Creatinina: entenda tudo sobre esse exame

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
06/09/2022
5 minutos de leitura

O que é creatinina?

A creatinina é um resíduo químico da creatina, aminoácido produzido  e armazenado pelo fígado, sendo o resultado do metabolismo muscular normal. A creatinina entra na corrente sanguínea após ser decomposta e cabe aos nossos rins removê-la do sangue para, então, ser expelida através da urina.

Este processo ajuda nosso corpo a manter níveis normais de creatinina que variam de acordo com o tamanho da pessoa e massa muscular. Um intervalo normal para homens está entre 0,6 e 1,2 mg/dl e um intervalo normal para mulheres está entre 0,5 e 1,1 mg/dl. Você pode consultar os valores de referência do Labi para o Teste de Creatinina Urinária de 24 Horas clicando aqui.

O que é creatinina baixa

Os sintomas que acompanham baixos níveis de creatinina dependem da condição subjacente. No geral, níveis baixos de creatinina podem ser resultado das seguintes condições:

  • Doenças musculares: sintomas de uma doença muscular incluem fraqueza muscular, rigidez e dor muscular e diminuição da mobilidade.
  • Doenças no fígado: uma função hepática deficiente interfere na produção de creatina, o que pode causar baixa creatinina. Os sintomas incluem icterícia (pele, olhos e outras regiões do corpo amareladas), dor e inchaço abdominal e fezes pálidas , sanguinolentas ou cor de alcatrão.
  • Perda excessiva de água: gestação, ingestão excessiva de água e certos medicamentos podem causar isso.

Como a quebra do tecido muscular produz creatinina, baixos níveis desse resíduo químico geralmente ocorrem em pessoas com baixa massa muscular. No entanto, isso nem sempre significa que há um problema médico sério.

A redução na massa muscular, a sarcopenia, é comum em indivíduos mais velhos, e pode causar perda na qualidade de vida, quedas, dificuldade de locomoção e outros problemas em idosos. Segundo a Sociedade Brasileira de Gerontologia, a sarcopenia acomete 46% dos indivíduos com mais de 80 anos. Além disso, a baixa massa muscular também pode ser resultado de desnutrição ou de uma dieta pobre em proteínas.

 O que é creatinina alta

Então, o que significa se você tem altos níveis de creatinina?

De modo geral, altos níveis de creatinina podem indicar que os rins não estão funcionando corretamente. Existem muitas causas possíveis para níveis de creatinina altos, como desidratação, ingestão de grandes quantidades de proteína ou o suplemento de creatina. No entanto, outras causas de creatinina alta podem apontar para condições de saúde que merece atenção:

  • Intoxicação por drogas (nefrotoxicidade induzida por drogas)
  • Infecção renal ( pielonefrite )
  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Doença cardíaca, como aterosclerose ou insuficiência cardíaca
  • Insuficiência renal aguda e crônica.

Importante: este conteúdo é informativo. Caso tenha dúvidas sobre este exame e o diagnóstico, fale com o seu médico de confiança. 

 Para que serve o exame de creatinina

Exames de creatinina servem para diagnosticar níveis altos ou baixos de creatinina no seu organismo e isso pode ser feito, por meio de um exame de sangue ou exame de urina, ambos disponíveis no Labi. A coleta pode ser realizada em uma de nossas unidades no Rio de Janeiro, São Paulo e interior sem precisar agendar ou no conforto da sua casa, você pode agendar pelo nosso site.

Por que fazer um exame de creatinina?

Basicamente, o seu médico pode solicitar um exame de creatinina para avaliar seus níveis de creatinina e o funcionamento do seu rim. Além disso, ele pode ser solicitado para investigar a causa dos seguintes sintomas:

  • Fadiga e problemas para dormir
  • Perda de apetite
  • Inchaço no rosto, pulsos, tornozelos ou abdômen
  • Dor lombar perto dos rins
  • Alterações na produção e frequência de urina
  • Hipertensão arterial
  • Náusea e vômito.

A medida da creatinina também pode ser usada para estimar a rapidez com que os rins filtram o sangue (taxa de filtração glomerular). Devido à variabilidade da creatinina sérica de uma pessoa para outra, a TFG pode fornecer uma leitura mais precisa da função renal. No Labi você pode fazer o Exame de Creatinina que inclui a Taxa de Filtração Glomerular.

Quais outros exames detectam problemas no rim?

O diagnóstico de problemas renais pode ser feito com o auxílio de exames de sangue, como dosagem de creatinina, ureia, sódio e potássio, e exames de urina.

No geral, doenças renais não têm sintomas, fazendo com que o diagnóstico, muitas vezes, seja tardio. Por isso, é importante conversar com o seu médico de confiança e fazer sempre que necessário o Check-up do Rim disponível no Labi.

Você pode realizar o Check-up do Rim em uma das unidades em São Paulo, interior e Rio de Janeiro, sem precisar de agendamento. Consulte as unidades em nosso site e o pagamento pode ser feito pelo site com PIX, cartão de crédito e em até 12 vezes. 

E lembre-se: seja com exames, testes, vacinas ou check-ups, conte sempre com o Labi para te ajudar a descomplicar seus cuidados com a saúde.

TAGS: creatinina exame de urina Rim
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: