Vacina da Herpes Zóster: saiba tudo sobre esse imunizante

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
17/06/2022
7 minutos de leitura

A Herpes Zóster é uma doença ainda pouco falada, mas que causa 3 milhões de casos por ano no Brasil, segundo estimativas do Ministério da Saúde. Também conhecida como cobreiro, a Herpes Zóster é causada pelo mesmo vírus da varicela (catapora) em crianças, com a diferença que, em adultos, os casos inspiram maiores cuidados e, a depender do quadro, causam grande perda de qualidade de vida.

Quer entender mais sobre a Herpes Zóster e a importância de se vacinar? Então, confira o artigo que preparamos com as principais dúvidas sobre o tema.

O que é a Herpes Zóster?

Em poucas palavras, a Herpes Zóster ocorre quando o vírus da varicela dormente, a varicela zoster, é reativado no tecido nervoso. Os primeiros sinais da doença são silenciosos e podem incluir formigamento e dor localizada.  Em seguida, a maioria das pessoas desenvolve uma erupção cutânea com bolhas cheias de líquido que causam grande incômodo e cicatrizes.  Estas bolhas, segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), geralmente, surgem em uma área localizada do corpo, como tronco e rosto.

Apesar de, normalmente, a erupção cutânea durar de 2 a 4 semanas, muitas pessoas têm complicações a longo prazo bastante preocupantes:

  • Neuralgia pós-herpética: dor crônica e debilitante de longa duração que causa perda de qualidade de vida.
  • Infecções bacterianas na pele
  •  Fraqueza
  •  Paralisia muscular
  •  Perda de audição ou visão.

A Herpes Zóster acaba sendo uma doença negligenciada, mas as suas complicações são sérias e prejudicam a vida do portador.

A Herpes Zóster é contagiosa?

Se você nunca teve catapora ou não tomou a vacina, é possível contrair varicela de alguém com Herpes Zóster  através do contato direto com bolhas ativas, pois o mesmo vírus causa Herpes Zóster e varicela.

A boa notícia é que, hoje, com o avanço da ciência, é possível prevenir a doença com vacina, sendo a vacina da Herpes Zóster, disponível no Labi uma das  modernas e eficazes, pois garante até 97% de eficácia. 

Como funciona a vacina da Herpes Zóster?

Com tecnologia recombinante, e eficácia de até 97%, a Vacina da Herpes Zóster é totalmente segura para a prevenção da Herpes Zóster. A eficácia também é comprovada com mais de 90% na prevenção do episódio agudo, mesmo entre idosos acima de 70 anos de idade.

Esta vacina é do tipo recombinante e contém o vírus inativado, ou seja, o vírus da Herpes Zóster foi cultivado e alterado para não causar a doença. Com isso, ela ajuda o organismo a desenvolver sua própria proteção contra a doença e suas complicações. Esta tecnologia é utilizada em diversas vacinas, como a CoronaVac, vacina usada na proteção contra a Covid-19.

Além disso,  a vacina fornece maior proteção e mais duradoura do que a vacina de dose única com o vírus zóster vivo atenuado e se mostrou altamente eficaz na prevenção da neuralgia pós-herpética, uma das complicações mais graves da doença. Este é um dos diferenciais mais importantes desta vacina!

Quem deve tomar a vacina da Herpes Zóster?

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) estima que 1 em cada 3 adultos desenvolverá a Herpes Zóster, pelo menos, uma vez na vida. Por isso, a vacina é o melhor meio de evitar a doença.

Hoje, a vacina é indicada para os seguintes grupos:

  • Adultos com 50 anos ou mais
  • Adultos a partir de 18 anos de idade ou mais com risco aumentado de Herpes Zóster  (sob recomendação médica).
  • Imunocomprometidos a partir de 18 anos de idade (sob recomendação médica).

Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, órgão referência em vacinas no Brasil, estudos apontam que houve um aumento no número de casos durante a pandemia da Covid-19. Mais um motivo para você não deixar de se vacinar!

É importante dizer que, pessoas entre 18 e 49 anos, precisam de indicação médica para se vacinar. Por isso, caso esteja em dúvida, converse com o seu médico de confiança.

Perguntas frequentes sobre a Vacina de Herpes Zóster

Qual a composição da Vacina de Herpes Zóster?

Cada dose (0,5 mL) contém 50 microgramas de antígeno gE1 (Glicoproteína do vírus varicela zoster (VVZ) produzida pela tecnologia do DNA recombinante) com adjuvante AS01B.

Qual a eficácia da Vacina de Herpes Zóster?

A vacina Herpes Zóster é inativada,  recombinante e possui até 97% de eficácia. E, mais de 90% de eficácia na prevenção do episódio agudo, mesmo entre idosos acima de 70 anos de idade.

Quantas doses da Vacina de Herpes Zóster devo tomar?

Para garantir a eficácia do imunizante é recomendada a aplicação de 2 doses com intervalo de 2 meses.

Quais as possíveis reações da vacina?

Em adultos com mais de 50 anos, as reações adversas mais observadas são: dor no local da injeção, fadiga, mialgia, dores de cabeça, dores musculares,  calafrios e febre,  sintomas gastrointestinais.. No geral, essas reações adversas desaparecem entre 2 e 3 dias após a injeção.

Como me preparo para tomar a Vacina de Herpes Zóster?

A aplicação da vacina da Herpes Zóster não requer qualquer cuidado prévio. Mesmo assim, algumas orientações são necessárias:

  • Adiar a vacinação em caso de doença febril aguda;
  • A vacinação de pessoas portadoras do vírus HIV deve ser avaliada por médico, que pode prescrevê-la se não houver comprometimento do sistema imunológico;
  • Após quadro de herpes zóster, é preciso aguardar um ano para aplicar a vacina;
  • No caso de pacientes que já tiveram herpes zóster oftálmico, ainda não existem dados suficientes para indicar ou contraindicar a vacina;
  • Até o momento não foi observada transmissão do vírus vacinal e doença (varicela) a partir de indivíduos que receberam a vacina varicela zóster;
  • Pessoas que tiveram a doença nos últimos 6 meses deverão apresentar o pedido médico.

Caso tenha alguma dúvida, fale com o seu médico de confiança.

A Vacina da Herpes Zóster é disponibilizada no SUS?

A vacina da Herpes Zóster se encontra disponível apenas na rede particular.

Quem já tomou a vacina da Herpes Zóster anteriormente precisa tomar esta nova vacina?

A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda que pessoas vacinadas previamente com a vacina da Herpes Zóster atenuada recebam a vacina inativada, respeitando-se um intervalo mínimo de dois meses.

Quem já teve a doença, precisa tomar esta nova versão da vacina?

A vacina inativada também está recomendada para pacientes que já apresentaram quadro de Herpes Zóster.

Porque se vacinar no Labi

No Labi, você pode se vacinar contra a Herpes Zóster e outras doenças no conforto da sua casa sem pagar a mais por isso. Clique aqui para fazer o seu agendamento e compra online.

Estamos prontos para te ajudar a descomplicar os seus cuidados com a saúde pelos melhores preços do mercado.

TAGS: herpes herpes zoster vacina herpes
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: