FSH: Saiba tudo sobre este exame

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
09/09/2022
7 minutos de leitura

Hormônios são as substâncias químicas que o sistema endócrino usa para enviar mensagens para órgãos e tecidos em todo o organismo. Os hormônios têm inúmeras funções como controlar a fome, sono, libido e a fertilidade, sendo, portanto, fundamentais para a nossa vida. E, sobre esta última função, um dos hormônios mais importantes é o FSH – Hormônio Folículo Estimulante.

Pensando nisso, neste artigo responderemos às principais dúvidas sobre o FSH – Hormônio Folículo Estimulante, hormônio essencial para a reprodução humana e saúde do sistema reprodutivo.

O que é FSH – Hormônio Folículo Estimulante?

O Hormônio Folículo-Estimulante (FSH) é uma parte importante do sistema reprodutivo, sendo responsável pelo crescimento dos folículos ovarianos – estruturas do ovário que produzem estrogênio e progesterona, dois dos principais hormônios femininos – ajudando a manter os ciclos menstruais regulares nas mulheres. Nos homens, o FSH faz parte do desenvolvimento dos testículos, bem como da produção de esperma.

O Exame de Hormônio Folículo Estimulante (FSH) mede o nível de FSH encontrado no sangue e pode ser útil para encontrar a causa subjacente de sintomas que afetam o sistema reprodutivo.

Para que serve o Exame de FSH?

O Hormônio Folículo Estimulante é um hormônio produzido pela hipófise, glândula na base do cérebro, que está envolvido diretamente na fertilidade de homens e mulheres. Basicamente, um Exame de FSH avalia se os testículos e ovários estão funcionando corretamente e se o homem ou a mulher estão com a fertilidade preservada.

Este exame é bastante solicitado para casais que desejam engravidar e que estejam tendo dificuldades. Além disso, o exame também é útil para avaliar outras condições que estejam interferindo na fertilidade.

Para a realização do Exame de FSH é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. No Labi, a coleta pode ser realizada em uma de nossas unidades ou no local que você escolher. 

Clique aqui e agende o seu exame.

Exame de FSH para mulheres

Nas mulheres, os motivos mais comuns para um Exame de FSH incluem:

  • Avaliar problemas de infertilidade.
  • Avaliar ciclos menstruais irregulares: em casos, por exemplo, de interrupção da menstruação ou alteração brusca do ciclo.
  • Diagnosticar distúrbios da glândula pituitária ou doenças envolvendo os ovários, como a presença de um tumor.
  • Avaliar se a mulher já iniciou a menopausa.

Exame de FSH para homens

Nos homens o FSH é fundamental para a produção de espermatozoides, as células reprodutivas masculinas. Por isso, o Exame de FSH em homens pode ser solicitado caso o endocrinologista ou urologista queira avaliar as seguintes condições:

  • Baixa contagem de esperma.
  • Hipogonadismo ou insuficiência gonadal: condições que afetam os testículos e dificultam a produção dos hormônios.
  • Disfunções nos testículos.

Exame de FSH para crianças

Um Exame de FSH pode ser usado para determinar se uma criança está passando pela puberdade precoce, condição na qual as alterações comuns da puberdade começam a surgir antes do período normal.

Em contrapartida, um Exame de FSH também pode ser usado para determinar se uma criança está com puberdade atrasada. Isso ocorre quando as características ou órgãos sexuais não se desenvolvem quando deveriam.

 Como se preparar para um FSH?

É importante informar quaisquer medicamentos prescritos ou não prescritos, suplementos alimentares e vitaminas que você esteja tomando antes de realizar qualquer exame médico. 

Informe também, no momento do exame, qual método contraceptivo você usa, como pílula, dispositivo intrauterino (DIU) ou o adesivo, porque isso pode alterar os resultados do exame. Por fim, informe ao profissional de saúde, caso você tenha um dos distúrbios a seguir:

  • Doença da tireoide não controlada.
  • Tumores hormonais dependentes do sexo.
  • Cistos ovarianos.
  • Sangramento vaginal incomum.

Como essas condições podem estar associadas aos níveis de FSH, o médico ou profissional de saúde precisam estar cientes.

Quais os resultados do Exame de FSH?

Os níveis de FSH variam de acordo com o sexo e a idade e também variam de acordo com o cliclo menstrual da mulher. No Labi, temos valores de referência para o FSH em homens e mulheres. Confira.

Níveis elevados de FSH em mulheres

Se você é uma mulher com altos níveis de FSH, isso pode indicar algumas condições, como:

  • Perda da função ovariana ou insuficiência ovariana.
  • Menopausa.
  • Síndrome do ovário policístico: distúrbio que causa cistos ovarianos.
  • Síndromes genéticas, como a Síndrome de Turner.

Um aumento no FSH também pode indicar uma redução na produção de óvulos e embriões para a fertilização. Isso pode estar relacionado à idade da mulher, pois, à medida que a mulher envelhece, sua fertilidade começa a diminuir e menos óvulos amadurecem em seus ovários. 

O Exame de FSH pode ser usado com outros testes que analisam os níveis de hormônio luteinizante, estradiol e progesterona para determinar a reserva ovariana de uma mulher. O termo “reserva ovariana” refere-se ao potencial de fertilidade de uma mulher relacionado à idade. 

Níveis elevados de FSH em homens

Se você é um homem com altos valores de FSH, isso pode indicar:

  • Síndrome de Klinefelter, condição genética rara em homens que pode afetar o desenvolvimento masculino.
  • Testículos ausentes ou não funcionando corretamente.
  • Testículos que foram danificados por alguma doença,  dependência de álcool e tratamentos, como quimioterapia e radioterapia.

Por fim, níveis elevados de FSH em crianças podem significar que a puberdade está prestes a começar e são importantes para avaliar o desenvolvimento sexual das crianças e pré-adolescentes.

Níveis baixos de TSH

De outro modo, valores baixos de FSH podem indicar que:

  • A mulher não está produzindo óvulos.
  • O homem não está produzindo espermatozóides.
  • O hipotálamo ou a glândula pituitária, que são os centros de controle hormonal no cérebro, não estão funcionando corretamente.
  • Um tumor está interferindo na capacidade do cérebro de controlar a produção de FSH.

Ademais, níveis elevados de estresse e estar muito abaixo do peso também podem afetar os valores de FSH.

Importante: este conteúdo é informativo e não substitui uma conversa franca com o seu médico de confiança. Discuta com ele os resultados do seu Exame de TSH.

Onde fazer o Exame de FSH?

No Labi, você faz o Exame de FSH, anti-mulleriano e outros exames relacionados à fertilidade pelos melhores preços do mercado. E o melhor: o pagamento também é descomplicado, com dinheiro, cartão ou PIX. Você escolhe!

O Exame de FSH não tem necessidade de pedido médico, agendamento e o resultado sai em apenas 2 dias úteis. Você ainda pode fazer o exame em qualquer uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar.

Conte com a gente para cuidar da sua saúde sem complicação!

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Ferro: necessidade por idade
Exames

Ferro: necessidade por idade

09/09/2022 7 minutos de leitura
Calendário de vacina: saiba como seguir
Vacinas

Calendário de vacina: saiba como seguir

01/04/2022 7 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: