Categorias: Testes

Tireoide: o que é e para que serve o TSH

Compartilhar

A tireoide é uma glândula secretora de hormônios em forma de borboleta localizada na frente do pescoço que produz três hormônios primários: triiodotironina (T3), tiroxina (T4) e calcitonina. Estes hormônios da tireoide desempenham um papel importante nas seguintes funções:

  • metabolismo e peso
  • temperatura corporal
  • humor
  • controle muscular
  • digestão
  • crescimento
  • função cerebral e desenvolvimento
  • função cardíaca

Várias condições podem causar um desequilíbrio hormonal da tireoide, sendo que as mais comuns são as doenças autoimunes e a deficiência de iodo.

Se o seu médico suspeitar que você tem um distúrbio da tireoide, ele pode recomendar um ou vários exames de sangue que fazem parte de um painel de função da tireoide. Esses testes medem os níveis de hormônio tireoidiano no sangue e podem ajudar a determinar como sua glândula tireoide está funcionando, sendo o Hormônio estimulante da tireoide (TSH), disponível no Labi, o mais comum deles.

O que causa hipotireoidismo

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, entre 8% e 12% dos brasileiros têm hipotireoidismo, condição na qual a tireoide produz poucos hormônios, fazendo com que o metabolismo diminua. Os sintomas do hipotireoidismo incluem fadiga , fraqueza e dificuldade de concentração.

A seguir estão algumas das causas mais comuns de hipotireoidismo:

  • Tireoidite de Hashimoto: esta é uma condição autoimune que faz com que o corpo ataque suas próprias células da tireoide. Como resultado, a tireoide é incapaz de produzir uma quantidade suficiente de hormônios. A condição nem sempre causa sintomas, por isso pode progredir ao longo de vários anos antes de causar danos visíveis.
  • Tireoidite: esta é uma inflamação da glândula tireoide. Muitas vezes, é causada por uma infecção viral ou um distúrbio autoimune, como a tireoidite de Hashimoto. Essa condição interfere na produção de hormônios da tireoide e, eventualmente, leva ao hipotireoidismo.
  • Tireoidite pós-parto: esta é uma forma temporária de tireoidite que pode se desenvolver em algumas pessoas após o parto.
  • Deficiência de iodo: a tireoide usa iodo para produzir hormônios. Uma deficiência de iodo pode levar ao hipotireoidismo.

O que é hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma condição na qual a tireoide produz muito hormônio, fazendo com que o metabolismo acelere. Os sintomas do hipertireoidismo incluem aumento do apetite, ansiedade e dificuldade para dormir.

A seguir estão algumas das causas mais comuns de hipertireoidismo:

  • Doença de Graves: distúrbio comum, no qual a tireoide se torna maior e produz uma quantidade excessiva de hormônios. Os sintomas são basicamente os mesmos do hipertireoidismo.
  • Tireoidite: eventualmente leva ao hipotireoidismo, mas, a curto prazo, também pode desencadear o hipertireoidismo. Isso pode ocorrer quando a inflamação faz com que a tireoide produza muitos hormônios e libere-os de uma só vez.
  • Excesso de iodo: altas concentrações de iodo no corpo podem fazer com que a tireoide se torne hiperativa. Isso geralmente ocorre como resultado do uso contínuo de medicamentos que contêm iodo.
  • Nódulos de tireoide: apesar de serem geralmente benignos, quando esses nódulos começam a aumentar de tamanho, eles podem se tornar hiperativos e a tireoide pode começar a produzir muitos hormônios.

O que é TSH – Hormônio Tireoestimulante?

O exame de hormônio estimulante da tireoide (TSH) mede a quantidade de TSH no sangue. O TSH é produzido pela glândula pituitária, localizada na base do cérebro e é responsável por regular a quantidade de hormônios liberados pela tireóide. 

No Labi você pode fazer o TSH – Hormônio Tireoestimulante em uma de nossas unidades ou no conforto da sua casa sem pagar nada a mais por isso.

Como me preparo para um Teste de TSH?

O exame de TSH não requer nenhuma preparação especial. No entanto, é importante informar ao seu médico se você estiver tomando medicamentos que possam interferir na precisão da medição do TSH. 

Você pode precisar evitar o uso desses medicamentos antes do teste. No entanto, não pare de tomar seus medicamentos, a menos que seu médico lhe diga para fazê-lo.

Como ler um Teste de TSH

O exame de TSH às vezes é administrado como um teste de triagem preliminar. Um desequilíbrio no TSH fornece informações sobre sua tireoide e sua capacidade de produzir e secretar hormônios tireoidianos. Muitas vezes, é o indicador mais sensível de que um problema de tireoide está presente.

Confira a seguir os valores de referência para o TSH – Hormônio Tireoestimulante:

  • Valores inferiores a 0,45 mUI/mL são baixos, sugerindo que a tireóide está funcionando acima do desejado.
  • Pacientes que já têm diagnóstico de doença da tireoide e usam medicamentos com hormônio tireoidiano também podem ter valor de TSH baixo.
  • Valores entre 0,45 mUI/mL e 4,5 mUI/mL são considerados dentro da faixa normal. Isso indica funcionamento normal da tireóide.
  • Valores de TSH maiores que 4,5 mUI/mL e menores que 10,0 mUI/mL são considerados altos.
  • Valores de TSH maiores que 10,0 mUI/mL são muito altos e sugerem que a tireoide está funcionando pouco.

Níveis de TSH durante a gravidez

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem ocorrer durante a gravidez e merecem atenção da gestante e do profissional de saúde que a acompanha.

Isso porque os hormônios da tireoide podem afetar o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê, especialmente durante o primeiro trimestre. Por volta das 12 semanas, o bebê começará a produzir seus próprios hormônios da tireoide. 

A doença da tireoide não tratada pode causar aborto espontâneo, parto prematuro ou baixo peso ao nascer, além de pré- eclâmpsia. Por isso, é importante verificar seus níveis de TSH durante a gravidez para garantir que você e seu bebê permaneçam saudáveis.

Converse com seu médico de confiança sobre seus níveis de TSH durante a gravidez. Este profissional pode determinar se você precisa de medicação para a tireoide ou se a medicação para a tireoide que você já faz uso precisa ser ajustada com base nos níveis de TSH desejados para os diferentes estágios da gravidez.

No Labi, você pode realizar o Exame de TSH ou um Check-up da Tireoide em uma das unidades em São Paulo, interior e Rio de Janeiro, sem precisar de agendamento. Consulte as unidades em nosso site e o pagamento pode ser feito pelo site com PIX, cartão de crédito e em até 12 vezes. 

E lembre-se: seja com exames, testes, vacinas ou check-ups, conte sempre com o Labi para te ajudar a descomplicar seus cuidados com a saúde.

Equipe Labi

Posts recentes

Labi oferece descontos imperdíveis nas unidades

Confira todos os detalhes da promoção para exames, testes e check ups em unidades selecionadas…

6 meses atrás

Hemoglobina Glicada (HbA1c)

O que é hemoglobina glicada (HbA1c)? A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos…

6 meses atrás

T3: Livre, Total e Reverso

O que é T3?  O T3, ou triiodotironina, é um hormônio produzido pela glândula tireóide.…

6 meses atrás

Desvendando o Hemograma

O que é?  O hemograma é um exame que avalia os componentes celulares do sangue,…

6 meses atrás

T4: Livre e Total

O que é T4?  O T4, também conhecido como tiroxina, é um hormônio produzido pela…

6 meses atrás

Teste de Lipidograma

O que é o Teste de Lipidograma? O perfil lipídico, ou lipidograma, é uma medida…

6 meses atrás