Hemograma: porque colocar este exame na sua rotina

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
11/01/2023
5 minutos de leitura
Hemograma: porque colocar este exame na sua rotina

O hemograma serve para avaliar a saúde de um indivíduo de uma maneira geral, identificando doenças que alteram a composição do sangue, como infecções bacterianas ou virais, alergias, anemia, hemorragias e até mesmo leucemia.

O exame é realizado para verificar a quantidade e qualidade dos três principais grupos de células do sangue: glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas.

Outra utilidade do hemograma é avaliar as condições das pessoas antes de uma cirurgia ou ainda verificar a reação do corpo diante de um procedimento, ou tratamento. Por fim, como outra utilidade importante, esse exame também é bastante necessário em serviços de emergência e na avaliação da quantidade de sangue perdido numa hemorragia.

Um hemograma faz uma análise ampla da sua saúde

Isso porque um hemograma completo é um exame que mede muitas partes e características diferentes do seu sangue, incluindo:

  • Glóbulos vermelhos: células que transportam oxigênio dos pulmões para as células do corpo.
  • Glóbulos brancos: células que combatem infecções e outras doenças. Existem cinco tipos principais de glóbulos brancos, com diferentes funções, e um hemograma mede o número total e de cada um destes tipos. 
  • Plaquetas: componentes que param o sangramento ajudando o sangue a coagular.
  • Hemoglobina: proteína presente nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio dos pulmões para células, órgãos e tecidos.
  • Hematócrito: medida da porcentagem de glóbulos vermelhos presentes no sangue.
  • Volume corpuscular médio (MCV): medida do tamanho médio de seus glóbulos vermelhos.

O hemograma é um bom exame inicial quando há suspeita de anemia, infecções e sangramentos. Ademais, pessoas saudáveis podem fazer o exame como avaliação de saúde de rotina.

Um hemograma completo ajuda no diagnóstico de muitos distúrbios

Um hemograma completo é um exame de sangue comum que geralmente faz parte de um exame de rotina. Ele pode ajudar a detectar uma variedade de distúrbios, incluindo infecções, anemias, doenças do sistema imunológico e leucemia.

Um hemograma completo é um exame muito simples de ser feito

Um profissional de saúde coletará uma amostra de sangue de uma veia do braço, usando uma pequena agulha. Após a inserção da agulha, uma quantidade de sangue será coletada em um tubo de ensaio ou frasco. Você pode sentir uma pequena picada quando a agulha entra ou sai e todo o procedimento geralmente leva menos de cinco minutos.

No Labi, nossas equipes de saúde são treinadas para que as coletas sejam as menos incômodas possível, inclusive para as crianças pequenas que são mais sensíveis à dor.

Os riscos à saúde de um hemograma completo baixíssimos

Há muito pouco risco de fazer um exame de sangue. Você pode sentir uma leve dor ou hematomas no local onde a agulha entrou, mas a maioria dos sintomas desaparece rapidamente.

Um hemograma completo ajuda no acompanhamento de doentes crônicos

É indicado que pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças renais façam este exame, pelo menos, uma vez ao ano para analisar como está a sua saúde como um todo, a evolução da doença e também para monitorar possíveis complicações.

O preparo para um hemograma completo é muito simples

O hemograma é um dos exames mais comuns de se fazer atualmente. Se o seu está marcado para amanhã, saiba que não é necessário fazer jejum.

É assim que acontece no Labi. Com a utilização de tecnologia de ponta, você não precisa mais se preparar para este exame de sangue. Isso traz bastante conveniência para quem quer ou precisa realizar os exames em horários alternativos, a qualquer hora do dia.

Outra dúvida frequente se dá em relação à ingestão de água. E a resposta é, sim, você pode tomar água antes de realizar o hemograma.

De qualquer forma, para todos os exames, o ideal é não ficar sem comer por mais de 14 horas. Vale lembrar que é bom evitar atividade física intensa 24 horas antes do exame e não ingerir bebida alcoólica por 48 horas. 

No Labi, o hemograma completo é muito barato

No Labi, um hemograma completo custa apenas R$12,00, um dos melhores preços do mercado. E o melhor: o resultado fica disponível em 1 dia útil e pode ser consultado no nosso site em poucos cliques. 

Você ainda escolhe se quer fazer a coleta em uma de nossas unidades modernas e acolhedoras espalhadas pelo estado de São Paulo e Rio de Janeiro, ou no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar. 

Acreditamos que cuidar da saúde não precisa ser caro nem complicado. Por isso, temos dezenas de exames, testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado e com pagamento facilitado: PIX, cartão ou dinheiro. Conte conosco para cuidar da sua saúde!

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: