COVID-19: preciso continuar me cuidando?

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
18/01/2022
4 minutos de leitura
Mulher com máscara na rua passando álcool em gel

Durante as últimas semanas estamos acompanhando um aumento significativo nos casos de COVID-19 e o diagnóstico positivo vem se tornando uma realidade cada vez mais frequente. 

Mas, afinal, quais são os motivos desta nova onda da COVID-19 e quais são os cuidados que precisamos ter para não nos infectarmos? Preparamos este artigo para responder suas dúvidas sobre este novo momento da pandemia. 

Entenda a nova onda de COVID-19:

A explosão de casos ocorre por conta da nova variante Ômicron, que é uma muito mais transmissível do que as anteriores. Para se ter uma noção, um indivíduo contaminado com a Ômicron transmite o vírus para outras 10 a 20 pessoas, em média. Já uma pessoa infectada pela Delta, a variante predominante na onda anterior de COVID-19, transmite o vírus para até 4 pessoas, em média.

Por outro lado, a proporção de casos graves, com hospitalização ou morte, é menor nessa nova onda e isso se deve a dois principais motivos. Primeiro, porque uma parcela significativa da população já está com a vacinação contra COVID-19 completa. A vacinação, principalmente com a dose de reforço, diminui drasticamente o risco individual de hospitalização e óbito. Afinal, já sabemos que o maior benefício da vacinação, como afirmam os especialistas desde o início da pandemia, é a redução da gravidade da doença, já que a vacina deixa entre 20 a 30 vezes menos provável que a doença evolua para o estado grave.

O segundo motivo é o fato de que já existirem diversas evidências científicas de que a Ômicron, apesar de mais transmissível, é menos letal e tem uma carga viral menor que as variantes anteriores do coronavírus, e estudos de laboratório mostram que a Ômicron agride menos as células do pulmão.

Porém, vale lembrar que apesar da vacinação e da variante ser menos letal, a alta taxa de transmissão e o recorde no número de novos casos causam uma inevitável pressão sobre o sistema de saúde. Por isso, é essencial que todos nós continuemos nos cuidando! A pandemia ainda não acabou e precisamos ficar ainda mais atentos para não sermos infectados pela nova variante. 

Como me cuidar contra a COVID-19?

Os cuidados necessários para evitar a Ômicron continuam os mesmos do que nas outras ondas. O trio máscara, álcool em gel e distanciamento social – que já conhecemos muito bem nos últimos dois anos – continua sendo necessário.

Mesmo sendo parte da nossa rotina, não custa relembrar os cuidados básicos que devemos ter para evitar a transmissão do vírus: 

  • Lavar as mãos com frequência com água e sabão. Caso não tenha acesso à água e sabão, as mãos devem ser higienizadas com álcool em gel a 70%;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Evitar tocar os próprios olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam higienizadas;
  • Ao espirrar ou tossir, proteger a boca e o nariz com um lenço de papel descartável ou com o braço;
  • Uso de máscara. 

Outro ponto é evitar aglomerações e, se puder, ficar em casa, pois sabemos que a melhor forma de frear o contágio é através do isolamento social. Mas, caso for sair, dê preferência a atividades ao ar livre e evite locais fechados. 

E o mais importante: caso você apresente qualquer sintoma gripal, mesmo que os sintomas sejam leves, evite ao máximo o contato com outras pessoas. Essa regra é fundamental e vale para todos. 

Lembre-se: doenças respiratórias virais se manifestam de forma parecida e aquilo que lembra uma gripe ou um resfriado pode ser, na verdade, a COVID-19. Se isolar, mesmo que você só apresente sintomas leves, é, além de tudo, uma atitude que protege a todos à sua volta.

Faça um teste de COVID-19 quando necessário:

Vale lembrar que a única maneira de garantir que você está, ou não, infectado com a COVID-19 é fazendo um teste. Por isso, ao apresentar qualquer sintoma não hesite em fazer um teste de COVID-19. 

E se você já teve coronavírus, é muito importante fazer um Check-up Pós-COVID para continuar cuidando da sua saúde.

E não se esqueça que você pode contar com o Labi em todos os momentos para te ajudar a cuidar da sua saúde e da sua família. Seja com exames, testes de COVID-19, check-ups ou vacinas, estamos sempre preparados para te oferecer o melhor do cuidado no conforto do seu lar ou em uma de nossas unidades

TAGS: covid-19 Ômicron pandemia
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: