Câncer de próstata: como prevenir e fatores de risco

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
29/11/2022
7 minutos de leitura

A reta final do ano reúne a luta contra diversas doenças. Se outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama com o Outubro Rosa, novembro é marcado mundialmente pelo Novembro Azul, que lembra a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos tipos de câncer mais comuns.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), um homem morre a cada 38 minutos em decorrência da doença. Também segundo o INCA, a taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos países desenvolvidos se comparados com os países em desenvolvimento.

O que é a próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e faz parte de seu sistema reprodutor. Localizada na parte baixa do abdômen e abaixo da bexiga, a sua principal função é auxiliar na produção do fluido seminal, fluido que contém os espermatozoides.

Câncer de próstata: sintomas

A maioria dos cânceres de próstata são de crescimento lento e silencioso. Estima-se que, quando os sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores identificados já estão avançados. Logo, é fundamental estar atento a quaisquer alterações e sintomas:

  • Dificuldade e dores ao urinar.
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
  • Dor óssea.
  • Infecção generalizada.
  • Insuficiência renal.
  • Sangue na urina ou no sêmen.

Muitos homens não conhecem o próprio corpo e não conseguem perceber quando algo está diferente. Daí a importância da prevenção e das visitas periódicas ao médico que indicará, caso necessário, um dos exames de rastreio do câncer de próstata.

Prevenção câncer de próstata

Para prevenir o câncer de próstata, procure ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Uma dica dos especialistas é dar sempre preferência a alimentos in natura, em vez dos processados ou ultraprocessados. 

Reduzir o consumo de gordura, principalmente de origem animal, também ajuda. Dê preferências às gorduras mais saudáveis, como azeite de oliva, abacate, oleaginosas e peixes, como o salmão.

Além disso, outros hábitos também são importantes, como diminuir o consumo de álcool, não fumar, manter-se no peso ideal e praticar atividades físicas regularmente. Estas últimas, além de fazerem bem para o corpo, também mantém a nossa mente mais saudável, reduzindo o estresse.

Por fim, não tenha medo de procurar o médico. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), enquanto mais de 312 milhões de homens já foram atendidos em 2022, as mulheres ultrapassam 370 milhões! É uma diferença considerável que mostra a tendência dos homens fazerem menos consultas anuais.

Por isso, temos uma dica de ouro para você: faça um dos 3 check-ups exclusivos para a saúde do homem do Labi.

Com esses check-ups que incluem mais de 15 exames, você paga um valor menor do que pagaria se fosse comprar cada um dos exames individualmente. Assim, você cuida da saúde com praticidade e ainda economiza! Clique aqui para saber mais.

Fatores de risco

Estar atento aos fatores de risco também é uma forma de se cuidar e, quando falamos de câncer de próstata, a idade é um dos principais, pois as chances de desenvolver este câncer aumentam consideravelmente após os 50 anos. 

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, 9 têm mais de 55 anos, ou seja, 90% dos casos de câncer de próstata ocorrem em homens acima dessa faixa etária.

A obesidade é outra condição que eleva as chances de surgimento da doença. Por fim, o histórico familiar também é um importante fator de risco. Se um parente próximo, como pai, irmão, avô ou tio, teve a doença, o homem tem mais chances de também desenvolvê-la.

E lembrando que, quanto antes o diagnóstico do câncer de próstata for feito, maiores as chances de cura.

Câncer de próstata: diagnóstico

O câncer de próstata é identificado por meio de dois exames. Um deles é o toque retal, procedimento rápido, indolor e de fundamental importância para constatar possíveis transformações na próstata, como endurecimento dos tecidos e formação de nódulos.

O outro exame é o Exame de PSA, utilizado para medir o PSA (antígeno prostático específico) e constatar possíveis alterações nos níveis. 

O teste de PSA é uma ferramenta útil para o seu médico considerar se os níveis de PSA no seu organismo podem ou não indicar câncer de próstata. Como a detecção precoce é crucial para o tratamento do câncer, esse é um grande benefício, além do teste ser relativamente simples.

Os dois tipos de análise são complementares e o urologista é o profissional especializado para decidir sobre a realização dos exames. 

Quem deve fazer exames de próstata

Sobre a necessidade ou não de realizar exames de rotina em homens sem sintomas, as autoridades de saúde não têm uma opinião única. 

O Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde não recomendam exames de rastreio do câncer de próstata em homens sem sintomas. Sobre isso, a Sociedade Brasileira de Urologia reitera ainda que a abordagem individual é o caminho mais adequado, pois analisa caso a caso, como o histórico familiar, idade, etnia, e outros fatores de risco para desenvolvimento do câncer de próstata.

O que todos concordam é a necessidade de médico e paciente avaliarem juntos e de maneira transparente a necessidade de realização dos exames.

Câncer de próstata tem cura?

Sim, a perspectiva geralmente é boa se o câncer de próstata for diagnosticado precocemente e não se espalhar do tumor original, ou seja, a detecção precoce e o tratamento adequado e rápido são fundamentais para um resultado positivo. 

No entanto, se o câncer avançar e se espalhar para fora da próstata, isso diminuirá as chances de cura.

Onde fazer o Exame de PSA?

No Labi, temos disponível o PSA Livre e PSA total pelos melhores preços do mercado e você pode realizá-los em uma de nossas unidades modernas e bem localizadas em São Paulo e Rio de Janeiro, ou no conforto da sua casa, por meio do Labi em casa, nosso atendimento domiciliar. 

Estes exames são feitos com uma amostra de sangue que é coletada em poucos minutos com todo o cuidado e sigilo. Sendo necessários apenas documento de identificação com foto e pedido médico.

E como sabemos que cuidar da saúde não precisa ser caro nem complicado, no Labi o pagamento também é descomplicado: PIX, cartão ou dinheiro. Você escolhe!

Seja com os PSAs ou com os check-ups exclusivos para a saúde do homem, conte com o Labi para cuidar da sua saúde! Temos centenas de exames, testes e vacinas pelos melhores preços do mercado.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: