Anemia falciforme em bebês: o que é e como diagnosticar?

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
29/10/2021
3 minutos de leitura
Bebezinho na clínica de saúde para vacinação

A anemia falciforme é um problema genético, ou seja, nasce com a criança e é passada de pai para filho, caracterizada pela alteração no formato dos glóbulos vermelhos (que ficam com uma forma semelhante a uma foice ou meia lua) do sangue, reduzindo a capacidade de transportar oxigênio para várias partes do corpo. 

Essa alteração pode provocar atrasos no desenvolvimento de alguns órgãos, além de aumentar o risco de  obstrução dos vasos sanguíneos, o que pode levar a dor generalizada, fraqueza e apatia.

Dependendo da gravidade da doença, o bebê pode ter a necessidade de fazer transfusões de sangue para que o transporte de oxigênio para os órgãos aconteça de forma correta. No entanto, o tratamento só é necessário quando surgem infecções, como pneumonia ou amigdalite.

Sintomas:

Os sintomas da anemia falciforme podem ser controlados com o uso de remédios que devem ser tomados durante toda a vida para diminuir o risco de complicações, no entanto, a cura só acontece por meio do transplante de células tronco hematopoiéticas.

Entre os sintomas mais comuns desse tipo de anemia podemos citar:

  • Icterícia (pele amarelada);
  • Cansaço e palidez;
  • Aumento do baço;
  • Dores nos ossos, músculos e articulações
  • Inchaços dolorosos nos pés e mãos;
  • Desmaios;
  • Infecções e produção anormal de hormônios. 

Além desses sintomas, as pessoas com anemia falciforme também são mais suscetíveis a infecções como: pneumonias, meningite, osteomielite e septicemia.

Diagnóstico:

Essa doença pode ser facilmente diagnosticada pelo Teste do Pezinho, que possibilita detectar a anemia ainda nos primeiros dias de vida e, com isso,  as chances da criança levar uma vida relativamente normal são maiores. Isso evidencia a importância da realização do teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal, o mais rápido possível.

No Labi, você realiza o Teste do Pezinho a partir de  R$ 198,00 em até 3x sem juros e o melhor: você escolhe se quer realizar a coleta em uma de nossas unidades ou no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa. 

Então aproveite e realize o teste com o  melhor preço do mercado e da maneira que mais se encaixa na sua rotina, de forma descomplicada, fácil e rápida. Assim, você conta com mais uma ferramenta para te auxiliar nos cuidados com a saúde do seu bebê.

Teste do Pezinho Básico

E lembre-se: seja com o Teste do Pezinho ou com outros exames, testes, vacinas e check-ups, conte sempre com o Labi para te auxiliar nos cuidados com a saúde em todas as etapas da sua vida e da sua família. 

Artigos Relacionados:

Para que serve o teste do Pezinho

Entenda o resultado do teste do pezinho

O que é o exame NIPT?

Amamentação: cinco mitos e verdades sobre o aleitamento materno

CONTEÚDOS MAIS LIDOS

Atenção à dengue no verão
Dicas de Saúde Testes

Atenção à dengue no verão

18/02/2020 3 minutos de leitura
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: