Vacina da Gripe: como funciona a imunização de mamães e bebês

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
09/04/2021
4 minutos de leitura
Bebezinho na clínica de saúde para vacinação

Nosso sistema imunológico fica mais frágil em algumas etapas da vida, o que nos torna mais suscetíveis a infecções durante esses momentos de fragilidade imunológica. Entre duas dessas etapas podemos citar a gestação e a primeira infância. 

Por conta disso, as mamães e seus bebês fazem parte do grupo de risco da gripe, uma doença causada pelo vírus Influenza que pode causar infecções pulmonares graves e levar à hospitalização e até a morte. 

Mas, ainda bem que nos dias de hoje a gripe pode ser prevenida através da Vacina da Gripe Tetravalente, recomendada para gestantes e bebês maiores de 06 meses. E para te ajudar a entender melhor como funciona a vacinação nesse grupo, esclarecemos algumas dúvidas abaixo.

Por que as grávidas e os bebês têm a imunidade mais frágil?

Durante a gravidez , as células de defesa da mãe concentram seus esforços na região do útero para impedir que o organismo veja o bebê como um “corpo estranho”, já que 50% do feto é composto pelo DNA paterno e o corpo pode confundi-lo com uma ameaça. Com isso, acontece uma diminuição do efeito protetor sobre outras partes do corpo, o que deixa a gestante mais suscetível à infecções.

Já os pequenos têm uma menor imunidade porque o sistema imunológico deles ainda está em desenvolvimento e os seus anticorpos ainda estão em formação, os tornando um alvo mais fácil para a ação de vírus e bactérias. 

Vacina da gripe para bebês:

A Vacina da Gripe Tetravalente é recomendada para crianças maiores de 06 meses e na primovacinação (primeira vez que recebem o imunizante) ela é aplicada em duas doses, com um intervalo de 30 dias entre a  aplicação de uma dose e outra. 

Após a primovacinação é necessário realizar a revacinação anual, feita com apenas uma dose, para manter o sistema imunológico protegido contra a gripe, já que o vírus Influenza sofre diversas mutações ao longo do tempo.

Vacina da gripe para gestantes:

No caso das mamães que estão grávidas a recomendação é que elas tomem a Vacina da Gripe Tetravalente, independentemente do mês gestacional. A vacina é aplicada em apenas uma dose e deve ser reforçada anualmente, assim como nas crianças.

Vale lembrar que quando a mulher se imuniza ela protege não somente a si mesma como seu bebê também, já que os anticorpos que ela adquire são passados para a criança por meio da placenta. Dessa maneira, elas diminuem em até 70% o risco de seus nenéns serem infectados pela gripe durante os 06 primeiros meses de vida, período em que eles ainda não podem se vacinar. 

Vacina da Gripe no Labi: 

Proteja você e seu bebê se vacinando contra gripe aqui no Labi, onde você compra a vacina da gripe de maneira acessível e descomplicada, podendo se vacinar sem sair da sua casa, no conforto do seu lar com o Labi em Casa

Conte com o Labi para te ajudar a proteger você e sua família contra a gripe e outras doenças. Saiba mais sobre nossas vacinas no site do Labi.

Anúncio vacina da gripe tetravalente

Artigos Relacionados:

Gripe Suína: conheça a variante da gripe

Vacina da gripe: 4 mitos e verdades sobre o imunizante

Vacina da Gripe: quais as diferenças entre a rede pública e a particular?

Gripe e resfriado: como identificar cada um?

Gripe e o inverno: descubra se a doença tem relação com o frio

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: