Tudo sobre a Vacina Pneumocócica 15

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
26/10/2023
4 minutos de leitura
enfermeira-aplicando-vacina-em-homem
enfermeira-aplicando-vacina-em-homem

O que é a Vacina Pneumocócica 15?

Vacina pneumocócica é uma vacina contra a bactéria Streptococcus pneumoniae causadora de infecções graves na infância como pneumonia, meningite e infecção generalizada. Existem outros quadros mais leves e inclusive mais comuns como otite e sinusite também causadas por esta bactéria que possui mais de 150 sorotipos. A vacina pneumocócica 15V protege contra 15 tipos de pneumococo.

Para quem a Vacina Pneumocócica 15 é recomendada?

Todas as crianças podem ser vacinadas a partir de 2 meses e esta vacina pode ser escolhida no lugar da pneumocócica 13V que está no calendário há alguns anos e é aplicada aos 2, 4 e 6 meses com reforço a partir de 12 meses. Para quem já foi vacinado com a pn13V pode ser feito um reforço extra com uma dose de pn15V.

Como a Vacina Pneumocócica 15 funciona?

Ela funciona a partir da indução de produção de anticorpos pelas nossas células de defesa após o reconhecimento de compostos das bactérias presentes na vacina. Os anticorpos produzidos pelas células de defesa ficam guardados como uma memória, prontos para serem utilizados. Se uma pessoa vacinada, entra em contato com a bactéria ela vai ter a resposta muito mais rápida e eficiente, através destes anticorpos já conhecidos. 

Quem deve receber a Vacina Pneumocócica 15?

Todas as crianças devem receber, principalmente aquelas que iniciarão o calendário vacinal a partir de 2 meses. Idosos também devem receber e crianças com calendário vacinal completo com 13V mas que possuírem comorbidades como otite de repetição, asma, cardiopatia entre outros irão se beneficiar muito de uma cobertura mais completa.

Qual é a diferença entre as vacinas pneumocócicas existentes (VPC10, VPC13, VPC15 e VPC23)?

As diferenças entre as vacinas pneumocócicas estão no número e tipos de pneumococo aos quais ela confere proteção. Além disso, existe uma importante diferença entre as vacinas 10,13 e 15 que são conjugadas em relação a 23v. Este termo “conjugada” se refere aos componentes da vacina. Na 23V, a vacina é preparada somente com partículas das bactérias, que são açúcares. Já nas 10,13 e 15V estes mesmos açúcares são ligados, ou seja, conjugados à proteína dentro da vacina. Nossas células de defesa reconhecem muito melhor proteínas e por isso a eficácia das vacinas conjugadas é muito superior às não-conjugadas. 

Quantas doses da Vacina Pneumocócica 15 são necessárias para uma proteção eficaz?

4 doses total sendo 3 primeiras com intervalo de 60 dias e um reforço após 6 meses. 

Quais são os possíveis efeitos colaterais da Vacina Pneumocócica 15?

Os efeitos colaterais mais comuns são: indisposição, redução de apetite, vermelhidão, inchaço e/ou dor no local da aplicação, cansaço, irritabilidade e sonolência, além de febre. Menos frequentes são urticária, convulsão febril e apnéia.

A Vacina Pneumocócica 15 é segura? 

A vacina é segura e eficaz. Importante lembrar que nenhuma vacina é 100% segura com zero efeitos adversos, mas para ser recomendada ela precisa ter um alto nível de segurança com muitos benefícios documentados. 

A Vacina Pneumocócica 15 protege contra todas as infecções pneumocócicas?

Não. Não existe uma vacina 100% eficaz. O objetivo principal da vacina é evitar formas graves da doença como pneumonias extensas, meningites e infecções generalizadas. Portanto, há sempre o risco de pegar infecções bacterianas pneumocócicas mas o risco diminui muito após a vacinação. Além disso, existem muito mais tipos de bactérias pneumocócicas do que as 15 englobadas na pneumocócicas 15 valente. Entretanto, estes 15 sorotipos são de fato os mais comuns, conferindo uma excelente proteção no geral. 

Com que frequência é necessária uma dose de reforço da Vacina Pneumocócica 15?

Para pacientes que iniciaram a vacinação aos 2 meses são 4 doses aos 2/4/6 meses e reforço entre 12 e 15 meses. Após 12 meses pode se completar o esquema vacinal anterior com apenas uma dose da vacina 15V se foi dada a vacina pneumo 13V.  Não é necessário reforço posterior a não ser em situações de comorbidades que indiquem revacinar. 

Conteúdo desenvolvido em parceria com a Dra. Anna Dominguez Bohn – Pediatra formada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP).

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

A boa respiração no verão
Hábitos Saudáveis

A boa respiração no verão

06/01/2020 2 minutos de leitura
Diabetes: quando fazer um check-up
Check-ups

Diabetes: quando fazer um check-up

16/12/2022 6 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: