Todo mundo conhece os famosos testes de gravidez, seja os de farmácia ou os feitos em laboratórios, esses testes fazem parte da rotina e da vida de muitas pessoas diariamente.
E todos esses testes têm uma coisa em comum: o Beta HCG. Mas, afinal, você sabe o que é e como funciona o Beta HCG e os testes de gravidez? Tiramos todas as dúvidas mais comuns sobre o exame no nosso artigo.
A sigla Beta HCG, ou BhCG, refere-se ao hormônio gonadotrofina coriônica humana. Sua dosagem sanguínea é amplamente utilizada como teste de gravidez, pois esse é um hormônio produzido pelas células trofoblásticas, que formam a placenta.
O hormônio Beta HCG, detectado no teste de gravidez, é produzido durante a gestação e tem a função de manter a gravidez, garantindo a segurança do feto. Isso porque esse hormônio auxilia na produção de progesterona, que prepara a parede do útero para a implantação do óvulo fecundado. Além da implantação do óvulo fecundado, o Beta HCG também tem papel na nutrição do embrião.
O Beta HCG é também o hormônio responsável por todos os primeiros sintomas da gravidez, como sensibilidade nos seios, sentir-se um pouco emocional (sensível), náuseas e fadiga, que fazem com que muitas mulheres suspeitem de que estão grávidas mesmo antes de ter feito um teste.
O Teste de Gravidez – Beta HCG mede os níveis desse hormônio na corrente sanguínea porque ele se eleva bastante durante a gestação, e é um dos indicadores mais confiáveis para diagnóstico precoce de gravidez. O Beta HCG também pode ser encontrado na urina da mulher – principalmente através dos famosos testes de farmácia – porém, a dosagem no sangue, feita através do exame, é mais assertiva e precisa do que a dosagem da urina.
O exame deve ser realizado na suspeita de gravidez e o primeiro e mais evidente sinal desta é o atraso menstrual. Entretanto, fique atenta aos outros sinais que podem indicar uma gravidez, como: enjoos, náuseas matinais, aumento das mamas e da sensibilidade destas, aversão a cheiros fortes, desejos estranhos, instabilidade emocional, escurecimento das aréolas mamárias, aumento da frequência urinária, entre outros.
O Teste de Gravidez – Beta HCG também é indicado para pessoas que estiveram em uma ou mais das situações:
Vale lembrar que não é necessário jejum para fazer o Teste de Gravidez – Beta HCG e nem o Teste de Gravidez Rápido – Beta HCG. Os testes podem ser feitos em qualquer período do dia e ambos são muito seguros.
O Labi oferece duas opções para quem quer realizar o exame de Beta HCG pelos melhores preços do mercado e com resultados de altíssima precisão.
O Teste de Gravidez Rápido – Beta HCG utiliza uma amostra de sangue para detectar a presença de Beta HCG no organismo e indicar se a concentração do hormônio na corrente sanguínea é inferior a 10,0 mlU/mL – o que sugere que a mulher não está grávida, mas não exclui totalmente a possibilidade – ou se está acima de 10,0 mlU/mL, indicando que é possível que haja gravidez. Aqui no Labi, o resultado do Teste de Gravidez Rápido – Beta HCG sai em apenas 3 horas e você confere o resultado online, em um laudo descomplicado e fácil de entender.
Já o Teste de Gravidez – Beta HCG, também mede os níveis de Beta HCG na corrente sanguínea, porém apontam a concentração do hormônio presente no organismo da pessoa. Faça seu Teste de Gravidez aqui no Labi e escolha qual opção se encaixa melhor na sua rotina e nas suas necessidades!
Os testes Beta HCG quantitativo, como o Teste de Gravidez – Beta HCG, é um exame de sangue que conta a quantidade e a concentração de hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) no organismo.
A unidade usada para contar a quantidade de HCG é chamada mIU/mL, e ela determina a quantidade hormonal por ml de sangue. Assim, se a concentração for superior a 5 mIU/mL, é considerado positivo, ou seja, a mulher muito provavelmente está grávida.
Durante a gestação, a quantidade de hormônio produzida varia e aumenta progressivamente até atingir um pico com cerca de 90 dias de gravidez e depois os índices se estabilizam e, em alguns casos, diminuem.
Vale ressaltar que não é necessário pedido médico para fazer o Teste de Gravidez – Beta HCG.
Os resultados do Teste de Gravidez – Beta HCG seguem os valores de referência populacionais estipulados pelos médicos. Caso o valor seja menor que 5.00 mIU/mL, é provável que a mulher não esteja grávida.
Agora, caso o resultado seja acima de 5.00 mIU/mL, é possível que haja gravidez. No Teste de Gravidez – Beta HCG há também uma tabela que funciona como uma sugestiva do período gestacional baseado na quantidade de hormônio na corrente sanguínea.
Quando o resultado do Teste de Gravidez – Beta HCG ou do Teste de Gravidez Rápido – Beta HCG é positivo, significa que muito provavelmente a mulher está grávida e deve realizar o pré-natal e começar a se preparar para a chegada do bebê.
O resultado do Teste de Gravidez – Beta HCG é considerado positivo quando os valores indicados são acima de 5 mIU/mL, já no Teste de Gravidez Rápido – Beta HCG o resultado é positivo caso o valor do exame seja maior que 10,0 mlU/mL.
Caso o resultado seja negativo, mas mesmo assim o atraso na menstruação continua, é aconselhado repetir o teste após cerca de 1 semana para confirmar o resultado anterior.
Se o teste der negativo novamente, significa que a mulher realmente não está grávida e que é necessário procurar um especialista para investigar as possíveis causas do atraso da menstruação.
Como todo exame de sangue, o Beta HCG pode apresentar resultados falsos-negativos; porém, o teste é muito seguro e sua assertividade é próxima aos 100%. Os casos de resultados falsos-negativos são muito raros e normalmente acontecem quando o teste é feito precocemente, antes do atraso menstrual.
Outra fator é que algumas doenças e tumores podem elevar a dosagem de HCG no organismo, portanto, se a elevação ocorrer no sexo masculino ou em mulheres não grávidas deve-se consultar um especialista.
E lembre-se que você pode contar com o Labi para te ajudar a cuidar da saúde em todas as etapas da sua gestação. Aqui, você encontra vacinas, check-ups, testes e exames com os melhores preços do mercado e resultados de altíssima precisão e ainda pode escolher se quer cuidar da sua saúde no conforto do seu lar ou em uma de nossas unidades.
Artigos Relacionados:
Sexagem fetal: o que é e quais as suas vantagens
Hormônios femininos e suas alterações
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: