Hormônios femininos e suas alterações

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
16/10/2019
3 minutos de leitura

As alterações hormonais são muito comuns nas mulheres, especialmente nas fases da menopausa, menstruação e gravidez. Entretanto, essas não são as únicas situações em que há um distúrbio. Os hormônios são responsáveis pelo crescimento, desenvolvimento, reprodução e muitas outras funções do corpo humano. Portanto, mudanças na alimentação, pele e humor podem estar associadas a um desequilíbrio hormonal e é necessário investigá-las. Conheça 5 tipos comuns de alterações causadas pelos hormônios nas mulheres.

Excesso de fome

Um dos hormônios responsáveis pela sensação de fome é a grelina. Quando os níveis estão mais altos do que o comum, a pessoa passa a sentir mais fome, mesmo depois de já ter feito alguma refeição. Dessa forma, a realização de exames é fundamental para descobrir a origem desse desequilíbrio e fazer uma dieta saudável que ajude a regular os hormônios.

O Labi recomenda

Cansaço

A tireoide é a encarregada de controlar o metabolismo do corpo e, portanto, responsável por queimar calorias para produzir energia. Quando há uma alteração no nível de hormônio produzido, é comum se sentir mais cansado e com dificuldade para pensar e se concentrar.

Espinhas e acne

Os hormônios também determinam alterações na pele. É comum que pessoas que apresentem pele oleosa ou com excesso de espinhas tenham um nível de testosterona acima do normal. Além disso, determinados alimentos podem favorecer a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que significa mais acne. Dessa forma, o recomendado é fazer exames regularmente para verificar as alterações hormonais e manter uma alimentação saudável.

Estresse

Um dos sinais mais conhecidos das alterações hormonais, principalmente na tpm e menopausa, é o estresse. Esse sentimento aumenta o nível de cortisona no corpo, o que leva a um aumento de apetite e acúmulo de gordura na região abdominal. Além disso, manter o nível de cortisona em estado normal ajuda na formação de outros hormônios e na disposição e ânimo para o dia a dia. Esse desequilíbrio pode ser corrigido por meio de práticas que controlem o nervosismo, como ioga e meditação, e por uma dieta com grãos integrais e alimentos ricos em vitamina do complexo B.

Falta de sono

Essa disfunção hormonal é mais comum nas mulheres, principalmente devido a diminuição da progesterona. Esse hormônio ajuda o organismo a relaxar e, portanto, facilita na hora de dormir. Por essa razão, quando ele está desregulado, é comum a pessoa ficar mais agitada e ansiosa durante o dia.  O recomendado é fazer exames de sangue para constatar os níveis de progesterona e, em alguns casos, será necessária uma reposição hormonal.

Check-up da Mulher até 45 anos

Os hormônios são fundamentais para garantir o funcionamento do corpo, portanto, faça check-ups regularmente para manter a saúde e o bem estar. No Labi Exames, você encontra check-ups completos para examinar a saúde da mulher até 45 anos. São 18 exames que avaliam as condições de saúde das mulheres com menos de 45 anos e em algumas situações o equilíbrio hormonal. Entre eles: metabolismo das gorduras e do açúcar no sangue, avaliação do rim, do fígado e da tireoide e análise de hemograma e de proteína C reativa.

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Hepatites virais: mitos e verdades
Exames Vacinas

Hepatites virais: mitos e verdades

11/01/2023 5 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: