A importância de uma boa alimentação no fim do ano

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
11/12/2019
3 minutos de leitura

Manter uma alimentação saudável e balanceada é importante em qualquer período do ano. No entanto, com o mês de dezembro chegam as festas: da empresa, happy hour com os amigos, Natal, Réveillon… são muitas as chances de cair em tentação. E são nestes eventos que os exageros acontecem – e podem comprometer sua saúde.

Um dos problemas é a concentração de açúcar, gordura e sal nos pratos típicos. Além de serem alimentos com grande quantidade calórica, o consumo em excesso sobrecarrega o sistema digestivo causando não apenas má digestão, como também o entupimento de artérias, acúmulo de gordura no fígado e elevação do nível de colesterol. Este último aumenta as chances de um ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

Além disso, a ingestão dessas calorias em uma só refeição pode trazer problemas futuros para a saúde de quem apresenta predisposição para diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Isso porque o organismo armazena a refeição em forma de gordura localizada, o que favorece o aumento de células que produzem substâncias inflamatórias que se hospedam nos vasos sanguíneos dificultando a passagem do sangue.

Dicas para uma boa alimentação nas festas

Para aproveitar as festas, faça pratos equilibrados e coma sempre em pequenas quantidades. Não se prive de nenhum alimento: isso pode aumentar a sensação de fome e, consequentemente, elevar a quantidade de comida ingerida. Confira abaixo algumas dicas para uma boa alimentação.

  • Mantenha-se hidratado: muitas vezes o cérebro interpreta a desidratação como fome.
  • Coma de 3 em 3 horas: não fique o dia inteiro sem comer para depois exagerar na festa. O jejum pode aumentar o desgaste muscular e causar tontura, cansaço e até desmaio.
  • Beba com moderação: além de calóricas, as bebidas alcoólicas podem causar desidratação e desregular o sono e o apetite.
O Labi recomenda

Caso tenha exagerado, no dia seguinte faça uma refeição balanceada e com menos calorias para ajudar a eliminar o peso. Além de tudo, é fundamental a realização de exames para conferir como está a sua saúde.

No Labi, está disponível o Check-up do Colesterol que conta com 5 exames que incluem metabolismo do açúcar, avaliação do rim e metabolismo de gorduras.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: