Diabetes: dicas para controlar a doença

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
14/07/2022
6 minutos de leitura
Diabates: dicas para controlar a doença

O diabetes mellitus é uma doença silenciosa que pode causar sérias complicações e perda de qualidade de vida quando não tratada ou sem o controle adequado. Assim como a maioria das doenças crônicas, o diabetes é uma doença multifatorial e bastante influenciada por fatores ambientais, como o estilo de vida e alimentação. 

Por isso, algumas mudanças podem fazer toda a diferença na saúde da pessoa diabética. Pensando nisso, o blog do Labi trouxe dicas práticas para o seu dia a dia que te ajudarão a controlar o diabetes. Confira.

O que é diabetes

O diabetes é uma doença metabólica crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Isso ocorre porque a insulina, hormônio responsável por transportar a glicose do sangue para o interior das células, não é produzida ou não funciona corretamente. Isto faz com que o açúcar se acumule no sangue ao invés de ser gasto nas células do corpo.

Na maior parte dos casos, o diabetes é do tipo 2, no qual o pâncreas ainda produz insulina mas o hormônio não consegue atuar corretamente, deixando os níveis de açúcar continuamente elevados.

A doença também pode ser do tipo 1, que tem fortes componentes genéticos e é causada pela não produção de insulina pelo pâncreas com a mesma consequência: elevados níveis de açúcar no sangue.

Ao contrário do tipo 1 que, em geral, surge logo na infância ou adolescência, o diabetes tipo 2 surge ao longo da vida, e é causado, entre outros fatores, por maus hábitos de alimentação e um estilo de vida sedentário.

Como saber se tenho diabetes

É possível saber se você tem diabetes com um dos exames disponíveis no Labi, como o check-up do diabetes, teste de glicemia, teste de glicemia em jejum, entre outros. Tudo isso conforto da sua casa ou em uma de nossas unidades modernas e estrategicamente localizadas.

De acordo com o Atlas do Diabetes de 2019, 46% dos brasileiros diabéticos não sabem que têm a doença, cerca de 8 milhões de pessoas. Por isso, saiba o quanto antes de você tem diabetes.

Como controlar o diabetes

Para manter a doença sob controle, mudanças profundas no estilo de vida são necessárias, sobretudo, referentes à alimentação, que deve ser mais natural e saudável, e à prática de exercícios físicos. Detalharemos mais essas mudanças a seguir.

Diabetes: alimentos permitidos e que devem ser evitados

Um aspecto importante de qualquer dieta para diabéticos é a consistência para manter os níveis de açúcar no sangue controlados. Para isso, estratégias simples podem ajudar.

Evite carboidratos refinados

Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia que é obtida, por meio da quebra do açúcar presente nesses alimentos. A principal diferença entre carboidratos refinados – arroz branco, açúcar e farinha branca, por exemplo – e carboidratos complexos, como arroz integral e grãos integrais, está na quantidade de fibras presentes no segundo tipo.

As fibras, por serem mais difíceis do corpo digerir, fazem com que a digestão como um todo fique mais lenta e, com isso, a glicose é liberada aos poucos no sangue e os picos de glicemia, tão perigosos para os diabéticos, são evitados. 

Os carboidratos não são vilões! O importante é consumi-los com sabedoria.

Faça exercícios regularmente

A Organização Mundial da Saúde nas suas Diretrizes para Atividades Físicas e Comportamento Sedentário recomenda para adultos, pelo menos, 150 a 300 minutos de exercícios aeróbicos em intensidade moderada ou de 75 a 150 minutos de exercícios mais intensos por semana.

Segundo a instituição, você não precisa ficar horas por dia na academia para ter mais saúde e ajudar no controle do seu diabetes. Um pouco de exercício por dia já faz uma grande diferença. O mais importante é ter constância! E para te ajudar a fazer das atividades físicas parte da sua rotina, trouxemos algumas dicas:

  • Reserve um horário na sua agenda e cumpra-o
  • Encontre um exercício que te dê prazer. Pode ser corrida, caminhada, hidroginástica, tênis… Enfim, você escolhe!
  • Pense que o exercício é uma atividade de rotina que deve ser feita, como escovar os dentes e tomar banho. Bateu a preguiça? Apenas vá!
  • Faça exercícios acompanhado de amigos ou familiares
  • Se planeje: já deixe as roupas, o despertador e o lanchinho pré-exercício prontos.

Além dos exercícios ajudarem no controle do peso, algo muito importante para a pessoa diabética, eles também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, pois o diabetes é um dos principais fatores de risco para AVCs, infartos, aneurismas, tromboses e outras doenças cardiovasculares.

Segundo o HCor, pessoas com diabetes têm um risco maior de sofrer um infarto: um risco 40% maior nos homens e 50% maior nas mulheres. Esse risco elevado é explicado, pois o diabetes causa uma série de alterações que aumentam o risco de coágulos potencialmente perigosos surgirem.

Diabetes e a importância da vacinação

Indivíduos com diabetes estão mais propensos a desenvolver infecções, já que essa doença afeta o sistema imunológico. Por conta disso, é de extrema importância que os diabéticos mantenham a sua carteirinha de vacinação em dia, tomando todas as vacinas recomendadas para cada faixa etária: infância, adolescência, vida adulta e terceira idade. Só que muitos pacientes não sabem dessa urgência.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela ADJ Diabetes Brasil – que representa 35 associações de diabetes junto ao Governo Federal – revelou que 47% das pessoas com diabetes tipo 2 não se lembravam de quando o médico comentou sobre a importância da vacinação nas consultas; e 9% disseram categoricamente que o médico não fala sobre o assunto durante o atendimento. A sondagem foi feita em 2020 com 2.027 diabéticos, pais e mães de crianças com diabetes e cuidadores.

Portanto, quando for ao médico, perguntar sobre as vacinas recomendadas e qual o melhor momento para tomá-las, assim, você garante sua proteção e sua saúde e evita o risco de contrair doenças infecciosas.

E lembre-se sempre de manter um estilo de vida saudável, manter sua carteirinha de vacinação em dia, ir ao médico e fazer check-ups preventivos frequentemente. Afinal, como cuidamos da nossa saúde agora definirá o quão bem viveremos no futuro.

Importante: este artigo é informativo. Quaisquer dúvidas, fale com o seu profissional de saúde de confiança.

Acompanhar os níveis de glicose no sangue é essencial!

No Labi você realiza o check up do diabetes e outros exames com praticidade, segurança e os melhores preços. E lembre-se de sempre contar com o Labi para te ajudar nos cuidados com a sua saúde!

Fontes:

https://diabetes.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Nota-Tcnica-Dep.-Nutrio-SBD.pdf

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Vacinas essenciais para mulheres
Vacinas

Vacinas essenciais para mulheres

01/04/2022 9 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: