Resoluções para 2022: cuidados com a saúde que todos devem ter

Publicado por: Letícia Lana Letícia Lana
04/01/2022
5 minutos de leitura
Pessoas celebrando com fogos de artifícios

Um novo ano sempre vem acompanhado de uma nova onda de esperança que resulta em promessas, metas e resoluções para nossa vida. Mas, frequentemente, acabamos nos esquecendo de colocar coisas essenciais nessas listas… 

Claro, todos nossos objetivos são importantes e devem ser planejados. Porém, será que você se lembrou de planejar e manter os cuidados com a sua saúde como uma de suas metas? Afinal, sem ela não conseguimos realizar nada. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos esse artigo com algumas resoluções que não podem faltar para sua saúde em 2022.

Um dos pontos mais importantes é manter uma estabilidade  nos cuidados com a saúde de forma global e em todas as fases da vida, desde a infância, passando pela adolescência, vida adulta e terceira idade. Ter uma rotina de vida balanceada, com relação ao sono e à alimentação, por exemplo, são essenciais. 

Exercícios físicos e alimentação saudável 

Fazer exercícios e ter uma alimentação mais saudável são itens relativamente comuns nas listas de resoluções de ano novo, mas também são tarefas que quase sempre vamos deixando para depois e acabamos não fazendo. 

O que é um baita erro, porque os médicos reforçam a importância da frequência, intensidade e tempo para manter a regularidade de exercícios, principalmente para prevenir doenças cardíacas. A falta de exercício pode gerar, também, a perda do controle dos fatores metabólicos e cardiovasculares, trazendo à diversas complicações, algumas vezes crônicas.

Já a alimentação equilibrada, ajuda a manter o corpo com níveis saudáveis de vitaminas e minerais e evita doenças causadas pela obesidade, como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos etc. Uma recomendação importante é evitar a utilização excessiva de sal, açúcar, óleo e alimentos ultraprocessados. 

Ir ao médico e fazer seus exames com frequência

As pessoas vêm se conscientizando cada vez mais de que a prevenção é realmente o melhor caminho para a qualidade de vida. Por isso, nunca se esqueça de realizar seus exames e check-ups de rotina, manter sua carteirinha de vacinação sempre em dia e se consultar regularmente com o médico para que ele avalie seu estado geral de saúde pelo menos uma vez por ano. 

No Labi, você pode escolher entre diversos check-ups e eles são separados em três categorias: os check-ups gerais que são ideais para você que quer saber se está tudo bem com a sua saúde no geral, os check-ups de acompanhamento que são indicados para quem suspeita que alguma parte do seu corpo não esteja tão bem e os check-ups de estilo de vida, perfeitos para quem tem alguma condição ou está tendo algum comportamento específico.

E para te ajudar a atingir essa meta, o Labi facilita e descomplica o acesso à saúde, oferecendo exames, testes, check-ups e vacinas de alta qualidade e pelos melhores preços do mercado. 

Não se esqueça da sua saúde mental:

Cada vez mais se tem debatido sobre a importância da saúde mental no bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Por isso, é essencial que você não descuide da mente e fique atento a auto cobranças excessivas e sinais de cansaço e tristeza extrema. 

Lembre-se que situações que propiciem o contato social são importantes para promover o bem-estar e evitar o estresse. Cultivar vínculos com amigos e familiares é muito importante, da mesma maneira que conhecer novas pessoas. Passeios, viagens, atividades em grupo, são ótimas opções e, em tempos de distanciamento social, videochamadas são boas alternativas para manter a conversa em dia. 

Além disso, o sono é uma peça importante no processo de saúde mental, principalmente porque ele garante que a própria mente tenha um momento de descanso das influências externas. Isso proporciona ao indivíduo, além de um dia mais produtivo e disposto, mais controle sobre suas emoções, já que pôde descansar o suficiente.

Manter a vacinação em dia: 

Acompanhar o calendário vacinal e manter a imunização em dia é importante em todos os momentos do ano e em todas as fases da vida, não apenas na infância. Bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos têm que tomar algumas vacinas específicas para garantir a própria saúde e a saúde daqueles à sua volta.

E vale lembrar que as vacinas são indicadas para doenças com potencial de trazer complicações severas, ou seja, todos os imunizantes nos protegem de doenças graves que podem levar à complicações e gerar sequelas graves e até levar à morte. 

Ao nos vacinarmos, fortalecemos as defesas naturais do nosso corpo, o que ajuda a impedir que fiquemos doentes e ajuda a preservar nossa saúde. É uma forma segura e inteligente de gerar uma resposta protetora, que nos ajuda a permanecer saudáveis, seguros e fortes.

Portanto, essas são as resoluções que o Labi deseja para a saúde de todos nesse novo ano. Lembre-se de realizar os exames de rotina e faça sempre um acompanhamento com profissionais da saúde para curtir 2022 com muita saúde. E conte sempre com o Labi para te ajudar nessa missão, aqui você encontra as melhores vacinas, exames, testes e check-ups e ainda pode escolher se prefere cuidar da sua saúde em uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar

TAGS: Ano novo Resoluções 2022
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: