Atividades físicas no verão: os cuidados necessários

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
27/01/2020
2 minutos de leitura

Os dias de verão são extremamente atrativos para a prática de esportes. Não à toa, muitas pessoas voltam a se exercitar nesta época do ano. Corridas no parque, futebol na praia ou até mesmo longas caminhadas a beira-mar estão entre as muitas atividades possíveis. Entretanto, a realização desses exercícios sem o devido preparo e cuidado pode ser muito prejudicial à saúde. Veja nesse post os cuidados para praticar atividades físicas no verão.

Atualmente, com a correria do dia a dia, as pessoas são mais sedentárias e se alimentam mal. Dessa forma, e com os excessos do fim de ano, em janeiro costumam aparecer os chamados “atletas de verão”. Isto é, aqueles que de uma hora para outra decidem praticar atividades físicas a fim de perder uns quilinhos.

Contudo, antes de sair pelas ruas correndo, existem alguns cuidados a serem tomados.

Faça um Check-up do Coração

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o ataque cardíaco fulminante é a principal causa de morte durante a realização de exercícios físicos, principalmente em pessoas com mais de 35 anos ou histórico de doença cardíaca na família. 

Segundo especialistas, ao longo da atividade física o coração é requisitado para uma demanda maior de sangue, o que faz com que a pressão suba. Portanto, é fundamental checar como está a sua pressão, glicemia e coração. 

O Labi recomenda

Mantenha-se hidratado

Com as altas temperaturas do verão, o metabolismo do corpo se altera. A transpiração aumenta, especialmente durante a atividade física. Por isso, é necessário beber muita água para evitar a desidratação. 

Outra dica é evitar a exposição ao sol durante o período das 10h até as 16h. Além disso, use roupas leves e arejadas. Elas facilitam o resfriamento do corpo.

Adote uma dieta leve

Opte por alimentos leves, como frutas e saladas, e confira com um nutricionista o cardápio adequado para o seu corpo. Durante o treino, beba bastante água e, se necessário, acrescente água de coco ou isotônico.

Importante: nunca faça exercícios em jejum! Além disso, evite cigarros e bebidas alcoólicas.

TAGS: atividade fisica Verão
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: