Exame de Cultura de Urina – como se preparar

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
14/10/2022
6 minutos de leitura

O que é Exame de Urina?

Um exame de urina tem como objetivo detectar e gerenciar diversos distúrbios, como infecções do trato urinário, diabetes, doenças renais, entre outros. Além de ser um exame simples e acessível, ele pode ser usado tanto para encontrar a causa de algum sintoma, quanto para monitoramento de doenças crônicas.

Este exame verifica a aparência, concentração e conteúdo da urina e também pode indicar um aumento dos níveis de proteína, possivelmente um sinal de doença renal.

Dentre os exames de urina disponíveis no Labi, temos o Exame de Urina Tipo 1, Urina Amostra Isolada e Cultura de Urina + Antibiograma, sendo este último um teste feito para detecção de bactérias na urina. Por isso, ele é usado, por exemplo, para o diagnóstico de infecções do trato urinário (ITU), condições que causam bastante dor, desconforto e são mais comuns nas mulheres, afetando, geralmente, a bexiga e a uretra.

Neste artigo explicaremos tudo que você precisa saber sobre o Exame de Cultura de Urina + Antibiograma e como se preparar para ele. Confira.

Por que fazer o Exame Cultura de Urina + Antibiograma?

O Exame de Cultura de Urina, também chamado de urocultura, é indicado para investigar sintomas como febre ou dor nas costas associadas aos sintomas urinários descritos acima. Nesses casos, a urocultura pode ajudar a isolar um microrganismo que esteja causando infecção e, uma vez identificado o agente causador, o médico pode propor o tratamento mais adequado. 

Além disso, a urocultura também é indicada na ausência de sintomas nas seguintes situações: gestantes, pré-operatório de cirurgia de uretra, bexiga ou nos rins, pessoas que fizeram transplante renal ou que fazem algum tipo de quimioterapia ou radioterapia.

Importante: caso sinta um dos sintomas mencionados, procure atendimento médico.

Como se preparar para o Exame de Cultura de Urina + Antibiograma

No Labi, o Exame de Cultura de Urina + Antibiograma é feito a partir de uma amostra de urina que deve ser coletada preferencialmente na primeira urina da manhã ou qualquer outra micção com intervalo mínimo de duas horas sem urinar.

A preparação inadequada para o teste, amostragem e armazenamento pode causar resultados falsos. Portanto, antes de fazer um teste geral de urina, existem algumas orientações básicas a serem lembradas. 

Recipiente adequado e descartável para a urina

A urina é armazenada em um recipiente descartável fornecido em nossas unidades. No caso de exames bacteriológicos, como a cultura de urina, o recipiente será estéril. 

Urinar em outros recipientes como garrafas, potes e outros recipientes não destinados a este fim influenciará o resultado do exame, pois resíduos de várias substâncias, como açúcar ou a presença de bactérias, podem atrapalhar seriamente a interpretação dos resultados. 

O recipiente de urina descartável não precisa ser escaldado ou preparado de outra forma.

Tenha uma dieta moderada, evitando abuso álcool

Alguns dias antes do exame planejado, é importante seguir uma dieta moderada, ingerindo uma quantidade normal de líquidos compatível com a sensação de sede. Beber a quantidade certa de líquidos evita tanto a micção excessiva (muito pouco líquido) quanto sua diluição (muito líquido). 

A dieta pode ter um impacto considerável na análise de urina, pois uma dieta com excesso de carne, por exemplo, reduz o pH da urina, enquanto uma dieta láctea ou vegetariana aumenta o pH. Além disso, o abuso de álcool ou alimentos gordurosos também podem influenciar nos resultados.

Evite o exame durante o sangramento menstrual 

No caso de amostragem durante a menstruação, a urina está frequentemente contaminada com uma grande quantidade de glóbulos vermelhos e epitélios, o que impossibilita a obtenção de resultados confiáveis. Por isso, é interessante evitar fazer o Exame de Cultura de Urina + Antibiograma durante o período menstrual.

Colete a urina da manhã

O momento recomendado para coletar uma amostra de urina é assim que você acordar, ou seja, urina após um descanso noturno de 8 horas ou, se não for possível, após, pelo menos, 2 horas da micção anterior. Isso é importante para evitar a ocorrência de proteinúria funcional, aumento na quantidade de proteínas na urina.

Fique atento à higiene da região íntima

Antes de coletar a amostra, lave as mãos com água morna e sabão e lave bem a região uretral com água morna e sabão neutro. Para as mulheres, a higiene na área dos lábios é particularmente importante. Já os homens são aconselhados a limpar completamente o pênis.

Manter uma higiene correta da região íntima significa que, ao se livrar das bactérias comuns à superfície do corpo, seus resultados do seu Exame de Cultura de Urina + Antibiograma serão mais confiáveis.

É importante salientar que a higiene é o fator determinante para um exame adequado e a maior parte dos resultados inconsistentes são consequência de uma higiene inadequada. Quando a higiene não é adequada as bactérias da pele ou mucosa da região genital (que podem ser frequentes sem causar doença) podem contaminar a urina e causar crescimento de diversos germes (a chamada flora mista). Com isso, não se tem a certeza de qual bactéria realmente pode estar causando uma infecção.

Amostra de urina de fluxo intermediário

Uma vez que você começou a urinar, colete uma amostra de urina diretamente no recipiente. Além disso, não colete a primeira ou a última parte da urina que sai, e sim colete no meio da micção. 

A amostra de urina coletada para o exame geral deve ter de 20 a 100 mililitros.

Entrega imediata da amostra no ponto de coleta

O recipiente com a amostra de urina coletada deve ser lacrado e entregue ao profissional de saúde do Labi o mais rápido possível. 

Seja com Exame de Cultura de Urina + Antibiograma ou com testes, check-ups e vacinas, estamos prontos para te atender com os melhores preços do mercado. Temos mais de 700 testes e exames para todas as idades e fases da vida. Da criança ao idoso e não esquecendo da gestante, no Labi você pode cuidar da saúde sem complicação.

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Febre tifóide: quando se vacinar?
Vacinas

Febre tifóide: quando se vacinar?

06/05/2022 4 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: