Vacina da gripe: 8 mitos e verdades sobre o imunizante

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
15/03/2023
7 minutos de leitura
Médico com luvas colocando vacina na seringa

A gripe é uma doença respiratória altamente contagiosa causada por um dos subtipos do vírus Influenza. A principal forma de transmissão da gripe é por meio de gotículas que lançamos no ar quando tossimos, espirramos ou falamos. Também é possível contrair a infecção pela exposição à saliva transmitida por contato rotineiro, como beijar, ou por contato com superfícies contaminadas como corrimãos, maçanetas e cédulas de dinheiro.

A vacina gripe é uma velha conhecida de todos os brasileiros, e como de costume a fama vem acompanhada de inúmeros rumores, boatos e mitos. Todos nós já ouvimos algum absurdo relacionado ao imunizante. Por isso, trouxemos 7 dúvidas frequentes para te ajudar a desmistificar a vacina da gripe.

Só o grupo de risco pode se vacinar contra a gripe 

MITO 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que todas as pessoas maiores de 06 meses podem e devem tomar a vacina, exceto para pessoas que têm alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior.

Quanto mais pessoas estiverem imunizadas contra a gripe menos o vírus consegue circular entre a população, o que resulta em menos casos e consequentemente mortes pela doença. 

Gestantes não podem tomar a vacina da gripe

MITO 

As mulheres grávidas não só podem como devem tomar a vacina da gripe durante a gestação, inclusive elas fazem parte do grupo prioritário no calendário de vacinação do Ministério da Saúde. Também é indicado que mulheres no puerpério (período de 40 a 45 dias após o parto) e lactantes se vacinem.

Isso se deve ao fato que, durante este período, a imunidade da mulher fica mais baixa, tornando-a mais suscetível à doença. Além disso, quando a mãe toma a vacina, ela passa anticorpos para o bebê que está na barriga, ajudando a protegê-lo também. 

A vacina da gripe é a melhor forma de prevenção contra a doença 

VERDADE 

De fato, a vacinação é a nossa maior aliada na prevenção à gripe. Só nos Estados Unidos, durante o período de 2017 a 2018, a vacina evitou sete milhões de casos, 109 mil hospitalizações e 8 mil mortes relacionadas à gripe. 

Além disso, mesmo se a pessoa imunizada for infectada, a doença se manifestará de forma mais leve, evitando complicações, hospitalizações e até a morte em alguns casos.

A vacina da gripe da rede pública é melhor do que da rede particular

MITO

As duas vacinas são eficazes na prevenção da gripe e suas complicações. A vacina da gripe trivalente disponível na rede pública protege contra duas cepas do Influenza A e uma do Influenza B, enquanto a vacina da gripe tetravalente da rede particular protege contra a duas cepas de Influenza A e duas de Influenza B.

Logo, não existe uma vacina melhor ou pior, apenas diferenças na quantidade de cepas cobertas. Ambos os imunizantes são seguros e seguem as rígidas recomendações da Organização Mundial da Saúde, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Ministério da Saúde.

A vacina da gripe causa reações adversas leves

VERDADE

As possíveis reações da Vacina da Gripe Tetravalente são leves e tendem a desaparecer em poucas horas ou dias. Foram feitos os mais rigorosos estudos e as possíveis reações adversas estão amplamente documentadas para todas as faixas etárias.

Além da dor no local de aplicação, outras reações podem ocorrer, como sonolência, fadiga, dor de cabeça e irritabilidade. Para crianças entre 3 e 17 anos de idade a febre também é comum.

Clique aqui para conferir a bula da Vacina da Gripe Tetravalente utilizada pelo Labi. 

A vacina da gripe causa gripe

MITO 

As vacinas contra a gripe são extremamente seguras, têm sido usadas há décadas no combate à doença e não causam gripe. A injeção contendo os vírus inativados não pode causar a doença, pois os vírus estão mortos e não conseguem se reproduzir, o que torna impossível deles infectarem o nosso organismo. 

Portanto, caso você tenha gripe após tomar a vacina, significa que você já estava infectado ou foi infectado antes do imunizante fazer efeito, uma vez que o sistema imunológico demora 15 dias para produzir os anticorpos após a aplicação da vacina da gripe.

Você não precisa se vacinar contra a gripe todos os anos

MITO.

O vírus Influenza, causadores da gripe, sofrem mutações todos os anos fazendo com que novas cepas (subtipos) surjam e fiquemos mais expostos. Por isso, a vacina é atualizada todos os anos de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde para que os vírus da gripe de maior circulação no período sejam cobertos pela vacina. 

Mediante isso, você precisa se vacinar todos os anos para garantir a sua proteção e das pessoas à sua volta.

A vacina da gripe é simples de ser aplicada

VERDADE.

A vacina é aplicada via intramuscular em um processo bastante rápido e simples. Você sentirá uma leve picada e após algumas horas também poderá sentir dor no local da aplicação. Essa dor passará em pouco tempo e, caso persista, entre em contato com o seu médico de confiança.

No Labi, as vacinas são aplicadas com todo o carinho pela nossa equipe de saúde para que esse momento seja o mais tranquilo possível. Para bebês e crianças, ainda contamos com a tecnologia do Pikluc que alivia a dor da picada.

Onde tomar a Vacina da Gripe Tetravalente 2023

No Labi você pode tomar a Vacina da Gripe Tetravalente sem complicações no conforto da sua casa, agendando pelo site, ou nas unidades Centro de São Paulo e Copacabana no Rio de Janeiro. Basta comparecer com um documento de identificação com foto.

Seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Vacina da Gripe Tetravalente deste ano previne contra 4 cepas do vírus Influenza, causador da gripe, sendo duas do Influenza A e duas do Influenza B:

  • Influenza A / Sydney / 5 / 2021 (H1N1) pdm09.
  • Influenza A / Darwin / 9 / 2021 (H3N2).
  • Influenza B / Austria / 1359417 / 2021 (Victoria).
  • Influenza B / Phuket / 3073 / 2013 (Yamagata).

As vacinas são seguras e eficazes no controle de doenças e anualmente elas salvam milhões de vidas, além de impedir a volta de inúmeras doenças. Se você ainda não se imunizou, faça isso o quanto antes e proteja a você mesmo e todos àqueles a sua volta. 

Conte conosco para proteger a sua saúde de um jeito prático e descomplicado. Temos dezenas de exames, testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado e com pagamento facilitado: PIX, cartão ou dinheiro.  

Artigos Relacionados:

Gripe Suína: conheça a variante da gripe

Vacina da Gripe: como funciona a imunização de mamães e bebês

Vacina da Gripe: quais as diferenças entre a rede pública e a particular?

Gripe e resfriado: como identificar cada um?

Gripe e o inverno: descubra se a doença tem relação com o frio

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: