Apesar do Novembro Azul ser mais conhecido como o mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, ele é muito mais que isso. A Campanha é um incentivo para que os homens cuidem da própria saúde como um todo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens cuidam menos da própria saúde do que as mulheres.
Sendo assim, o Novembro Azul é uma ótima oportunidade para lembrar que fazer o acompanhamento de saúde não é uma fraqueza e que o homem precisa se cuidar e adotar hábitos saudáveis e criar a rotina de fazer exames preventivos periodicamente.
Uma pesquisa feita pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pela farmacêutica Astellas com 2.405 brasileiros de todas as regiões do país, mostrou que no Brasil quase 40% dos homens até 39 anos e 20% daqueles com mais de 40 só vão ao médico quando se sentem mal.
Entre os achados preocupantes, a dificuldade de aderir a um estilo de vida equilibrado e a falta de atenção em relação à saúde do coração chamam a atenção:
Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a falta de percepção sobre a própria saúde por parte dos homens é uma consequência do desconhecimento e falta de informação, por achar que engordar e ficar estressado faz parte da rotina e são coisas normais do dia-a-dia.
Porém, temos uma boa notícia! Em relação ao câncer de próstata, segundo a pesquisa, cada vez mais brasileiros estão por dentro da necessidade de se precaver, já que 94% dos entrevistados conhecem a campanha Novembro Azul e 30% se sentem impactados pela iniciativa contra a doença.
Um estilo de vida saudável vai muito além de uma boa alimentação e a prática contínua de exercícios físicos. O cuidado com a saúde envolve, principalmente, a realização periódica de consultas e check-ups e a frequência necessária pode variar de acordo com o aconselhamento do médico, sendo geralmente anual.
O motivo pelos quais os check-ups são tão importantes, é porque eles atuam de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças, já que muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos. Vale lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da maioria das doenças, no caso do câncer de próstata, por exemplo, as chances de cura são de até 90% caso ele seja descoberto no começo.
Além disso, estar em dia com a sua saúde reduz o estresse, a ansiedade e é um estímulo para a realização de planos e projetos de futuro.
Sempre pensando em ajudar a cuidar da sua saúde, o Labi conta com o Check-up do Homem mais de 45 anos, o Check-up do Homem até 45 anos e o Check-up do Homem Trans que reúne uma série de exames em uma única coleta de sangue, assim, você faz uma avaliação geral de saúde, permitindo a descoberta precoce de diversos problemas.
Dentre eles, estão disponíveis exames que avaliam fatores de risco para doenças do coração (nível das gorduras e proteína C reativa), metabolismo do açúcar; o funcionamento do rim, fígado, ossos e da tireoide, além da análise de hemograma que avalia a saúde geral das pessoas, e o Check-up do Homem mais de 45 anos conta com o Exame de PSA Total, para avaliar possíveis alterações da próstata.
Portanto, não deixe de cuidar da sua saúde e faça um check-up no Labi de forma simples, descomplicada e da maneira que melhor se encaixa na sua rotina, seja em uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar, estamos sempre preparados para te oferecer o melhor do cuidado pelos melhores preços do mercado.
Artigos Relacionados:
Novembro Azul: câncer de próstata e o exame de PSA
Saúde do homem e doenças cardiológicas
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: