Vacina da Gripe Tetravalente 2023: saiba tudo sobre o imunizante

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
17/03/2023
7 minutos de leitura
Vacina da Gripe Tetravalente 2023: saiba tudo sobre o imunizante

A gripe é uma infecção altamente transmissível causada pelos vírus da família Influenza. Com sintomas de leves a graves, milhões de pessoas são infectadas anualmente, sobretudo, durante o outono e inverno.

Só nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Controle de Doenças do país, anualmente, de 5% a 20% da população adquire uma infecção pelo Influenza. Neste período,  a Organização Mundial da Saúde estima de 3 a 5 milhões de casos graves de gripe e cerca de 290.000 a 650.000 mortes pela doença e suas complicações em todo o mundo.

A vacina é o melhor jeito de prevenir casos graves e mortes por gripe, principalmente, de grupos mais suscetíveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas imunossuprimidas. Contudo, apesar de ser amplamente conhecida, o imunizante ainda é cercado por uma série de mitos e receios.

Pensando nisso, responderemos as principais questões sobre a vacina da gripe. Confira.

O que é a Vacina da Gripe Tetravalente? 

Caracterizada como uma doença viral aguda do aparelho respiratório, a gripe provoca febre alta e repentina, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar.

A Vacina da Gripe Tetravalente é uma vacina que protege contra a infecção pelos vírus influenza e suas complicações de acordo com os subtipos que mais estão circulando no mundo. 

Importante esclarecer que a vacina não impede que você tenha gripe, mas faz com que o seu quadro seja mais leve e os riscos de complicações e, consequentemente, mortes, sejam menores

Seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no Brasil, a Vacina da Gripe Tetravalente deste ano previne contra 4 cepas de Influenza, sendo duas do Influenza A e duas do Influenza B.

A vacinação é de extrema importância, tendo em vista que, o vírus Influenza é transmitido facilmente de uma pessoa para outra, por meio de gotículas e pequenas partículas produzidas pela tosse, espirro ou durante a fala, além do contato das mãos com superfícies contaminadas.

Qual é a diferença entre a vacina da rede pública e da rede privada?

No Brasil, o Ministério da Saúde promove todos os anos a campanha de vacinação contra a gripe, que já é velha conhecida na rotina de imunização dos brasileiros.

Na rede pública, o Sistema Único de Saúde utiliza a Vacina da Gripe Trivalente que contém duas cepas do vírus Influenza A e uma cepa do Influenza B. Na rede privada, a Vacina da Gripe é Tetravalente e protege contra duas cepas do Influenza B e duas cepas do Influenza A.

Além disso, na rede pública a vacina é restrita a alguns grupos e faixas etárias, de acordo, principalmente, com o risco de desenvolver complicações. Já na rede privada, todas as pessoas acima de 06 meses de idade podem se vacinar.

Qual é a diferença da Vacina da Gripe Tetravalente de 2022 e da vacina de 2023?

O vírus da gripe é altamente mutável e sofre inúmeras transformações de um ano para o outro, mudando elementos dentro da sua estrutura viral. Essas modificações fazem com que o sistema imunológico não reconheça mais aquela cepa viral, deixando a pessoa suscetível à doença novamente. 

Por isso, novas vacinas são produzidas anualmente e a composição delas são definidas pela Organização Mundial de Saúde, que fica responsável por acompanhar e reportar quais foram as mutações do vírus durante o ano. 

A Vacina de Gripe Tetravalente de 2022, por exemplo, prevenia contra as variantes do Influenza que estavam em maior circulação naquele ano, como a H3N2 que causou um surto no Brasil em meados de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. 

Ambas as vacinas, de 2022 e 2023, protegem contra os vírus Influenza A e B, porém 3 das 4 cepas foram em relação à vacina de 2022, foram alteradas. Entenda melhor:

Vacina da Gripe Tetravalente 2022Vacina da Gripe Tetravalente 2023
Influenza A / Victoria / 2570/2019 (H1N1)pdm09Influenza A / Sydney / 5 / 2021 (H1N1) pdm09*
Influenza A / Darwin / 9/2021 (H3N2)Influenza A / Darwin / 9 / 2021 (H3N2)
Influenza  B / Austria / 1359417/2021 (B/Victoria lineage)Influenza B / Austria / 1359417 / 2021 (Victoria)*
Influenza B / Phuket / 3073/2013 (B/Yamagata lineage)Influenza B / Phuket / 3073 / 2013 (Yamagata)*
* Cepas que mudaram

Por conta dessas diferenças nas composições das vacinas, precisamos nos vacinar todos os anos. O raciocínio é simples: se você se vacinou no ano anterior, você não estará protegido dos vírus que mais circulam neste ano. Portanto, vacine-se!

Quem pode tomar a vacina da Gripe Tetravalente? 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que todas as pessoas maiores de 6 meses podem e devem tomar a vacina, principalmente os grupos com maior risco para infecções respiratórias, como gestantes, crianças com até 5 anos, idosos, profissionais de saúde, mães no pós parto, professores e pessoas imunodeprimidas.

As doses da vacina variam conforme a faixa etária, onde crianças de 6 meses a 9 anos de idade recebem duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês entre as doses e depois seguem com a revacinação anual. Já os maiores de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos recebem uma única dose anual. 

Não podemos nos esquecer que quanto mais pessoas estiverem imunizadas contra a gripe, menos o vírus consegue circular entre as pessoas, o que resulta em menos casos e consequentemente menos mortes causadas pela doença. 

Pode tomar a vacina da gripe estando gripado?

Profissionais da saúde recomendam que qualquer pessoa com sintomas moderados ou graves de uma possível infecção espere os sintomas agudos passarem antes de receber a vacina da gripe ou qualquer outro imunizante. Ou seja, febre alta, desarranjos intestinais intensos, dores musculares, sintomas gripais são sinais de que você deve adiar por uns dias a vacinação. 

O motivo para essa cautela é devido ao fato de que ao aplicar a dose em alguém doente, o médico precisa saber se uma eventual evolução do quadro tem a ver com alguma reação à vacina ou com um agravamento da infecção. 

Agora, vale ressaltar que essa indicação não tem a ver com a segurança ou eficácia do imunizante contra a gripe, já que a mesma desencadeia, em alguns poucos casos, febre baixa e dores no local da aplicação. Porém, em um indivíduo já gripado (ou com outra infecção), esses sintomas podem ser confundidos com um retorno da doença. Nesta situação, o profissional de saúde não sabe se deve entrar com um tratamento específico ou apenas esperar os sinais passarem. 

Onde tomar a Vacina da Gripe Tetravalente?

Disponível para pessoas de todas as faixas etárias, no Labi você pode tomar a  Vacina da Gripe Tetravalente sem complicações no conforto da sua casa, agendando pelo site, ou nas unidades Centro de São Paulo e Copacabana no Rio de Janeiro. Basta comparecer com um documento de identificação com foto e não precisa agendar.

A Vacina da Gripe Tetravalente é segura, não causa riscos à saúde e não provoca a gripe, pois usa um vírus atenuado. Além disso, as possíveis reações adversas são comumente muito leves.E seja com a Vacina da Gripe Tetravalente ou com outras vacinas, exames, testes, ou check-ups, o Labi está pronto para te ajudar a descomplicar os seus cuidados com a saúde no conforto do seu lar e pelos melhores preços do mercado.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: