: tratamento

É sempre recomendada a visita a um urologista com frequência para diagnóstico precoce da doença. O melhor tratamento é a utilização correta dos antibióticos escolhidos pelo médico especialista.

O tipo de antibiótico e a duração do tratamento variam, dependendo do tipo de bactéria que está causando seus sintomas.

Também pode ser necessária a utilização de analgésicos ou alfa-bloqueadores, medicamentos que reduzem os espasmos musculares do esfíncter uretral, que é o músculo que ajuda a controlar o fluxo de urina. Isso alivia a dor e o desconforto.

Já para a prostatite não bacteriana, o tratamento geralmente visa reduzir o desconforto e a dor, e pode variar muito dependendo de seus sintomas específicos.

Você só procura o médico quando os sintomas estão insuportáveis?

Saiba que este não é o melhor jeito de cuidar da sua saúde! A prevenção é fundamental e é aliada da nossa saúde, nos ajudando a viver mais e com mais qualidade de vida.

Por isso, cuide da sua saúde com o Labi de maneira descomplicada e com os melhores preços do mercado. Além de exames, check-ups e vacinas, temos 3 check-ups exclusivos para a saúde do homem que podem ser realizados em uma de nossas unidades modernas, acolhedoras e bem localizadas, ou no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar. 

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: