Hepatites virais: mitos e verdades

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
11/01/2023
5 minutos de leitura

A Hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente silenciosa e com diversas causas, de agentes infecciosos ao uso excessivo de álcool e alguns medicamentos. Por ser uma doença potencialmente fatal, o diagnóstico precoce é a recomendação mais indicada para o sucesso do tratamento. 

Mesmo assim, a maioria das pessoas com a doença não sabem. A Organização Mundial da Saúde estima que, das 325 milhões de pessoas no mundo infectadas pelas Hepatites B e C,  290 milhões desconhecem que têm a doença, aproximadamente 9 em cada 10.

Para esclarecer as suas principais dúvidas sobre as hepatites virais, confira a seleção de mitos ou verdades que preparamos para você.

Existem diversos tipos de Hepatite

Verdade. As hepatites são classificadas em A, B, C, D e o contágio pode acontecer de diferentes maneiras: relações sexuais desprotegidas, uso de agulhas e outros itens contaminados, da gestante para o bebê, consumo de alimentos e água contaminados, entre outros.

No ano de 2017 tivemos, no Brasil, mais de 70% dos óbitos por hepatites infecciosas decorrentes do tipo C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). Foram quase 41 mil novos casos de hepatites virais naquele ano.

A hepatite A não tem cura

Mito. A hepatite A é uma doença contagiosa que tem cura. Transmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados ou pessoas infectadas, geralmente o paciente melhora em poucas semanas, adquirindo imunidade contra novas infecções.

Por isso a importância de priorizar as condições de saneamento básico, manter as mãos higienizadas e consumir apenas água tratada. Em situações de enchentes ou esgoto a céu aberto, quando não se consegue evitar o contato oral com a água deve-se procurar, imediatamente, atendimento médico.

As hepatites B e C podem se tornar doenças crônicas

Verdade. Nem todos os tipos de hepatites virais têm a mesma evolução. A maioria dos casos de hepatite A evoluem para cura, enquanto nas hepatites B e C ocorrem muitos casos de progressão para o estágio crônico, com o desenvolvimento de complicações que podem levar à morte.  

A hepatite C pode causar danos irreversíveis ao fígado

Verdade. Mesmo levando, usualmente, muitos anos para se desenvolver, a hepatite C crônica pode levar ao desenvolvimento de cirrose ou câncer de fígado, doenças graves e que causam muitos prejuízos à saúde. Alguns fatores que levam a um maior risco de desenvolver cirrose causada pela hepatite C incluem:

  • Ter mais de 50 anos.
  • Ser homem.
  • Consumir álcool excessivamente
  • Fazer uso de medicamentos imunossupressores.
  • Ter outro tipo de doença hepática.

Caso você possua hepatite C crônica, não deixe de ter consultas e fazer testes periódicos com o seu médico de confiança para evitar que essas complicações aconteçam.

 Hepatites não causam sintomas

Mito. Apesar de, no geral, as hepatites serem assintomáticas em suas fases iniciais, os sintomas mais frequentes das formas virais são cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, com aparecimento e duração variáveis. A fase aguda destas doenças pode ou não ter estes sintomas.

Em qualquer fase da hepatite C os sintomas são raros, o que a torna ainda mais perigosa para a saúde. Logo, a detecção precoce permite um acompanhamento detalhado e o tratamento da infecção crônica. Além disso, se você já tem o diagnóstico de hepatite C, o seu acompanhamento deve ser feito com o Teste Hepatite C Vírus Quantificação RNA.

As hepatites B e C também são sexualmente transmissíveis

Verdade. Os vírus das hepatites B e C estão presentes no sangue, no esperma e no leite materno, e sua transmissão pode acontecer por via sexual e pela mãe ao bebê, durante o parto ou amamentação.

Por isso, medidas de prevenção são extremamente importantes de serem tomadas, como o uso de preservativo, não compartilhar lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, materiais de manicure e pedicure, tatuagem e piercings e qualquer outro objeto de uso pessoal.

Alguns tipos de hepatite podem ser prevenidos com vacina

Verdade. As hepatites do tipo A e B podem ser prevenidas com vacina e quem se vacina para o tipo B, consequentemente se protege da hepatite D, um tipo da doença menos comum no Brasil.

No Labi, temos disponíveis a Vacina da Hepatite B e Vacina da Hepatite A que podem ser aplicadas nas unidades Labi Centro de São Paulo, Copacabana, no Rio de Janeiro, São Vicente (SP) e Piracicaba. Se preferir, você pode ser atendido no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar.

Por fim, as hepatites têm tratamento e cura em muitos casos, mas, se não forem descobertas e tratadas a tempo, podem levar a casos crônicos. Então, quanto antes você souber que tem a doença, mais rápido será o seu tratamento e menores as chances de complicações.

No Labi, você pode cuidar da saúde sem complicação. Temos dezenas de testes, vacinas, check-ups e exames pelos melhores preços do mercado. E o melhor: o pagamento ainda é facilitado com dinheiro, PIX ou cartão. 

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: