Dia Mundial do Diabetes: Brasil teve um aumento de 31% na população com a doença

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
14/11/2021
4 minutos de leitura
Teste de diabetes e estetoscópio

A cada ano, o número de pessoas diagnosticadas com diabetes cresce de forma alarmante.O principal motivo para esse aumento é que, com o dia a dia cada vez mais agitado, as pessoas esquecem da alimentação mais saudável e exercitar-se fica em segundo plano. Além disso,  o sedentarismo aliado a uma dieta com excesso de gordura e açúcares é um prato cheio para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Para aproveitar o Dia Mundial do Diabetes, que ocorre em 14 de novembro, apresentamos um panorama que demonstra a urgência de prevenir, diagnosticar e tratar precocemente o diabetes, já que a tendência de aumento da doença se mostra extremamente preocupante. 

Mas, afinal, o que é o diabetes?

O diabetes é uma doença metabólica crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar/glicose no sangue. Isso ocorre porque a insulina, hormônio responsável por transportar a glicose do sangue para o interior das células, não é produzida ou não funciona corretamente, fazendo com que o açúcar se acumule no sangue ao invés de ser gasto nas células do corpo.

Na maior parte dos casos, o diabetes é do tipo 2, surge ao longo da vida, e é causado principalmente por maus hábitos de alimentação e um estilo de vida sedentário. Mas a doença também pode ser do tipo 1, quando já está presente desde o nascimento.

Diabetes no Brasil e no mundo: 

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) afirma que em torno de 537 milhões de adultos estejam com diabetes no mundo e cerca de 90% dos diabéticos têm o tipo 2 da doença. Já aqui no Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes estima que 13 milhões, ou seja, quase 7% dos brasileiros, sejam diabéticos. Tivemos um crescimento de 31% na população com a doença ante 9% na comparação com o resto do mundo em relação ao último levantamento.

Se considerarmos um cálculo feito pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) o risco de um diabético sofrer um infarto é 50% maior entre as mulheres e 40% maior entre os homens, vemos que uma boa parcela da população se configura no grupo de alto risco para desenvolver problemas cardiovasculares graves, que podem gerar complicações e até mesmo o óbito.

Os números são ainda mais preocupantes quando olhamos para o futuro, que prevê – segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF) – um aumento de 50% nos casos de diabetes na América do Sul até 2045. 

Estes resultados são importantes para mostrar que muito ainda precisa ser feito, principalmente na questão da prevenção da doença, para reduzir o impacto do diabetes, especialmente porque a doença está entre as 10 principais causas de morte, e em 2021, 1 pessoa a cada 5 segundos morrerá por decorrência da diabetes.

Diabetes e a importância da vacinação

Muitas pessoas não sabem, mas indivíduos com diabetes estão mais propensos a desenvolver infecções, já que essa doença afeta o sistema imunológico. Por conta disso, é de extrema importância que os diabéticos mantenham a sua carteirinha de vacinação em dia, tomando todas as vacinas recomendadas para cada faixa etária: infância, adolescência, vida adulta e terceira idade. Só que muitos pacientes não sabem dessa urgência.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela ADJ Diabetes Brasil – que representa 35 associações de diabetes junto ao Governo Federal – revelou que 47% das pessoas com diabetes tipo 2 não se lembravam de quando o médico comentou sobre a importância da vacinação nas consultas; e 9% disseram categoricamente que o médico não fala sobre o assunto durante o atendimento. A sondagem foi feita em 2020 com 2.027 diabéticos, pais e mães de crianças com diabetes e cuidadores.

Portanto, quando for ao médico, perguntar sobre as vacinas recomendadas e qual o melhor momento para tomá-las, assim, você garante sua proteção e sua saúde e evita o risco de contrair doenças infecciosas.

E lembre-se sempre de manter um estilo de vida saudável, manter sua carteirinha de vacinação em dia, ir ao médico e fazer os exames preventivos frequentemente, afinal, como cuidamos da nossa saúde agora definirá o quão bem viveremos no futuro.

Dr Odilon Denardin
Consultor Médico do Labi

TAGS: Dia Mundial do Diabetes
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: