Perguntas e respostas sobre o Teste de Coronavírus (Antígeno) do Labi

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
18/06/2020
2 minutos de leitura

Desde o dia 16/06, o Labi Exames está oferecendo mais uma opção de diagnóstico da COVID-19: o Teste de Coronavírus (Antígeno). O exame é recomendado para a detecção do coronavírus a partir do 3º dia de infecção, permitindo detectar o vírus com 85% de correlação ao Teste de Coronavírus (PCR).

Por considerado uma alternativa mais rápida em comparação ao padrão ouro para detectar a COVID-19, as dúvidas sobre o teste deverão surgir. Confira abaixo as principais perguntas e respostas sobre o método:

O que é a pesquisa de antígeno do vírus que causa a COVID-19?

O Sars-Cov2 é um vírus que pode ser detectado nas secreções respiratórias. O teste padrão ouro é o PCR, que é um teste genético de alta complexidade e que leva alguns dias para ficar pronto. Com o mesmo material que se faz o teste de PCR (secreção de vias respiratórias altas), pode-se realizar a pesquisa do antígeno do vírus, que é uma proteína viral que está presente nestas secreções e que podemos detectar em menos tempo que o PCR.

Qual a correlação do teste de pesquisa antigênica com o PCR? 

A correlação que estudos feitos pelo fabricante determina é de 85%. Realizamos uma validação interna e encontramos uma concordância de 93% entre os testes de Antígeno e de PCR. Entre os casos positivos ao PCR, esta concordância foi de 90% e, entre os casos PCR negativos, esta concordância foi da ordem de 95%.

A partir de quando a pesquisa antigênica está indicada?

A partir do 3º de infecção teoricamente o teste já pode fornecer resultados positivos.

Em quanto tempo terei o resultado da pesquisa antigênica?

O resultado será fornecido no mesmo dia da coleta independente do horário da realização.

TAGS: antígeno coronavírus teste
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: