Beta HCG: saiba tudo sobre o teste de gravidez

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
23/08/2021
7 minutos de leitura
Teste de gravidez e sapatos fofos

Todo mundo conhece os famosos testes de gravidez, seja os de farmácia ou os feitos em laboratórios, pois estes testes fazem parte de um momento muito importante da vida de algumas pessoas.

E todos esses testes têm uma coisa em comum: o Beta HCG. Mas, afinal, você sabe o que é e como funciona o HCG e os testes de gravidez? Tiramos todas as dúvidas mais comuns sobre o exame no nosso artigo. 

O que é Beta HCG?

A sigla HCG refere-se ao hormônio gonadotrofina coriônica humana, composto de duas cadeias – a Alfa e a Beta. A fração alfa é comum a outros hormônios da mesma família, enquanto a fração beta é específica do HCG. A dosagem do Beta hCG é amplamente utilizada como teste de gravidez, pois esse é um hormônio produzido, principalmente pelas células trofoblásticas, que formam a placenta.

O hormônio Beta HCG, detectado no teste de gravidez, é produzido durante a gestação e tem a função de manter a gravidez, garantindo a segurança do feto. Isso porque esse hormônio auxilia na produção de progesterona, que prepara a parede do útero para a implantação do óvulo fecundado. Além da implantação do óvulo fecundado, o Beta HCG também tem papel na nutrição do embrião.

O Beta HCG é também o hormônio responsável por todos os primeiros sintomas da gravidez, como sensibilidade nos seios, sentir-se um pouco emocional (sensível), náuseas e fadiga, que fazem com que muitas mulheres suspeitem de que estão grávidas mesmo antes de ter feito um teste. 

A dosagem de Beta HCG pode ser utilizada como diagnóstico precoce da gravidez, pois esta substância se leva bastante durante a gestação, já na sua fase inicial. O Beta HCG também pode ser encontrado na urina da mulher – principalmente através dos famosos testes de farmácia – porém, a dosagem no sangue é mais assertiva e precisa do que a dosagem da urina.

Testes de farmácia são confiáveis?

Todos os testes de gravidez (independentemente de usarem sangue ou urina) detectam um hormônio produzido pela placenta chamado gonadotrofina coriônica humana beta, o Beta-hCG. Este hormônio é produzido principalmente pela placenta e, portanto, é um bom indicativo de uma gravidez. 

Mesmo assim, apesar de ser um hormônio que se eleva durante a gravidez, outras condições também podem causar alteração nos níveis desse hormônio. Por isso, orienta-se a avaliação de um profissional de saúde, caso seja detectado este hormônio em uma paciente sem suspeita de gravidez.

Com quantos dias de atraso posso fazer o Beta HCG?

Segundo a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) é indicado fazer o exame Beta HCG, quando há atraso menstrual igual ou superior a 7 dias. Uma gravidez muito precoce com baixos níveis de hCG pode fornecer um resultado negativo. É importante mencionar também que existe uma variabilidade de produção de Beta hCG entre mulheres grávidas.

Resultado do Beta HCG positivo

Quando o resultado do Teste Beta HCG é positivo, significa que muito provavelmente a mulher está grávida e deve realizar o pré-natal e começar a se preparar para a chegada do bebê. 

No Labi, o resultado do Teste de Gravidez – Beta HCG é considerado positivo quando os valores indicados são acima de 5 mIU/mL, já no Teste de Gravidez Rápido – Beta HCG o resultado é positivo caso o valor do exame seja maior que 10,0 mlU/mL.

Vale ressaltar que não é necessário pedido médico para fazer o Teste de Gravidez – Beta HCG.

Resultado do Beta HCG negativo

Caso o resultado seja negativo, mas mesmo assim o atraso na menstruação continua, é aconselhado repetir o teste após cerca de 1 semana para confirmar o resultado anterior. 

Se o teste der negativo novamente, significa que a mulher realmente não está grávida e que é necessário procurar um especialista para investigar as possíveis causas do atraso da menstruação.

Como é feito o Teste Beta HCG?

O teste Beta HCG quantitativo é muito simples e tem o objetivo de medir o nível de hormônio hCG em uma amostra de sangue da paciente. Este teste sempre deve ser feito por um profissional de saúde habilitado que faz a coleta uma amostra de sangue seguindo as seguintes etapas:

  • Um elástico é enrolado em volta do braço para interromper o fluxo sanguíneo e tornar as veias do braço mais visíveis. Isso é para que a agulha possa ser inserida mais facilmente. Você provavelmente já passou por esta etapa quando fez outros exames de coleta de sangue.
  • Uma veia é localizada e a pele ao redor da veia é limpa com álcool. Isso é fundamental para garantir a higiene do procedimento.
  • O profissional de saúde insere uma agulha na veia do paciente e um tubo é conectado à extremidade da agulha para coletar o sangue.
  • Depois que sangue suficiente é coletado, o elástico é removido do braço.

Após a remoção da agulha, algodão ou gaze é colocado no local da punção

O profissional de saúde aplica uma leve pressão no local e o algodão ou gaze é preso com um curativo.

Beta HCG pode dar falso negativo?

Como todo exame de sangue, o Beta HCG pode apresentar resultados falsos-negativos; porém, o teste é muito seguro e sua assertividade é próxima aos 100%.  Os casos de resultados falsos-negativos são muito raros e normalmente acontecem quando o teste é feito precocemente, antes do atraso menstrual.

Outra fator é que algumas doenças e tumores podem elevar a dosagem de HCG no organismo, portanto, se a elevação ocorrer no sexo masculino ou em mulheres não grávidas deve-se consultar um especialista.

Perguntas rápidas sobre o Beta HCG

O teste Beta HCG dói?

Enquanto a agulha está sendo inserida, é normal sentir uma leve picada. Além disso, quando a agulha está inserida na veia é comum sentir um pequeno desconforto ou ardência. 

Existe algum risco para o teste de Beta HCG?

Há muito pouco risco associado à realização de um teste de gravidez Beta HCG. Mesmo assim, como em qualquer exame de sangue, a paciente pode sentir tontura ou ter sangramento excessivo e hematomas no local da punção.

Preciso fazer algum preparo antes do teste?

Não, não é preciso nenhum tipo de preparo antes da realização do teste Beta HCG.

Lembrando que este artigo é informativo. Caso queira mais informações entre em contato com o seu profissional de saúde de confiança.

Você pode contar com o Labi para te ajudar a cuidar da saúde em todas as etapas da sua gestação. Aqui, você encontra vacinas, check-ups, testes e exames com os melhores preços do mercado e resultados de altíssima precisão e ainda pode escolher se quer cuidar da sua saúde no conforto do seu lar ou em uma de nossas unidades

Artigos Relacionados:

Sexagem fetal: o que é e quais as suas vantagens

Hormônios femininos e suas alterações

Gravidez saudável: importância do pré-natal

Atraso da menstruação ou suspeita de gravidez, o que fazer?

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: