A Herpes Zóster é uma doença ainda pouco falada, mas que causa 3 milhões de casos por ano no Brasil, segundo estimativas do Ministério da Saúde. Também conhecida como cobreiro, a Herpes Zóster é causada pelo mesmo vírus da varicela (catapora) em crianças, com a diferença que, em adultos, os casos inspiram maiores cuidados e, a depender do quadro, causam grande perda de qualidade de vida.
Quer entender mais sobre a Herpes Zóster e a importância de se vacinar? Então, confira o artigo que preparamos com as principais dúvidas sobre o tema.
Em poucas palavras, a Herpes Zóster ocorre quando o vírus da varicela dormente, a varicela zoster, é reativado no tecido nervoso. Os primeiros sinais da doença são silenciosos e podem incluir formigamento e dor localizada. Em seguida, a maioria das pessoas desenvolve uma erupção cutânea com bolhas cheias de líquido que causam grande incômodo e cicatrizes. Estas bolhas, segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), geralmente, surgem em uma área localizada do corpo, como tronco e rosto.
Apesar de, normalmente, a erupção cutânea durar de 2 a 4 semanas, muitas pessoas têm complicações a longo prazo bastante preocupantes:
A Herpes Zóster acaba sendo uma doença negligenciada, mas as suas complicações são sérias e prejudicam a vida do portador.
Se você nunca teve catapora ou não tomou a vacina, é possível contrair varicela de alguém com Herpes Zóster através do contato direto com bolhas ativas, pois o mesmo vírus causa Herpes Zóster e varicela.
A boa notícia é que, hoje, com o avanço da ciência, é possível prevenir a doença com vacina, sendo a vacina da Herpes Zóster, disponível no Labi uma das modernas e eficazes, pois garante até 97% de eficácia.
Com tecnologia recombinante, e eficácia de até 97%, a Vacina da Herpes Zóster é totalmente segura para a prevenção da Herpes Zóster. A eficácia também é comprovada com mais de 90% na prevenção do episódio agudo, mesmo entre idosos acima de 70 anos de idade.
Esta vacina é do tipo recombinante e contém o vírus inativado, ou seja, o vírus da Herpes Zóster foi cultivado e alterado para não causar a doença. Com isso, ela ajuda o organismo a desenvolver sua própria proteção contra a doença e suas complicações. Esta tecnologia é utilizada em diversas vacinas, como a CoronaVac, vacina usada na proteção contra a Covid-19.
Além disso, a vacina fornece maior proteção e mais duradoura do que a vacina de dose única com o vírus zóster vivo atenuado e se mostrou altamente eficaz na prevenção da neuralgia pós-herpética, uma das complicações mais graves da doença. Este é um dos diferenciais mais importantes desta vacina!
O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) estima que 1 em cada 3 adultos desenvolverá a Herpes Zóster, pelo menos, uma vez na vida. Por isso, a vacina é o melhor meio de evitar a doença.
Hoje, a vacina é indicada para os seguintes grupos:
Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, órgão referência em vacinas no Brasil, estudos apontam que houve um aumento no número de casos durante a pandemia da Covid-19. Mais um motivo para você não deixar de se vacinar!
É importante dizer que, pessoas entre 18 e 49 anos, precisam de indicação médica para se vacinar. Por isso, caso esteja em dúvida, converse com o seu médico de confiança.
Cada dose (0,5 mL) contém 50 microgramas de antígeno gE1 (Glicoproteína do vírus varicela zoster (VVZ) produzida pela tecnologia do DNA recombinante) com adjuvante AS01B.
A vacina Herpes Zóster é inativada, recombinante e possui até 97% de eficácia. E, mais de 90% de eficácia na prevenção do episódio agudo, mesmo entre idosos acima de 70 anos de idade.
Para garantir a eficácia do imunizante é recomendada a aplicação de 2 doses com intervalo de 2 meses.
Em adultos com mais de 50 anos, as reações adversas mais observadas são: dor no local da injeção, fadiga, mialgia, dores de cabeça, dores musculares, calafrios e febre, sintomas gastrointestinais.. No geral, essas reações adversas desaparecem entre 2 e 3 dias após a injeção.
A aplicação da vacina da Herpes Zóster não requer qualquer cuidado prévio. Mesmo assim, algumas orientações são necessárias:
Caso tenha alguma dúvida, fale com o seu médico de confiança.
A vacina da Herpes Zóster se encontra disponível apenas na rede particular.
A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda que pessoas vacinadas previamente com a vacina da Herpes Zóster atenuada recebam a vacina inativada, respeitando-se um intervalo mínimo de dois meses.
A vacina inativada também está recomendada para pacientes que já apresentaram quadro de Herpes Zóster.
No Labi, você pode se vacinar contra a Herpes Zóster e outras doenças no conforto da sua casa sem pagar a mais por isso. Clique aqui para fazer o seu agendamento e compra online.
Estamos prontos para te ajudar a descomplicar os seus cuidados com a saúde pelos melhores preços do mercado.
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: