Quais condições podem interferir no resultado de um exame?

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
17/03/2022
4 minutos de leitura
Tudo de ensaio com sangue

Sabemos que o momento mais aguardado na hora de realizar seus exames é justamente quando você recebe os resultados. E, apesar de não serem comuns, existem casos em que estes resultados sofrem variações decorrentes de eventos de saúde, que são situações que podem interferir nos resultados, mas não por problema na realização dos exames. 

Mas, afinal, você sabe quais são essas situações de saúde? Fizemos este artigo para te explicar mais sobre o assunto. 

Álcool pode alterar o exame de sangue?

O efeito do consumo de álcool nos exames laboratoriais pode interferir nos resultados, dependendo da quantidade e frequência do uso da substância. Em contrapartida, há exames que contribuem para investigar o uso crônico (consumo excessivo) do álcool e de suas doenças relacionadas, como hepatite, miopatias, anemias e deficiências de vitaminas e minerais.

Gestação:

Não há dúvidas de que o corpo muda durante a gravidez e estas interferências afetam diretamente na interpretação do resultado. Um dos pontos de atenção está na alteração do volume sanguíneo, do funcionamento dos rins e fígado e dos níveis hormonais, que devem ser acompanhados de acordo com a semana gestacional da paciente.

Idade:

Com o passar dos anos, o envelhecimento causa mudanças significativas no funcionamento do organismo e o efeito da idade é visível nos resultados de exames. Isso acontece porque pessoas mais velhas tendem a adquirir comorbidades com o passar dos anos, o que se faz necessária uma avaliação individualizada.

Ciclo menstrual:

Considerado um fator biológico específico das mulheres, o ciclo menstrual pode trazer interpretações diferentes na medição de níveis hormonais. Neste caso, o valor de referência deve ser analisado de acordo com o estágio do ciclo em que foi realizado. Outro fator que também pode interferir é o uso de medicamentos contraceptivos.

Jejum:

O famoso jejum antes dos exames laboratoriais é útil somente em análises que são afetadas pela ingestão de alimentos. Vale lembrar que outros fatores dietéticos, como restrições calóricas, dietas de exclusão alimentar, desnutrição e desidratação também podem gerar resultados alterados.

Exercícios físicos:

Assim como os demais fatores, os exercícios podem interferir na análise clínica de um paciente, que depende de uma série de outras avaliações, como estado de saúde, ingestão de alimentos antes, durante e depois da atividade, frequência e intensidade. Esses efeitos são transitórios e bastam alguns dias de inatividade para normalizar os níveis.

Faça seus exames no Labi:

Mas, o principal fator que influencia nos resultados dos seus exames é realizá-los em um laboratório de alto padrão e confiabilidade, como o Labi. Nossas análises clínicas seguem padrões rigorosos de qualidade para entregar resultados confiáveis e de altíssima precisão e também seguimos as recomendações dos principais órgãos de saúde para garantir melhor qualidade na vacinação.

Além disso, nossas unidades são novas e equipadas com o que há de mais moderno em coletas laboratoriais e elas estão localizadas próximo ao transporte público para facilitar a sua chegada.

Portanto, conte com o Labi para cuidar da sua saúde de uma maneira simples, descomplicada e com muita qualidade e segurança. Entre em contato com a gente através do nosso site, Whatsapp, Facebook, Instagram ou ligue na nossa central de atendimento (11) 3003-2686 e compre seus exames, testes, check-ups e vacinas para cuidar do que mais importa: sua saúde.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: