Doenças do fígado: descubra tudo sobre as doenças hepáticas

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
20/12/2022
8 minutos de leitura

Você sabia que em todo o planeta mais de 400 milhões de pessoas estão infectadas pelos vírus de hepatite B e C? 

Este número, estimado pela Organização Mundial da Saúde, é dez vezes maior do que o número de pessoas contaminadas pelo HIV, colocando as doenças hepáticas entre as grandes preocupações na saúde pública em todo o mundo.

Por isso, preparamos esse artigo com dicas importantes para evitar as doenças hepáticas e como diagnosticá-las. Confira.

Onde fica o fígado?

O fígado é um órgão de fundamental importância para o organismo, atuando na metabolização de toxinas, colaborando na digestão e produzindo proteínas a partir de outros nutrientes.

Doenças hepáticas, como são chamadas as doenças do fígado, podem trazer graves consequências para a saúde, como problemas de coagulação, acúmulo de líquido no abdômen, sangramento no intestino e deterioração da função cerebral. A maioria das atividades do fígado são realizadas por meio de enzimas.

 O que são as enzimas hepáticas?

Cada enzima tem uma função específica em diferentes reações no nosso organismo, sendo essenciais para a nossa vida. Elas possibilitam acelerar a velocidade de um processo sem alterá-lo, como acontece na contração muscular, por exemplo.

As enzimas hepáticas participam de reações químicas nas células do fígado. Entre essas enzimas estão a fosfatase alcalina (FAL), gamaglutamiltransferase (GGT) e as transaminases Glutâmico Oxalacética e Glutâmico Pirúvica (TGO e TGP).

O que causa doença no figado

Entre as causas mais frequentes para alterações nas enzimas do fígado estão a ingestão de álcool, a esteatose hepática, o excesso de medicamentos e as hepatites B e C, que podem ter longos períodos assintomáticos.

Por isso, o acompanhamento médico e a realização de exames regulares ajudam a medir os níveis das enzimas no organismo, um importante marcador de alterações no fígado. 

As transaminases (TGO e TGP), por exemplo, têm seus níveis sanguíneos aumentados quando existe lesão nas células hepáticas. Já a Gama GT, aumenta nos casos de fluxo deficiente da bile, dentro ou fora do fígado.

Algumas pessoas podem ter alteração das chamadas enzimas hepáticas sem ter doença no fígado.

Sintomas de doença no fígado

Doenças hepáticas nem sempre causam sinais e sintomas perceptíveis. Contudo, se esses sintomas ocorrerem, eles podem incluir:

  • Pele e olhos que parecem amarelados (icterícia).
  • Inchaço nas pernas e tornozelos.
  • Comichão na pele.
  • Urina de cor escura.
  • Fezes pálidas.
  • Fadiga crônica.
  • Náusea ou vômito.
  • Perda de apetite.
  • Tendência a se machucar facilmente.
  • Dor abdominal e inchaço.

Muitas vezes, só procuramos ajuda quando os sintomas surgem, principalmente quando a dor se torna incômoda. 

Esse é o seu caso? Então, saiba que essa não é a melhor forma de cuidar da saúde e prevenir as doenças hepáticas. O ideal é manter uma relação de proximidade e confiança com o seu médico e realizar check-ups regulares.

Dor no fígado

A dor no fígado pode ser difícil de diagnosticar porque assume várias formas. Além disso, o fígado não contém nenhum nervo que possa gerar dor, então o desconforto é geralmente resultado de inflamação ou dano aos tecidos circundantes.

Pessoas com cirrose (uma condição que envolve cicatrização do fígado) relatam uma dor descrita como incômoda ou latejante. Ela costuma se localizar no abdômen, mas também pode migrar para as costas, ombros e grandes articulações.

Doenças hepáticas também podem causar inflamação em todo o corpo, levando a uma sensação geral de desconforto. Ascite, ou acúmulo de líquido no abdômen causado por essas doenças também pode causar dor aguda ou até mesmo dor ao respirar.

Fatores de risco para doenças no fígado

No geral, as doenças no fígado são multifatoriais, ou seja, não têm apenas um causa, mas um conjunto de hábitos e influências ambientais e de comportamento que aumentam as chances delas se desenvolverem. São elas:

  • Excesso de consumo de álcool.
  • Obesidade e sobrepeso.
  • Diabetes tipo 2.
  • Exposição a sangue e fluidos corporais.
  • Prática de sexo desprotegido.
  • Exposição a certos produtos químicos ou toxinas.
  • Histórico familiar de doença hepática.

A boa notícia é que a maioria dos fatores de risco para doenças hepáticas podem ser prevenidos com mudanças de estilo de vida relativamente simples que, sob orientação profissional, podem fazer uma grande diferença na saúde.

Como prevenir doenças no fígado?

De acordo com especialistas, para proteger o seu fígado, você pode tomar algumas medidas simples, como mudanças na alimentação e evitar comportamentos de risco.

Faça mudanças na alimentação

Mudar a nossa relação com a comida e o que colocamos no prato, pode refuzir bastante o risco de desenvolver doenças hepáticas. Confira as dicas:

  • Reduza o consumo de alimentos ricos em açúcar e gorduras saturadas: refrigerantes, bolos, biscoitos, sorvetes e carnes gordas devem ser evitadas. Dê sempre preferência a alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, verduras, carnes magras, grãos e laticínios.
  • Evite alimentos com adição de gordura trans: você pode fazer isso lendo o rótulo do produto antes de comprar. Por lei, os fabricantes precisam indicar a presença dessa gordura que é vilã para a saúde e está presente, principalmente, em produtos de panificação industrializados, como biscoitos, bolos e pães.
  • Beba álcool com moderação: isso significa até um drinque por dia para mulheres e até dois drinques por dia para homens. Considera-se excesso de ingestão de álcool mais de oito drinques por semana para mulheres e mais de 15 drinques por semana para homens.

Em resumo: cuide com carinho do seu fígado e analise bem o que você come e bebe. O fígado ‘desintoxica’ o nosso organismo e nós o sobrecarregamos se temos uma alimentação não saudável com abuso de álcool.

Evite comportamentos de risco

São considerados comportamentos de risco atitudes que podem aumentar o risco de se contrair doenças infectocontagiosas, como as hepatites. Por isso, alguns cuidados são necessários:

  • Atente-se às agulhas e outros materiais perfurantes: seja exigente quanto à limpeza e segurança de agulhas e seringas usadas para piercings e tatuagens, materiais de manicure e pedicure e não compartilhe lâminas de barbear ou depilação.
  • Use camisinha: proteja-se durante as relações sexuais com preservativos masculinos e femininos.
  • Vacine-se: não se esqueça de tomar as vacinas contra hepatite A e hepatite B.
  • Use medicamentos sob orientação médica: faça o uso de medicamentos prescritos e não prescritos somente quando necessário e apenas nas doses recomendadas. Não misture medicamentos e álcool e nunca se automedique.

Até medicamentos que consideramos inofensivos, como pílulas para dor de cabeça disponíveis nas gôndolas de farmácias, podem ser perigosos. Consulte um profissional antes de consumí-los. 

  • Evite o contato com sangue e fluidos corporais de outras pessoas: os vírus da hepatite podem ser transmitidos por picadas de agulha acidentais ou limpeza inadequada de sangue e fluidos corporais. Caso você tenha tido contato com sangue, procure ajuda médica.
  • Lave bem as mãos antes de comer ou preparar alimentos: essa ação simples pode prevenir diversas doenças que afetam o fígado.

As doenças hepáticas infecciosas são, no geral, silenciosas e, muitas vezes, só são diagnosticadas quando já estão avançadas e o fígado comprometido. Por isso, preste atenção às suas escolhas e esteja sempre atento.

Como diagnosticar doenças no fígado?

Com o Check-up do Fígado você cuida da saúde do fígado e ainda economiza, pois paga um valor menor do que pagaria por cada exame individualmente. Nele, estão incluídos marcadores de lesão hepática (bilirrubina, fosfatase, gama GT, proteínas e transaminases), rastreio de hepatites (hepatites B e C), além de um hemograma completo e outros exames que ajudam a analisar a saúde do órgão.

E para que o seu cuidado seja ainda mais assertivo, se encontrarmos qualquer alteração em seus resultados, nossa equipe técnica entrará em contato para orientar sobre qual especialista você deve buscar.No Labi, acreditamos que cuidar da saúde não precisa ser caro nem complicado. Por isso, temos dezenas de exames,testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado e com pagamento facilitado: PIX, cartão ou dinheiro. Conte conosco para cuidar da sua saúde!

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: