As hepatites são doenças silenciosas que podem causar danos irreversíveis à saúde dos portadores. Por isso, muitas pessoas levam anos até descobrir que têm hepatite e só o fazem quando os sintomas e danos ao fígado começam a surgir. O melhor a fazer, então, é ficar atento aos principais sintomas e saber a hora de fazer exames para diagnosticar a doença.
Neste artigo do blog, você entenderá em detalhes quais os sintomas dos 3 principais tipos de hepatites e o que você pode fazer para prevenir a doença.
Hepatite é o termo usado para descrever a inflamação do fígado que, geralmente, é o resultado de uma infecção viral ou dano hepático causado pelo consumo excessivo de álcool.
Existem diferentes tipos de hepatites virais. Alguns são curados sem maiores prejuízos à saúde, enquanto outros podem ser duradouros (crônicos) e causar cicatrização do fígado (cirrose), perda da função hepática e, em alguns casos, câncer de fígado.Os tipos mais comuns de hepatites virais são A, B e C e cada uma tem as suas particularidades, sintomas e meios de transmissão.
Antes de abordar os sintomas da hepatite, vale salientar as diferenças entre hepatite aguda e hepatite crônica. A primeira fase – a aguda – na maioria dos casos, evolui para a cura. Em contrapartida, a segunda fase – a crônica – mesmo sendo silenciosa, pode evoluir para complicações mais graves como cirrose e até câncer.
A boa notícia é que, se descoberta a tempo, mesmo a fase crônica de hepatite C tem cura, principalmente, com a utilização de novos medicamentos. Lembre sempre: quanto antes for detectada a fase crônica, melhor será a resposta ao tratamento.
Na maioria dos casos, a hepatite é assintomática e, quando há sintomas, normalmente a doença já está em estágio avançado. Abaixo, alguns dos sintomas mais comuns:
A hepatite A é causada pelo vírus da hepatite A e geralmente é contraída pelo consumo de alimentos e bebidas contaminados com as fezes de uma pessoa infectada. Por isso, essa doença é comum em locais onde as condições de saneamento são inexistentes ou precárias.
A hepatite A, na maioria dos casos, passa dentro de alguns meses, embora ocasionalmente possa ser grave e até mesmo fatal.
Na maioria dos casos, o vírus responsável pela Hepatite A não causa sintomas e, quando presentes, podem ser confundidos com uma virose comum: dores musculares, febre, mal-estar, cansaço, náuseas e vômitos. Muitas pessoas acabam contraindo a doença e nem percebem e, em um período curto de tempo, o vírus é eliminado do organismo.
Não há tratamento específico para a Hepatite A, a não ser para aliviar sintomas como dor, náusea e coceira.
A hepatite B é causada pelo vírus da hepatite B, que se espalha no sangue de uma pessoa infectada.
É uma infecção comum em todo o mundo e geralmente é transmitida de mulheres grávidas infectadas para seus bebês, pelo contato entre crianças, relações sexuais desprotegidas e uso de drogas injetáveis.
A maioria dos adultos infectados com hepatite B é capaz de combater o vírus e se recuperar totalmente da infecção em alguns meses.
Assim como a tipo A, a fase aguda da Hepatite B pode passar despercebida e a maioria dos pacientes consegue eliminar o vírus. Estima-se que apenas entre 5% a 10% dos casos evoluem para a fase crônica. Nessa etapa, muitas vezes, já aparecem problemas no funcionamento do fígado e sintomas, como amarelamento da pele, ascite (acúmulo de líquido no abdômen), aumento do baço e distúrbios de atenção e de comportamento são observados.
A evolução da doença crônica depende da resposta do sistema imunológico, consumo de álcool e eventual infecção por outro vírus.
No Labi, temos disponível o Teste de Hepatite B com resultado em 1 dia útil.
A hepatite C é causada pelo vírus da hepatite C e geralmente se espalha, por meio do contato com o sangue de uma pessoa infectada.
A hepatite C, muitas vezes, não causa sintomas perceptíveis, ou apenas sintomas semelhantes aos da gripe. Por isso, muitas pessoas não sabem que estão infectadas. Em alguns casos, entretanto, a pessoa pode sentir mal-estar, náuseas, pele amarelada, dor muscular, perda de peso e cansaço.
Na maioria das vezes, os indícios só aparecem anos após a infecção, quando o paciente já apresenta um quadro grave com risco de desenvolver cirrose, câncer no fígado e insuficiência hepática.
Daí a importância de fazer testes regulares para descobrir a doença. Quanto antes você souber que tem hepatite C, melhor e mais cedo o tratamento pode ser feito.
No Labi, temos disponível o Teste de Hepatite C que é feito com uma única coleta de sangue e tem resultado em 1 dia útil.
Existem diversas formas de prevenir as hepatites, sendo que as vacinas são um dos meios mais eficazes de se proteger. A seguir, explicaremos as principais maneiras de prevenir os 3 tipos de hepatite.
A melhor maneira de prevenir a hepatite A é por meio da Vacina da Hepatite A, recomendada para todas as crianças, para viajantes a determinados países e para pessoas com alto risco de infecção pelo vírus. Além disso, é recomendado ingerir apenas alimentos e água, dos quais você saiba a procedência.
Para prevenir a hepatite C algumas mudanças simples de comportamento podem fazer a diferença e evitar a infecção, como uso de preservativos e o não compartilhamento de agulhas, seringas, material de manicure e pedicure, lâmina de barbear e outros itens pessoais. Também deve-se estar atento à esterilização de ferramentas usadas para piercing e tatuagens.
Além dessas medidas de prevenção, independente do tipo de hepatite, testar-se regularmente é fundamental para evitar que o vírus continue sendo transmitido.
É possível prevenir a hepatite B tomando a Vacina da Hepatite B que também está disponível no Labi. Esta vacina contra hepatite B é segura e eficaz e geralmente é administrada em 3 doses durante um período de 6 meses.
Além disso, assim como para prevenir a hepatite C, o uso de preservativos e não compartilhamento de agulhas, seringas e outros itens também é recomendado.
Segundo o Fundo Mundial para a Hepatite da ONU, apenas 5% das pessoas infectadas cronicamente com os vírus B e C sabem que tem a doença. Por isso, converse com o seu médico de confiança regularmente sobre a necessidade de testagem para as hepatites e, na dúvida, faça os testes! Eles são rápidos e causam pouquíssimo incômodo.
No Labi, você pode cuidar da saúde sem complicação. Temos dezenas de testes, vacinas, check-ups e exames pelos melhores preços do mercado. E o melhor: o pagamento ainda é facilitado com dinheiro, PIX ou cartão. Você escolhe se prefere ser atendido em uma de nossas unidades espalhadas por São Paulo e Rio de Janeiro ou no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar.
Confira todos os detalhes da promoção para exames, testes e check ups em unidades selecionadas…
O que é hemoglobina glicada (HbA1c)? A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos…
O que é T3? O T3, ou triiodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireóide.…
O que é? O hemograma é um exame que avalia os componentes celulares do sangue,…
O que é T4? O T4, também conhecido como tiroxina, é um hormônio produzido pela…
O que é o Teste de Lipidograma? O perfil lipídico, ou lipidograma, é uma medida…