Tipagem sanguínea: exames fundamentais na gravidez

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
24/10/2022
6 minutos de leitura

A gravidez é um momento de muita expectativa para pais, familiares e amigos, e todos querem garantir que tudo esteja pronto para a chegada do bebê. Dentre estes preparativos, não pode faltar o acompanhamento pré-natal, um conjunto de exames, consultas e cuidados de saúde que são feitos com o acompanhamento de um médico obstetra.

Neste artigo, explicaremos tudo que você precisa saber sobre o exame de tipagem sanguínea com fator Rh, um dos exames pré-natais mais importantes para a saúde das gestantes e bebês. Confira.

O que é tipagem sanguínea?

A tipagem sanguínea é um exame que determina o tipo sanguíneo de uma pessoa, sendo essencial caso ela precise de uma transfusão de sangue ou esteja planejando doar sangue.

Nem todos os tipos sanguíneos são compatíveis, por isso é importante conhecer seu grupo sanguíneo, pois receber sangue incompatível com seu tipo sanguíneo pode desencadear uma resposta imune perigosa.

Quais são os tipos sanguíneos?

Nosso tipo sanguíneo é determinado pelo tipo de antígenos que os glóbulos vermelhos têm na superfície. Antígenos são substâncias que ajudam o nosso organismo a diferenciar entre suas próprias células e as estranhas, e potencialmente perigosas, como vírus e bactérias. Assim, se o organismo achar que uma célula é estranha, ele irá destruí-la e isso vale para as células do próprio sangue.

O sistema de tipagem sanguínea ABO agrupa o sangue em uma das quatro categorias a seguir:

  • O tipo A tem o antígeno A.
  • O tipo B tem o antígeno B.
  • O tipo AB possui antígenos A e B.
  • O tipo O não tem antígenos A nem B.

Enquanto o sangue de quem receber uma transfusão não tiver nenhum antígeno que o marque como estranho, o organismo não o atacarão. Por isso, as doações de sangue  funcionam da seguinte forma:

  • O: indivíduos do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, porque este tipo sanguíneo sangue não possui antígenos. No entanto, eles só podem receber sangue de outros indivíduos do tipo O.
  • A: indivíduos do tipo A podem doar para outros indivíduos do tipo A e indivíduos do tipo AB. Indivíduos do tipo A podem receber sangue apenas de outros indivíduos do tipo A e indivíduos do tipo O.
  • B: indivíduos tipo B podem doar sangue para outros indivíduos B e indivíduos AB. Indivíduos do tipo B podem receber sangue apenas de indivíduos do tipo B e indivíduos do tipo O.
  • AB: indivíduos do tipo AB podem doar sangue apenas para outros indivíduos AB, mas podem receber sangue de qualquer tipo.

Os tipos sanguíneos também são organizados pelo fator Rh, positivo ou negativo:

  • Rh-positivo: pessoas com sangue Rh-positivo têm antígenos Rh na superfície de seus glóbulos vermelhos. Logo, pessoas com sangue Rh positivo podem receber sangue Rh positivo ou Rh negativo.
  • Rh negativo: pessoas com sangue Rh negativo não têm antígenos Rh e podem receber apenas sangue que também seja Rh negativo.

Juntos, os sistemas de agrupamento ABO e Rh fornecem seu tipo sanguíneo completo. Existem oito tipos possíveis:

  • O-positivo.
  • O-negativo.
  • A  positivo.
  • A negativo.
  • B-positivo.
  • B-negativo.
  • AB-positivo.
  • AB-negativo.

O tipo O negativo é  considerado um doador universal. Ou seja, pessoas com esse tipo sanguíneo podem doar sangue para qualquer tipo sanguíneo. 

Exame de tipagem sanguínea durante a gravidez

Dentre os exames fundamentais durante o pré-natal, o Ministério da Saúde indica que seja feito o exame de tipagem sanguínea com fator Rh para identificar o tipo sanguíneo da mãe e do pai do bebê. A seguir explicaremos o porquê.

Se a mãe tiver fator Rh negativo, a primeira providência é descobrir o fator Rh do pai do bebê, pois se o Rh do pai for positivo, existe uma probabilidade de 50% de que o bebê seja como o pai. E, caso seja comprovado que o fator Rh do pai é positivo, outro exame complementar deve ser feito: o Coombs Indireto.

E porque isso é importante?

Se a mãe é Rh-negativa e o pai é Rh-positivo, a criança provavelmente será Rh-positiva. Logo, há chances do corpo da mãe formar anticorpos que atacarão as células do sangue do bebê se o sangue se misturar durante a gravidez.

Nesses casos, a gestante precisa tomar a Vacina Imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D.

Como saber meu tipo sanguíneo?

O exame de tipagem sanguínea com fator Rh é o exame indicado para descobrir o tipo sanguíneo de qualquer pessoa. No Labi, este exame é feito com amostra de sangue que pode ser coletada em uma de nossas unidades modernas, acolhedoras e bem localizadas, espalhadas por São Paulo, interior, e Rio de Janeiro, ou no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar.

O procedimento é muito simples, e o sangue é colhido de uma veia, geralmente localizada no braço. Por isso, o desconforto é muito leve e passa em pouco tempo.

Onde fazer tipagem sanguínea? 

Faça o exame de tipagem sanguínea por R$ 21,00 em até 12 vezes no Labi sem precisar de agendamento! Basta chegar em nossa unidade com um documento de identidade com foto e não precisa de pedido médico. E o pagamento também é facilitado: dinheiro, cartão ou PIX. O que for melhor para você.

Seja com o exame de tipagem sanguínea  com Fator Rh ou com testes, check-ups e vacinas, estamos prontos para te atender com os melhores preços do mercado. Temos mais de 700 testes e exames para todas as idades e fases da vida. Da criança ao idoso e não esquecendo da gestante, no Labi você pode cuidar da saúde sem complicação.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: