Gripe e COVID-19: entenda a diferença

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
06/01/2022
7 minutos de leitura
Mulher doente deitada no sofá com sintomas de gripe

Diferenças entre gripe e Covid-19

Influenza (gripe) e Covid-19 são doenças respiratórias contagiosas causadas por vírus diferentes. A Covid-19 é causada por um coronavírus (SARS-CoV-2) identificado pela primeira vez em 2019, enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza.

Estudos indicam que a Covid-19 se espalha mais facilmente do que a gripe e pode causar quadros mais graves em algumas pessoas. Além disso, pessoas infectadas com o coronavírus podem demorar mais para apresentar sintomas e podem transmitir o vírus por períodos mais longos.

Sintomas de gripe

De acordo com o Instituto Butantan, os sintomas clássicos da gripe sazonal são febre súbita, tosse (geralmente seca), dor de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode ser forte e durar duas ou mais semanas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A gripe se espalha de pessoa para pessoa, principalmente, por meio da transmissão de gotículas respiratórias de partículas grandes, por exemplo, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala.

A transmissão requer contato próximo entre a fonte e as pessoas receptoras, porque as gotículas geralmente viajam apenas curtas distâncias pelo ar. 

Também pode ocorrer a transmissão por contato indireto através da transferência manual do vírus influenza de superfícies ou objetos contaminados pelo vírus (chamados de fômites).

Confira algumas dicas para prevenir a gripe.

Complicações da Gripe

A maioria das pessoas que contrai a gripe se recupera em poucos dias, contudo, em alguns casos a doença pode causar complicações de moderadas a graves.

Sinusite e infecções de ouvido são exemplos de complicações moderadas da gripe, enquanto a pneumonia é uma complicação grave que pode resultar da infecção pelo Influenza isoladamente ou da co-infecção deste com outros vírus e bactérias. 

Outras possíveis complicações graves podem incluir inflamação do coração (miocardite), cérebro (encefalite) ou tecidos musculares (miosite, rabdomiólise). A gripe também pode piorar os problemas crônicos, como asma e cardiopatias crônicas. 

Sintomas de Covid

Pessoas infectadas pela Covid-19 apresentam uma ampla variedade de sintomas que podem ser leves, graves e moderados, como febre, tosse seca, cansaço e perda do paladar ou do olfato. Outros sintomas observados são:

  • Queda de cabelo.
  • Tosse persistente. 
  • Dificuldade para respirar. 
  • Dificuldades de linguagem, raciocínio, concentração e memória.
  • Mal-estar.
  • Diarreia.
  • Fraqueza muscular.
  • Tonturas.
  • Dores de cabeça frequentes.

Também é possível estar infectado pelo coronavírus, mas não apresentar sintomas. De acordo com um estudo publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA), um dos periódicos mais respeitados do mundo, estima-se que 40% dos casos de Covid-19 sejam assintomáticos.

Considera-se assintomática a pessoa que testou positivo para a Covid-19, porém não apresenta nenhum sinal ou sintoma da doença.

Complicações da Covid-19

Algumas pessoas, especialmente aquelas que tiveram Covid-19 grave, apresentam efeitos em vários órgãos ou condições autoimunes com sintomas que duram semanas, meses ou até anos após a fase aguda da doença.

A chamada Síndrome Pós Covid-19 ou Covid-19 longa, pode produzir sequelas em vários órgãos, incluindo coração, pulmão, rim, pele e cérebro. 

Ademais, como resultado desses efeitos, pessoas que tiveram Covid-19 podem ter maior probabilidade de desenvolver novas condições de saúde, como diabetes, problemas cardíacos, coágulos sanguíneos ou condições neurológicas, em comparação com pessoas que não tiveram a doença.

Clique aqui para entender mais sobre as sequelas pós Covid-19;

Sintomas da Gripe e Covid-19: semelhanças

Tanto a Covid-19 quanto a gripe podem apresentar vários graus de sintomas, variando de nenhum sintoma (assintomático) a sintomas graves. Os sintomas comuns entre a Covid-19 e a gripe incluem:

  • Febre.
  • Calafrios.
  • Tosse.
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar.
  • Fadiga (cansaço).
  • Dor de garganta.
  • Coriza ou congestão nasal.
  • Dores musculares e/ou nas articulações.
  • Dores de cabeça.
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia (mais frequente em crianças com gripe, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade com Covid-19).

Apesar dos sintomas serem parecidos, a evolução do quadro de Covid-19 geralmente ajuda a diferenciá-la da gripe. A segunda é mais aguda e surge de um dia para outro com sintomas fortes, como febre alta e intenso mal-estar, enquanto a Covid-19 geralmente tem uma evolução gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

 Como diagnosticar a Gripe da Covid-19?

Apesar dos sintomas característicos das suas infecções ajudarem no diagnóstico, apenas ao realizar o Teste Rápido Coronavírus, Influenza A e Influenza B (Antígeno) você terá certeza se está infectado ou não com Influenza, ou Covid-19.

Fazer o teste ao apresentar sintomas é muito importante, pois, assim, você consegue confirmar seu diagnóstico e seguir com as opções de tratamento mais adequadas. 

No Labi, você pode realizar o Teste Rápido Coronavírus, Influenza A e Influenza B, um produto 3 em 1 que detecta a presença ou não do SARS-COV-2, Influenza A e Influenza B. O resultado sai em 1 hora e pode ser acessado online em poucos cliques. 

E lembre-se: caso você apresente qualquer sintoma gripal, mesmo que eles sejam leves, evite sair de casa e entrar em contato com outras pessoas. Assim, você faz a sua parte ajudando a impedir a circulação do vírus. 

Tanto a Covid-19 quanto a gripe são doenças graves que podem levar à morte. Por isso, não podemos baixar a guarda quanto às medidas preventivas e precisamos nos vacinar. Vacinas salvam vidas!

Vacina contra Covid-19

Uma semelhança entre a gripe e Covid-19 é crucial para todos nós: existem vacinas disponíveis para combater essas duas doenças. 

Tome a vacina contra a Covid-19 de acordo com as orientações e esquema vacinal da sua cidade e Estado.

Onde tomar a Vacina da Gripe Tetravalente 2023

No Labi você pode tomar a sua Vacina da Gripe Tetravalente de 2023 sem complicações no conforto da sua casa, agendando pelo site, ou nas unidades Centro de São Paulo e Copacabana no Rio de Janeiro. Basta comparecer com um documento de identificação com foto.

Seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Vacina da Gripe Tetravalente de 2023 previne contra 4 cepas do vírus Influenza, causador da gripe, sendo duas do Influenza A e duas do Influenza B:

  • Influenza A / Sydney / 5 / 2021 (H1N1) pdm09
  • Influenza A / Darwin / 9 / 2021 (H3N2)
  • Influenza B / Austria / 1359417 / 2021 (Victoria)
  • Influenza B / Phuket / 3073 / 2013 (Yamagata)

As vacinas são sempre seguras e eficazes no controle de doenças e anualmente elas salvam milhões de vidas, além de impedir a volta de inúmeras doenças. Se você ainda não se imunizou, faça isso o quanto antes e proteja a você mesmo e todos àqueles a sua volta. 

Conte conosco para proteger a sua saúde de um jeito prático e descomplicado. Temos dezenas de exames, testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado e com pagamento facilitado: PIX, cartão ou dinheiro.  

TAGS: covid-19 Gripe Influenza
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: