Vacinação em bebês: como acalmar os pequenos durante a imunização

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
03/08/2021
6 minutos de leitura
Bebê se vacinando no colo do pai

Uma etapa muito importante para manter a saúde dos pequenos é a vacinação na primeira infância, já que ela garante a proteção contra inúmeras doenças e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. 

Mas, mesmo sendo essencial para a saúde deles, a hora de tomar as vacinas não é um dos momentos preferidos das crianças. É comum – e completamente normal – que os bebês se incomodem com a “picadinha” e fiquem manhosos e chorões e, obviamente, também é normal que as mamães e papais fiquem com o coração apertado de ver seus filhos incomodados.

Apesar do incômodo, não vacinar as crianças jamais é uma opção e é indispensável manter a carteirinha de vacinação dos pequenos em dia. E vale lembrar que, o momento da vacina não precisa ser traumático nem para as crianças e nem para os pais.

Por isso, o Labi trouxe algumas dicas que vão te ajudar a manter seu bebê mais calmo durante a vacinação.

Amamentar a criança durante a vacinação: 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), amamentar a criança durante a vacinação é uma forma eficiente de conseguir amenizar a dor do bebê e acalmá-lo durante o procedimento. 

O ato chamado de “mamalgesia”, é muito eficiente e traz inúmeros benefícios para a criança, pois a sucção tem um efeito analgésico nos bebês. Isso ocorre porque o leite materno contém endorfina, substância química que ajuda a aliviar a dor. Além disso, a amamentação tem um efeito calmante nos pequenos, o que ajuda a diminuir a ansiedade e os deixa mais calmos durante a aplicação das vacinas.

O recomendado é colocar a criança no seio um pouco antes do procedimento e deixá-la no peito durante a vacinação e alguns minutos após o final. E não se preocupe, seu bebê não irá associar a amamentação com um momento ruim. Pelo contrário, ele passará a ver o momento da vacinação com outros olhos.

Mantenha-o distraído e confortável:

Uma ótima dica é fazer o possível para tirar o foco do bebê da agulha. Portanto, use e abuse de estímulos para distraí-lo. Durante o momento da aplicação, mostre os brinquedos favoritos, chocalhos e objetos que possam chamar a atenção dele.

Além dos brinquedos, você pode distrair o seu filho conversando, contando uma história ou cantando uma música que ele goste bastante. Dessa maneira, seu pequeno irá focar em você e se sentir menos estressado durante o procedimento e quando ele menos esperar, tudo já vai ter acabado. 

Outra dica é segurar seu bebê no colo e manter contato visual com ele durante o procedimento, assim ele se sente mais confortável e seguro. Não se esqueça que no dia da vacinação o bebê precisa estar usando uma roupa confortável que deixe o local da aplicação descoberto. 

Entre no universo deles: 

Se o seu filho já for maiorzinho, converse com ele, explique a importância da vacinação e ressalte que o procedimento será bem rápido. Manter a transparência com as crianças é muito importante, porque isso vai fazer com que elas se sintam mais seguras e preparadas para tomar as vacinas.

Uma dica bem legal é tornar o momento o mais lúdico possível e fazer alusões às histórias preferidas deles. Conte para o seu filho que o super herói ou princesa favorito dele também toma vacinas e associe a coragem dele por enfrentar a “picadinha” aos personagens que ele mais gosta. Assim, ele terá uma distração do momento e se sentirá mais encorajado para tomar a vacina.

Aqui no Labi, ele ainda ganha um certificado de bravura após a vacinação, para lembrá-lo de como ele é corajoso e como ele foi incrível durante o momento da “picadinha”. Assim, ele se sente forte como os super-heróis das histórias que ele tanto ama. 

Certificado de Bravura Labi

Uma ajudinha extra do Labi:

No Labi, sempre colocamos nossos pacientes em primeiro lugar e sempre nos preocupamos em deixar o momento da vacinação mais fácil para os pequenos

Por isso, aplicamos nossas vacinas usando o Pikluc, um equipamento que ajuda a aliviar a dor na hora da picadinha e diminui a sensação de desconforto. O Pikluc tem o formato parecido com o de uma ferradura e possui mini pontas que devem ser pressionadas no local em que a vacina será aplicada. 

A pressão das mini pontas na pele sensibilizam vários nervos da região, o que diminui a dor e o desconforto na hora de tomar a vacina. Com isso, a vacinação dos seus filhos fica ainda mais fácil e descomplicada. 

Pikluc alívio da dor na injeção

Faça a vacinação em casa: 

O ambiente de hospitais e laboratórios pode assustar ainda mais os bebês. O local desconhecido pode deixá-los desconfortáveis e desconfiados, o que acaba tornando o momento da vacinação ainda mais estressante para eles. 

Por isso, uma alternativa é que ele tome as vacinas em casa, através do Labi em Casa. Assim, os pequenos vão estar em um ambiente que eles consideram seguro, rodeados por todos os elementos que já fazem parte de sua rotina. Isso os ajuda a manter a calma e afasta a sensação de desconfiança.

Não esqueça de manter a calma: 

Nenhum pai gosta de ver o filho incomodado ou chorando, mas não esqueça que é essencial que você como responsável mantenha a calma e não demonstre preocupação ou nervosismo durante o procedimento.

Lembre-se que os pais são, na maioria das vezes, o ‘porto seguro’ da criança, e constantemente elas se espelham e confiam neles em todas as ocasiões. Por isso, se você estiver ansioso, incomodado ou desconfortável com a situação, muito provavelmente seu bebê perceberá sua agitação e irá acabar absorvendo as mesmas sensações.

Então não esqueça de transparecer segurança e tranquilidade para acalmar seu pequeno durante a picadinha e conte com o Labi para vacinar você e toda a sua família, afinal, não existe nada mais importante do que proteger as pessoas que amamos. 

Artigos Relacionados: 

Recomendação de Vacinas do Labi: seu novo aliado no cuidado à saúde

Vacina da Gripe: como funciona a imunização de mamães e bebês

Imunização em tempos de pandemia: não deixe de tomar suas vacinas

Cuidados com a saúde das crianças no verão

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: