Pensando em realizar o novo Teste de Anticorpos Coronavírus (IgG) no Labi Exames? Preparamos este material completo para tirar suas dúvidas sobre o teste da Abbott, que foi lançado esta semana em nosso laboratório (confira mais informações clicando AQUI).
Qual o teste sorológico oferecido pelo Labi?
Oferecemos um teste sorológico com resposta em um dia útil para se pesquisar anticorpos IgG anti-coronavírus. Anticorpos são moléculas produzidas pelo nosso corpo que nos protegerem contra agentes agressores como os vírus, levando um certo tempo para serem produzidos e estarem circulantes no sangue. Anticorpos IgG são produzidos mais tardiamente e permanecem muito tempo no nosso corpo.
Quando devo fazer o teste?
No caso do coronavírus, estes anticorpos estão presentes com maior probabilidade a partir do 14º dia de sintomas.
Como interpretar o resultado?
Um teste IgG anti-coronavírus positivo indica que você teve contato com o vírus quer seja recentemente ou há mais tempo com presença de anticorpos potencialmente protetores de nova infecção. Um teste IgG anti-coronavírus negativo indica que você está suscetível à doença ou teve contato com o vírus há menos de quatorze dias, impossibilitando a detecção dos anticorpos.
O teste é confiável?
Este novo método demonstrou uma sensibilidade (necessária para evitar os falsos negativos) de 100% no 14º dia da doença. Já a especificidade (que evita os falsos positivos) foi de 99,6%, sendo assim, um resultado positivo ou negativo realizado após duas semanas da instalação da doença podem ser interpretados de forma muito confiável.
O meu teste deu “Reagente” para anticorpos IgG e apresentei sintomas da COVID-19. Estou protegido de novas infecções?
Você está potencialmente imunizado e protegido. Até agora só existem dois relatos de reinfecções no mundo e, portanto, pode-se considerar um bom padrão de proteção ter anticorpos IgG contra o novo coronavírus.
O meu teste deu “Reagente” para anticorpos IgG, mas NÃO apresentei sintomas da COVID-19. Estou protegido de novas infecções?
Você está potencialmente imunizado e protegido. Até agora só existem dois relatos de reinfecções no mundo e, portanto, pode-se considerar um bom padrão de proteção ter anticorpos IgG contra o novo coronavírus.
O meu teste deu “Reagente” para anticorpos IgG e apresentei sintomas da COVID-19. Ainda posso transmitir o vírus?
Não podemos afirmar isto com certeza. O que sabemos dos estudos epidemiológicos é que depois de 14 dias de isolamento após o término dos sintomas, pacientes de quadros leves e moderados que permaneceram em casa podem ser liberados para convivência novamente. Portanto, existe uma menor chance de estarem transmitindo o vírus. Os anticorpos IgG só positivam depois de 14 dias de doença. Deve-se esperar os 14 dias do isolamento após o término dos sintomas, que é o recomendado para considerar que não se está mais transmitindo o vírus.
O meu teste deu “Reagente” para anticorpos IgG, mas NÃO apresentei sintomas da COVID-19. Eu transmito o vírus?
Não podemos afirmar isto com certeza. O que sabemos dos estudos epidemiológicos é que depois de 14 dias de isolamento após o término dos sintomas, pacientes de quadros leves e moderados que permaneceram em casa podem ser liberados para convivência novamente. Portanto, existe uma menor chance de estarem transmitindo o vírus.
Os anticorpos IgG só positivam depois de 14 dias de doença. Deve-se esperar os 14 dias do isolamento após o término dos sintomas, que é o recomendado para considerar que não se está mais transmitindo o vírus. Como você não apresentou sintomas, acreditamos que você tenha tido uma carga viral muito baixa e, agora com os anticorpos IgG, deve estar protegido e não transmitindo o vírus.
Depois de eu ter tido COVID-19 e ter anticorpos IgG, eu estou protegido?
Podemos considerar que sim. Doutra sorte teríamos muitos outros casos reincidentes na China ou países europeus. Só tivemos relato de dois casos de reinfecção – um na China e outro no Japão.
Um parente meu deu “Reagente” para anticorpos anti-COVID-19. Fiquei perto dele até saber que estava contaminado. O meu teste agora foi “Não Reagente”. Isso pode acontecer?
Todos os testes podem apresentar o que chamamos de falso negativos, mas estamos utilizando o teste de COVID-19 da Abbott Diagnóstica, que possui altíssima sensibilidade (pouquíssimos falso negativos) e especificidade (pouquíssimos falso positivos). No caso da COVID-19, alguém infectado transmite através de gotículas de secreção para aproximadamente 2,7 pessoas. Assim, não serão todos que tiveram contato que serão contaminados pela doença.
Quem contrair o vírus precisará passar pelo que denominamos de período de incubação que dura de 2 a 14 dias. Nesse período, o vírus se multiplica no organismo e, a partir de um determinado ponto, passam a aparecer os sintomas. Esse é o tempo de início da doença e os anticorpos só aparecem positivos depois do 14 dia de doença. Nem todos possuem a mesma dinâmica de produção de anticorpos, podendo variar de indivíduo para indivíduo.
Além disso, sabe-se que a produção de anticorpos varia na COVID-19 e depende se o paciente não apresenta sintomas, tem quadros leves ou moderados ou mesmo quadros graves que requerem internação. Se você foi “Não reagente” e tem uma forte suspeita de ter se infectado pelo novo coronavírus, repita o teste num prazo de uma semana para ver se os anticorpos aparecem.
Eu apresentei sintomas da COVID-19 e meu PCR deu positivo. Quando devo testar meus anticorpos?
Você deverá aguardar de 14 dias após o aparecimento dos sintomas para ter um teste sorológico “Reagente”. Antes deste período não recomendamos a realização do teste de anticorpos, pois você poderá ter um resultado “Não reagente” pela ausência ou baixa produção de anticorpos.
Eu apresentei sintomas da COVID-19 e meu teste de PCR foi positivo. Testei meus anticorpos agora e tive um resultado “Não Reagente”. O que devo fazer?
Você deve aguardar o prazo de 5 a 7 dias para testar a presença de anticorpos novamente. A concentração de anticorpos aumenta com o passar do tempo e fica mais fácil a detecção.
Alguém da minha família deu positivo no teste de anticorpos e mais ninguém resultou positivo. Convivemos intensamente com esta pessoa e não tivemos COVID-19?
Não podemos afirmar isto. Sabemos que a infectividade do vírus não é 100% e inicialmente se considerou que a transmissão era de um caso positivo para outras 2,7 pessoas. Além disso, a transmissão ser maior ou menor depende se a pessoa e sintomática, tossindo por exemplo eliminando partículas de secreção de ambiente. Outro fator importante na transmissão e a carga viral. Pessoas com baixa carga viral tem tendência a ser menos infectantes. Por último, tem que se considerar que a produção de anticorpos e dependente de cada pessoa e muito particular afetando também os dias para um teste de anticorpos dar positivo.
Eu devo usar máscara?
A orientação original era que apenas pessoas com sintomas da COVID-19 e aqueles que estavam tendo contato com os mesmos deveriam usar máscaras. Atualmente, entendemos que a recomendação que se utilize máscaras profissionais (N95) está indicada apenas para os profissionais que estão lidando diretamente com pacientes sabidamente identificados com a doença ou aqueles que potencialmente podem estar com a enfermidade. Máscaras cirúrgicas podem e devem ser utilizadas por outros profissionais em ambiente de atendimento de saúde. Na comunidade, atualmente se recomenda a utilização de máscaras de pano ou descartáveis similares para que possamos nos proteger e também proteger aos outros.
Casos positivos são contabilizados nos números oficiais?
Somos obrigados a notificar ao Governo todos os que fazem testes de COVID-19, tanto PCR quanto Anticorpos Coronavírus, incluindo aqueles que são positivos. O processo é realizado todos os dias sistemicamente.
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: