Vitamina D: qual a importância da para o nosso corpo?

Publicado por: Letícia Lana Letícia Lana
17/02/2022
6 minutos de leitura
casal caminhando no sol

Cada vez mais temos ouvido falar na Vitamina D e nos seus inúmeros benefícios para a saúde. Sabemos que esse elemento é essencial para o funcionamento do corpo e que sempre devemos ficar de olho nos níveis de Vitamina D em nosso organismo. 

Mas, afinal, você sabe o que é e qual a importância da Vitamina D para o nosso corpo? Preparamos este artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

O que é a Vitamina D?

A Vitamina D é uma das 13 vitaminas descobertas no início do século XX por médicos que estudavam doenças provenientes de deficiência nutricional. Em pequenas quantidades, essa vitamina é capaz de desempenhar um papel crucial no metabolismo de nosso corpo.

E apesar de ser chamada de vitamina, ela é considerada, na verdade, um hormônio esteroide que se desenvolve em nosso organismo somente com a exposição ao sol, ou seja, ela não é produzida naturalmente. Essa substância é de fundamental importância para o funcionamento correto do organismo, sobretudo para a manutenção do vigor e força dos ossos e dos músculos.

Porém, vale ressaltar que, de acordo com dermatologistas, apesar de o sol ser essencial para a absorção da vitamina, não é preciso exagerar. Dez minutos diários de exposição, antes das 10h ou após às 16h, já é suficiente. Mas, lembre-se: para que o organismo absorva a Vitamina D, a exposição ao sol deve ser feita sem o uso do protetor solar e não é necessário ficar exposto na piscina ou na praia. Atividades simples, como caminhadas e prática de exercícios ao ar livre, já fornecem a quantidade diária necessária que o organismo precisa.

Além do sol, a alimentação também é uma aliada para ajudar a manter os níveis da Vitamina D equilibrados. Ela pode ser encontrada nos peixes de água salgada, como sardinha e salmão; na carne; no leite; nos ovos; na manteiga; nas castanhas e nozes; no feijão; na couve e no espinafre.

A importância da Vitamina D para o organismo:

Seus principais benefícios são regular a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo, manter o cérebro funcionando, fortificar ossos, dentes e músculos. Para as mulheres, ela é fundamental na prevenção da osteoporose. Já a sua ausência está relacionada a várias doenças, como infecções virais e bacterianas, doenças inflamatórias intestinais, doenças autoimunes, cardiovasculares e neurodegenerativas.

Atualmente, a Vitamina D e seus metabólitos têm sido envolvidos em muitos processos dentro do corpo, tais como:

Ossos fortes:

A Vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. É responsável pela saúde de nossos ossos, e tem um papel importante na força muscular.

Benefícios para coração e músculos:

O cálcio e o fósforo, substâncias reguladas pela Vitamina D, têm um papel importante na contração muscular, inclusive o coração, que também é um músculo. Quando há a deficiência da vitamina no organismo, é maior o risco de quedas e fraturas, devido à fraqueza muscular. No coração, tem influência no controle das contrações do músculo cardíaco, importante no bombeamento de sangue para o corpo.

Sistema imunológico:

As células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, têm receptores para a Vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças infecciosas.  

Qual a quantidade necessária de Vitamina D?

A dieta e a exposição solar diárias são importantíssimas para a manutenção dos níveis normais de Vitamina D no organismo e vale dizer que os valores de referência, que indicam a quantidade correta que devemos ter da vitamina em nossa corrente sanguínea, variam de acordo com a idade e condições individuais. 

Portanto, é importante conversar com um profissional  especializado sobre o assunto e nunca – em hipótese alguma – se automedicar. 

Como medir o nível de Vitamina D? 

Você pode medir o nível de Vitamina D por meio do exame Vitamina D-25 Hidroxi e aqui no Labi você pode realizá-los no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa ou em uma de nossas unidades e tudo isso pelos melhores preços do mercado.

E vale lembrar que existe um grupo de pessoas que são de risco para hipovitaminose D, ou seja, a falta de vitamina no organismo e essas pessoas devem ficar ainda mais atentas aos seus níveis de Vitamina D. São eles:

  • Gestantes e lactantes; 
  • Pessoas com restrição à exposição solar; 
  • Indivíduos com raquitismo, osteoporose; 
  • Pessoas acometidas por fraturas ou quedas recorrentes;
  • Portadores de doenças autoimunes, doença renal crônica;
  • Indivíduos sob uso de medicamentos que possam interferir com a formação e degradação da Vitamina D (como terapia antirretroviral, glicocorticóides e anticonvulsivantes).  

Quais os efeitos do excesso e da deficiência de Vitamina D? 

A deficiência de Vitamina D pode reduzir as taxas de cálcio no organismo, prejudicando a formação dos ossos e o crescimento em crianças e a remodelação óssea em adultos, podendo evoluir para osteopenia e osteoporose. Já nas crianças, o raquitismo é o quadro mais grave ocasionado pela falta de Vitamina D

Além das alterações ósseas, a deficiência deste elemento causa o comprometimento da força e da contratilidade (habilidade de contração) muscular, gerando fraqueza muscular e, em última instância, causa a sarcopenia, que é a diminuição da massa muscular no corpo. 

​Porém, seu uso deve ser feito apenas com recomendação médica, pois em excesso, a Vitamina D aumenta a concentração de cálcio no sangue, o que favorece a formação de cálculos renais. Os sintomas mais comuns de intoxicação pela Vitamina D são as náuseas, a sede, a fraqueza, o nervosismo, o aumento da pressão arterial e a vontade de urinar.

E seja para te ajudar a ver como anda a sua Vitamina D ou para fazer outros exames, testes, check-ups ou tomar suas vacinas, o Labi está pronto para te ajudar a cuidar da sua saúde de uma maneira fácil, prática e descomplicada. Aqui, você conta com resultados de altíssima precisão e um rigoroso padrão de controle e qualidade e tudo isso pelos melhores preços do mercado. 

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: