Pré-diabetes: o que é e como sei se tenho esta condição

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
14/07/2022
5 minutos de leitura

O diabetes é uma doença crônica e silenciosa que causa muitos danos à saúde e qualidade de vida do portador, além de poder levar à morte.

Segundo o Atlas do Diabetes de 2019, 46% dos brasileiros diabéticos não sabem que têm a doença, cerca de 8 milhões de pessoas. Ou seja, são grandes as chances destas pessoas só serem diagnosticadas com diabetes quando as complicações já estiverem acontecendo.

Sobre isto a Sociedade Brasileira de Diabetes estima que, no momento do diagnóstico do diabetes, 8% a 16% das pessoas já apresentam retinopatia (danos aos vasos sanguíneos da retina que podem prejudicar irreversivelmente a visão), 17% a 22% já têm microalbuminúria (um indicador precoce da insuficiência renal) e 14% a 48% já têm algum grau de neuropatia periférica diabética, lesões nos nervos periféricos de algumas regiões do corpo, como pés e mãos.

Por isso, neste artigo, mostraremos o quão importante é fazer exames e testes regularmente para medir os níveis de glicose no sangue e o pré-diabetes. Confira.

O que é pré-diabetes

Caso você tenha sido diagnosticado com pré-diabetes isso significa que você tem um nível de açúcar no sangue acima do normal, mas não alto o suficiente para ser classificado como diabético tipo 2. Geralmente, esta fase intermediária é assintomática, por isso, recomenda-se que pessoas que tenham algum fator de risco, meçam periodicamente as suas taxas de glicemia.

Pré-diabetes tem cura

A ciência considera o pré-diabetes como uma janela de oportunidade, um momento intermediário, no qual você não tem os níveis de glicose no sangue normais, mas também não é diabético.

Por isso, precisamos encarar o pré-diabetes como uma chance de reverter o quadro para que ele não se torne um diabetes tipo 2. E estudos mostram que essa reversão é possível. 

De acordo com uma revisão de 2017, a cada 2,2 kg perdidos, o risco de diabetes tipo 2 se reduz em 16%. Já segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 25% dos pacientes pré-diabéticos se tornam diabéticos tipo 2, 50% permanecem pré-diabéticos e 25% conseguem reverter o quadro.

Então, respondendo à pergunta: sim, o pré-diabetes é reversível. Com acompanhamento médico e uma boa estratégia de saúde, o quadro pode ser revertido.

Como o pré-diabetes é diagnosticado?

Seu médico solicitará um exame de sangue para um diagnóstico preciso, pois é importante dizer que dispositivos que medem os níveis de glicose, como o teste da picada no dedo, não são usados ​​para diagnóstico. 

Confira a seguir os principais exames e testes para diagnosticar o pré-diabetes e o diabetes.

Teste de Glicemia em Jejum

A glicemia de jejum é a medida da glicose no sangue após um jejum de 8 a 14 horas. Esse exame é feito com amostra de sangue, que pode ser coletado no Labi ou por um técnico em visita.

Hemoglobina Glicada Fração A1c

O teste de hemoglobina glicada mede o nível médio de açúcar no sangue nos últimos 2 a 3 meses. Este teste não requer jejum e pode ser feito a qualquer momento.

Um valor de A1C de 5,7% a 6,4% diagnóstico de pré-diabetes e um segundo teste é recomendado para confirmar os resultados. Quanto maior o A1C, maior o risco de seu pré-diabetes progredir para diabetes tipo 2.

Teste de Curva Glicêmica de 120 minutos

Durante um teste de curva glicêmica de 120 minutos, seu médico pedirá que você jejue por 8 horas ou durante a noite. Antes de comer, um profissional de saúde coletará uma amostra de sangue para teste.

Um nível de açúcar no sangue de 100 a 125 mg/dL indica pré-diabetes.

Para realizar este teste no Labi, é necessário um pedido médico.

TOTG: Teste oral de tolerância à glicose

Neste exame serão verificados os níveis de glicose no sangue duas vezes, uma vez no início da consulta e duas horas depois de beber uma bebida açucarada.

Se o nível de açúcar no sangue for de 140 a 199 mg/dL após 2 horas, o teste indica tolerância à glicose ou pré-diabetes.

O TOTG também requer jejum e é muito indicado para gestantes.

Como tratar o pré-diabetes

O tratamento do pré-diabetes também pode ser considerado como prevenção do diabetes tipo 2. Se o seu médico diagnosticar você com pré-diabetes, ele recomendará certas mudanças no estilo de vida. 

As formas mais comuns de gerenciar o pré-diabetes são:

  • Manter uma dieta saudável, variada e rica em alimentos in natura
  • Exercitar-se regularmente
  • Perder peso, caso você esteja acima do peso
  • Fazer o uso de medicação de acordo com a orientação médica.

Clique aqui e confira algumas dicas para controlar e prevenir o diabetes que também servem para reverter um quadro de pré-diabetes.

No Labi, você pode medir os seus níveis de glicose no sangue de maneira rápida com os melhores preços do mercado, em uma de nossas unidades ou no conforto da sua casa.

Fonte: https://diretriz.diabetes.org.br/tratamento-farmacologico-do-pre-diabetes/

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

FSH: Saiba tudo sobre este exame
Exames

FSH: Saiba tudo sobre este exame

09/09/2022 7 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: