Meningite: porque você precisa se vacinar

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
21/10/2022
4 minutos de leitura

A meningite é uma condição grave, na qual uma infecção leva à inflamação das membranas que envolvem o cérebro. Apesar de, no início, muitas vezes, ser confundida com outras doenças (os sintomas podem ser similares aos de um resfriado ou gripe, por exemplo), quando não tratada a meningite pode levar a complicações graves e até ser fatal.

Atualmente, a doença vem sendo destaque na mídia por conta do surto que ocorre na cidade de São Paulo, o que traz à tona a importância da vacinação contra a meningite.

E, como sabemos que informação de qualidade é aliada da saúde, confira a entrevista que fizemos com a Dra Aline Scarabelli, infectologista do Labi, sobre a meningite, sintomas e importância da vacinação. 

O que é a meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e outras áreas do sistema nervoso central.

O que causa meningite? 

A meningite pode ser causada por diversos micro organismos, tais como: bactérias, vírus, fungos e protozoários, mas também pode ser causada por um trauma. No geral, as meningites bacterianas, como a meningite meningocócica, são mais graves, com sintomas intensos e que evoluem muito rápido.

A meningite é uma doença grave e pode matar?

Sim, se não diagnosticada e tratada a tempo, a meningite pode causar a morte ou deixar sequelas graves. Dentre as sequelas mais comuns podemos mencionar perda de audição, perda de visão, problemas de memória, perda de equilíbrio, dificuldade de concentração, problemas na fala, entre outras. Estas sequelas podem ser permanentes ou temporárias.

As crianças são mais suscetíveis? Se sim, por que? 

Sim, as crianças são mais suscetíveis à meningite devido aos hábitos que, muitas vezes, facilitam a disseminação de doenças, como levar mãos e objetos à boca, não higienizar as mãos com frequência e contato com outras crianças, além de imaturidade do sistema imune e vacinação incompleta.

Quais são os principais sintomas da meningite? Como ela é diagnosticada?

Os principais sintomas da meningite são febre, dor de cabeça, náuseas, confusão mental, irritabilidade, rigidez de nuca e dor nas articulações. Outros sintomas incluem alteração da consciência, vômitos e incapacidade de tolerar ruídos leves ou altos. Em bebês, os sintomas são pouco específicos, mas geralmente eles ficam irritados, sonolentos e param de comer.

O diagnóstico da meningite é feito com uma punção lombar, na qual uma agulha é inserida no canal espinhal para coletar uma amostra de líquido cefalorraquidiano (LCR).

Como prevenir a doença?

A melhor maneira de prevenir as meningites é por meio da vacinação. Além disso, como a transmissão da doença se dá pelas vias respiratórias, sobretudo, por gotículas quando falamos, espirramos ou tossimos, é preciso evitar contato próximo com pessoas contaminadas, se for possível.

O surto que está ocorrendo na cidade de São Paulo é causado por qual agente infeccioso? 

Este surto é causado pelo Meningococo tipo C, ou seja, se trata de uma meningite bacteriana.

E para estes casos, quem precisa se vacinar contra a meningite? Quem já tomou a vacina quando era criança precisa tomar novamente?

Neste surto, que está ocorrendo em São Paulo, é indicado que pessoas a partir dos 3 meses de vida até 64 anos e que são moradoras da região onde ocorre o surto, devem ser vacinadas. Com isso criaremos o chamado bloqueio vacinal e diminuiremos o número de casos.

No Labi temos disponíveis a Vacina da Meningite ACWY e a Vacina da Meningite B. E o melhor: a aplicação pode ser feita no conforto da sua casa ou nas unidades Labi Exames Centro de São Paulo, Copacabana e Piracicaba, no interior de São Paulo. Não precisa de agendamento.

Clique aqui e garanta a sua vacina da meningite!

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: