O coração é um dos órgãos mais importantes do ser humano, sendo responsável por bombear o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo e levar resíduos do metabolismo para os locais onde devem ser eliminados.
Mesmo com toda essa importância, muitas pessoas não cuidam adequadamente da saúde do coração, o que causa milhares de mortes todos os anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, somente os AVCs e infartos, duas das doenças mais comuns que atingem o sistema cardiovascular, causaram 230 mil óbitos no País em 2021.
Por isso, este artigo se faz necessário para alertar sobre as principais doenças que atingem o coração e como preveni-las. Confira.
O sistema cardiovascular é formado por diversos órgãos e estruturas que distribuem o oxigênio e nutrientes pelo corpo. São eles: coração, sangue e vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares). As doenças cardiovasculares são aquelas que atingem o coração e vasos sanguíneos e de alguma forma prejudicam o fornecimento de oxigênio para órgãos, tecidos e células. As principais são:
Hoje, as doenças cardiovasculares são a causa número 1 de mortes no Brasil, de acordo com o IBGE. Muitas delas podem ser prevenidas com ações relativamente simples e observando os fatores de risco.
Analisar os fatores de risco para doenças cardiovasculares é importante, pois, assim, médico e paciente podem juntos, e por meio de uma abordagem individual e multifatorial, criar estratégias de saúde que ajudem a minimizar as chances da pessoa vir a sofrer uma dessas doenças.
Hipertensão arterial, colesterol alto e tabagismo são os principais fatores de risco para doenças cardíacas. Além disso, várias outras condições médicas e escolhas de estilo de vida também podem indicar um maior risco para doenças cardiovasculares, incluindo:
A boa notícia é que muitos desses fatores são contornáveis por meio de mudanças de hábitos e comportamentos relativamente simples de serem implementados. Por isso, procure ajuda médica e faça check-ups regulares.
Por outro lado, outros fatores de risco não são contornáveis e independem da pessoa, como histórico familiar, idade e sexo. Sobre este último, dados do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) estimam que, se dos 20 aos 59 anos, homens e mulheres têm um risco semelhante de doenças cardíacas, após os 60 anos, a porcentagem de homens com doença cardíaca cresce até 32%.
São dados preocupantes e que servem de alerta para a importância de cuidar da saúde do coração.
Exames e check-ups regulares para o coração devem ser feitos a partir dos 20 anos de idade e, na maioria dos casos, serem repetidos a cada 2 ou 4 anos. De acordo com a American Heart Association, os exames indicados e a frequência ideal de realização são:
Lembrando que este conteúdo é informativo e não substitui uma conversa franca com o seu médico.
No Labi, temos disponível o Check-up do Coração que conta com 9 exames em uma única coleta de sangue e pode ser feito no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar, ou em uma de nossas unidades modernas e acolhedoras espalhadas por São Paulo e Rio de Janeiro.
O Check-up do Coração do Labi é uma solução prática e econômica pensada pelos nossos especialistas para você que busca cuidado com a saúde descomplicado. Com ele, você consegue analisar a saúde geral do seu coração. Os exames inclusos são:
E o melhor: você ainda economiza dinheiro, pois o valor que você pagaria nesse check-up é menor que seria pago por cada exame individualmente.
Por fim, o resultado fica pronto em 2 dias úteis e pode ser consultado em nosso site em poucos cliques e, se encontrarmos qualquer alteração em seus resultados, a equipe técnica do Labi entrará em contato para orientar sobre qual especialista você deve buscar.
No Labi, acreditamos que cuidar da saúde não precisa ser caro nem complicado. Por isso, temos dezenas de exames, testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado e com pagamento facilitado: PIX, cartão ou dinheiro. Conte conosco para cuidar da sua saúde!
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: