Consequências das ISTs: veja a importância de se cuidar

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
08/12/2019
3 minutos de leitura

Apesar das diversas campanhas alertando os perigos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o número de novos casos não para de aumentar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, são mais de 1 milhão de infecções registradas diariamente entre pessoas de 15 a 49 anos no mundo. Ainda segundo a entidade, as infecções mais comuns são clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase, que atingem uma a cada 25 pessoas. Entenda nesse post as consequências das ISTs na saúde de adultos e crianças.

Complicações à saúde

Além dos sintomas conhecidos, como surgimento de verrugas e manchas na região da virilha, as ISTs podem causar efeitos graves à saúde. O Papilomavírus Humano (HPV), por exemplo, está associado a casos de câncer de colo de útero. Esse tumor maligno é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres e a quarta causa de morte feminina por câncer no Brasil. As lesões precursoras do HPV também podem provocar câncer na vagina, ânus, pênis, orofaringe e boca.

Outra condição comum das infecções como HIV, Clamídia, Gonorreia, HPV, Doença Inflamatória Pélvica, Donovanose, Herpes genital, Hepatites, Sífilis e Tricomoníase é a infertilidade permanente, tanto em homens quanto em mulheres. Isso porque, ao não ser diagnosticada e tratada a tempo, a patologia pode evoluir. No sexo feminino, as doenças podem afetar a tuba uterina (caminho percorrido pelos espermatozoides até o óvulo), o que significa que ela terá as funções obstruídas ou até ser danificada.

Uma situação possível é a gravidez ectópica. Isto é, a gestação acontece fora do útero devido a dificuldade no transporte do embrião até o lugar certo. Dessa forma, as chances do feto sobreviver são mínimas. Já nos homens, as infecções podem atingir o canal da urina, epidídimo e próstata. Com essas regiões afetadas, a qualidade do sêmen pode ficar comprometida o que afeta uma possível gravidez.

O Labi recomenda

Da mesma maneira, é preciso estar atento ao coração. A sífilis, infecção que atinge mais de 160 mil pessoas por ano no Brasil, pode causar aneurismas, danos às válvulas e artérias do coração e inflamações. Por isso é extremamente importante se prevenir e tratar.

Como evitar as consequências das ISTs

A forma mais eficaz de evitar o surgimento de infecções sexualmente transmissíveis é com o uso do preservativo. Além disso, faça exames regularmente para garantir que a sua saúde esteja em dia.

Lembre-se: muitas infecções são silenciosas, o que pode aumentar as chances de desenvolver uma condição séria como câncer e infertilidade. No Labi Exames estão disponíveis testes para Sífilis, HIV 1 e 2, Hepatite B e C. Proteja-se!

TAGS: consequências ists DST ist ists
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: