Na semana passada o Labi foi um dos premiados na edição de 2020 do Prêmio Bornancini de Design, promovido pela ApDesign (Associação dos Profissionais em Design) e considerado um dos maiores prêmios de design e inovação do país. Este é um reconhecimento à maneira como encaramos design e experiência por aqui. Nosso propósito é descomplicar o cuidado com a saúde para que todos possam viver mais e melhor.
Por aqui, apostamos em tecnologia e design para oferecer um jeito mais inteligente de buscar o bem-estar e saúde, pois acreditamos que a inovação é a melhor forma de abordar e solucionar questões complexas, especialmente às ligadas à cultura da prevenção, predição e tratamento de doenças.
Em 2019 possuíamos o objetivo de dobrar nossas unidades físicas, até então apenas lojas de rua, indo de 9 para 16 unidades até o primeiro trimestre de 2020. No entanto, essa expansão considerava não apenas a criação de novas unidades de rua em São Paulo, como o teste de novos formatos e também a expansão para o Rio de Janeiro.
Por termos um foco grande na digitalização do serviço desde o início do negócio (lembrando que fomos o primeiro laboratório brasileiro a vender exames pela internet) sentíamos que alguns pontos da experiência que já haviam evoluído na experiência digital necessitavam de uma atenção especial também na experiência nas lojas físicas.
Sendo assim, aproveitamos a oportunidade para revisar nossa jornada presencial e desenhar um novo padrão de arquitetura. Para isso contamos com a parceria do Grupo Criativo, consultoria de design estratégico, que nos auxiliou desde o entendimento do problema até o desdobramento do projeto executivo da nova unidade conceito, passando pela geração de insights e validação com o time interno.
O resultado foi um conceito escalável que comporta tanto lojas compactas quanto lojas de grande porte. Além disso, o novo visual traz aspectos de acolhimento ao cliente desde o primeiro contato, sem descuidar do impacto visual e tecnológico presente nos espaços mais técnicos.
Logo no início de 2020 fomos surpreendidos por uma pandemia global que nos obrigou a fechar temporariamente quase metade de nossas unidades físicas. Assim como para negócios de inúmeros outros segmentos, o foco passou a ser no atendimento digital.
Vimos a demanda por coletas domiciliares crescer exponencialmente do dia para a noite, assim como vimos a inclusão em nosso portfólio de novos produtos relacionados ao COVID-19 que exigiam atenção redobrada em sua comunicação, comercialização e coleta junto aos nossos clientes.
Mais uma vez contamos com o apoio do Grupo Criativo para repensar a jornada da coleta domiciliar tanto pelo ponto de vista do cliente, quanto dos nossos próprios funcionários visando aprimorar questões logísticas e operacionais.
Este projeto, foi de certa forma uma complementação do projeto inicial focada na experiência nas unidades físicas, uma vez que no contexto de Coronavírus, a casa dos clientes passou a ser o laboratório durante o período da coleta domiciliar.
O principal desafio foi redesenhar nosso kit de coleta para abrigar todas as ferramentas de coleta necessárias e ainda assim ser de fácil montagem, transporte e manuseio. Além de, claro, incorporar todos os novos protocolos de segurança e suas tangibilizações em novos equipamentos de proteção individual e procedimentos técnicos.
Após tantos desafios e obstáculos imprevisíveis, nossa jornada de inovação ao longo do primeiro ano da pandemia foi coroada com a premiação de ambos os projetos, tanto o novo conceito das unidades físicas quanto o novo kit de coleta domiciliar, com medalhas de prata no Prêmio Bornancini 2020 nas categorias de Design de Ambiente e Design Estratégico e de Serviço, respectivamente.
Trata-se de um reconhecimento importante que valoriza nossa abordagem inovadora, mas sobretudo humana, pois oferecemos saúde sem complicação a um preço acessível para democratizar o cuidado com a saúde e bem-estar, mas também entregamos qualidade que vai além do básico.
Do atendimento à coleta de material, da sala de espera aos resultados, a qualidade está em tudo que fazemos. Queremos fazer as pessoas se sentirem bem cuidadas e, para nós, todos os detalhes importam.
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