Intolerância alimentar: quais alimentos mais causam essa condição

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
03/10/2022
5 minutos de leitura

Intolerâncias alimentares são comuns e podem causar desconforto nas pessoas que possuem a doença. Por isso, é importante identificar os alimentos que causam essas intolerâncias para que, sob orientação médica, eles sejam retirados da dieta.

De acordo com a American Academy of Allergy Ashtma & Immunology, uma das principais autoridades de saúde no assunto, aproximadamente 10% dos adultos americanos têm alergias alimentares. E, segundo, a ASBAI Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) apesar de não termos dados oficiais do Brasil, podemos considerar que estes se assemelham aos internacionais.

Neste artigo explicaremos a diferença entre alergia alimentar a intolerância alimentar, quais alimentos causam mais intolerância e formas de diagnosticá-la.

O que é intolerância alimentar

A intolerância alimentar também é chamada de sensibilidade alimentar, é uma reação causada pelo organismo, geralmente o sistema digestivo, a um alimento específico. Por exemplo, toda vez que você toma leite, você experimenta sintomas e incômodos, como diarreia e gases. 

Uma intolerância alimentar é uma reação recorrente, ou seja, você sente os sintomas toda vez que ingere esse alimento. Em outras palavras, se passou mal uma vez, mas nunca mais teve nenhuma reação ao alimento, provavelmente é uma intolerância alimentar.

As intolerâncias alimentares podem ocorrer quando o alimento causa irritação no revestimento ou mucosa do estômago e intestino, ou quando a falta de alguma enzima digestiva faz com que o alimento não seja digerido e absorvido corretamente.

Alimentos que causam intolerância alimentar

Alguns alimentos têm potencial maior de causar intolerâncias alimentares, sendo que, quando identificados, é necessário retirá-los da dieta. Estes alimentos são:

  • Glúten: proteína presente no trigo, cevada e centeio (a intolerância ao glúten também é chamada de doença celíaca). 
  • Leite: incluindo derivados como queijo, iogurtes e manteiga.
  • Frutose: o açúcar natural presente em frutas e mel também pode causar intolerância.
  • Sacarose: também conhecido como açúcar de mesa comum, incluindo açúcar branco refinado e demerara.

Outros alimentos que também têm potencial para causar intolerâncias são o milho e a levedura presente em fermentos usados na fabricação de bolos, pães, bebidas alcoólicas e carnes processadas.

Diferença entre intolerância alimentar e alergia alimentar

Apesar do que muitas pessoas pensam, uma intolerância alimentar não é o mesmo que uma alergia alimentar, embora alguns dos sintomas possam ser semelhantes. Na verdade, pode ser difícil distinguir alergias alimentares e intolerâncias alimentares, tornando importante a avaliação criteriosa de um profissional de saúde.

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), nas alergias alimentares, existe uma resposta agressiva do sistema imunológico que produz anticorpos contra o alimento por considerá-lo um corpo estranho. Por isso, a resposta e os sintomas são mais gerais, imediatos e extremos. Já as intolerâncias alimentares, estão relacionadas a uma dificuldade do organismo de digerir certos alimentos, geralmente por conta da falta de alguma enzima.

Por fim, outra diferença fundamental é o tempo de aparecimento dos sintomas. No caso das intolerâncias, os sintomas geralmente começam algumas horas ou até dias depois da ingestão do alimento, o que torna mais difícil identificar o alimento causador. Por isso, um Teste de Intolerância pode ser necessário. 

Sintomas de intolerância alimentar

Embora os sintomas de intolerâncias alimentares variem, geralmente envolvem o sistema digestivo, a pele e o sistema respiratório. Listamos, a seguir, alguns deles:

  • Diarreia.
  • Inchaço abdominal.
  • Erupções cutâneas.
  • Dores de cabeça.
  • Náusea.
  • Fadiga.
  • Dor abdominal.
  • Coriza.
  • Refluxo.
  • Vermelhidão na pele.

As intolerâncias alimentares são comumente diagnosticadas por dietas de eliminação projetadas especificamente para reduzir alimentos ofensivos ou por meio de outros métodos de teste.

Uma dieta de eliminação remove os alimentos mais comumente associados a intolerâncias por um período de tempo até que os sintomas desapareçam. Após isso, os alimentos são, então, reintroduzidos um de cada vez durante o monitoramento dos sintomas.

Como saber se sou celíaco?

No Labi, você pode fazer o Teste Completo de Intolerâncias uma de nossas unidades em São Paulo ou no Rio de Janeiro sem precisar de agendamento ou  ou no conforto do seu lar. A entrega dos resultados ocorre em até 19 dias úteis após a realização do teste, podendo ser consultados online em nosso site e o pagamento também é facilitado: PIX, cartão ou dinheiro. Você escolhe!

Este teste não é indicado para casos suspeitos de doença celíaca, intolerância à glicose, frutose e lactose ou alergias alimentares. Não é necessário pedido médico para a realização do Teste, nem preparo prévio. É só chegar na unidade Labi mais próxima de você e fazer.

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Tireoide: o que é e para que serve o TSH
Testes

Tireoide: o que é e para que serve o TSH

05/09/2022 6 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: