Tireoide: mitos e verdades sobre os distúrbios que atingem essa glândula

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
13/01/2023
6 minutos de leitura

A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta localizada na frente da traqueia, região do pescoço. A principal função da tireoide é liberar hormônios que controlam o metabolismo e o crescimento de basicamente todas as regiões do corpo. 

Por conta da sua função essencial, distúrbios na tireoide podem causar perda de qualidade de vida dos portadores e são cercados de mitos. Por isso, e como sabemos que informação de qualidade é aliada da nossa saúde, neste conteúdo do blog traremos explicaremos alguns mitos e verdades sobre distúrbios da tireoide. Confira.

Hipertireoidismo e hipotireoidismo são os principais distúrbios que atingem a tireoide.

Verdade. Hiper e hipotireoidismo são condições nas quais a tireoide produz mais ou menos hormônio que o necessário, respectivamente. Ambas as condições podem ser causadas por outras doenças, como Tireoide de Hashimoto, tireoidite (inflamação na glândula), deficiência ou excesso de iodo, Doença de Graves, nódulos, tumores, entre outras.

Hipertireoidismo e hipotireoidismo não causam sintomas

Mito. O hipotireoidismo pode causar uma série de sintomas, como cansaço, fraqueza, queda de cabelo, pele seca, dificuldade de contração, prisão de ventre e ciclos menstruais irregulares.

Por outro lado, o hipertireoidismo geralmente causa alguns sintomas inespecíficos, incluindo perda de peso, aumento do apetite, insônia, diminuição da tolerância ao calor, tremores, palpitações e ansiedade. 

Clique aqui para saber mais sobre hiper e hipotireoidismo.

Distúrbios na tireoide atingem mais as mulheres

Verdade. As mulheres são mais propensas do que os homens a ter doenças da tireoide, sobretudo, após a menopausa. Estima-se que uma em cada oito mulheres desenvolverá problemas de tireoide durante a vida, um número bastante significativo. 

Por conta da semelhança dos sintomas, muitas vezes, doenças na tireoide são confundidas com menopausa.

Distúrbios na tireoide não atingem crianças

Mito. Os distúrbios na tireoide podem atingir pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. A causa mais comum de hipotireoidismo em crianças e adolescentes é uma condição autoimune chamada Tireoide de Hashimoto, na qual o corpo produz anticorpos que atacam e destroem a glândula tireoide, que passa, então, a produzir muito pouco hormônio tireoidiano. 

Hipotireoidismo pode engordar

Verdade. Porém, a relação entre hipotireoidismo e ganho de peso são complexas e não está necessariamente relacionada ao ganho de gordura. Na maioria das vezes, o ganho de peso em pessoas com o distúrbio, está relacionado ao  acúmulo de sal e água no organismo.

A maioria dos nódulos na tireoide são benignos

Verdade. Nódulos na tireoide não são raros e a maioria são benignos e não evoluem para câncer. De acordo com o The Journal of the American Medical Association (JAMA), uma das publicações mais respeitadas da área médica, cerca de 65% dos adultos têm algum nódulo na tireoide, porém, apenas 10% deles são malignos e 5% progridem para algum distúrbio que prejudique o funcionamento da glândula.

Caso seja encontrado um nódulo na sua tireoide, o médico poderá solicitar alguns exames que medem a função tireoidiana, sendo os principais o Exame de T4 livre, Exame de T3 Livre e o Exame de Hormônio Tireoestimulante (TSH). Com eles, é possível planejar qual será o manejo necessário para o seu caso. Além disso, ultrassonografia e biópsia também podem ser solicitados.

O câncer de tireoide tem cura

Verdade. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de tireoide é o mais comum na região da cabeça e pescoço com 13.780 novos casos todos os anos no Brasil.

A boa notícia é que, assim como a maioria dos tipos de cânceres, o câncer de tireoide tem chances de cura maiores quando descoberto no início com boas taxas de sobrevida em 5 anos. 

É possível diagnosticar distúrbios na tireoide com exames de sangue

Verdade. Existem dois exames principais que ajudam neste diagnóstico: Exame de Hormônio Tireoestimulante (TSH) e o Exame de T4 Livre, ambos disponíveis no Labi.

Um exame de T4 livre mede diretamente a quantidade de T4 livre no sangue, um hormônio que ajuda no diagnóstico de distúrbios, como hipo e hipertireoidismo. Já o Exame de (TSH) mede a quantidade do Hormônio Tireoestimulante produzido pela glândula pituitária, localizada na base do cérebro.

Além destes 2 exames, no Labi você também pode fazer o Check-up da Tireoide, um produto exclusivo que traz praticidade e economia de tempo e dinheiro para o seu cuidado de saúde. 

Quais exames estão incluídos no check-up da tireoide?

Neste check-up estão incluídos os dois principais exames usados para diagnosticar problemas na tireoide: Exame de Tiroxina Livre (T4) e Exame de TSH – Hormônio Tireoestimulante. Com isso, você tem a vantagem de fazer dois exames de uma só vez!

E como sabemos que cuidar da saúde não precisa ser caro nem complicado, o Check-up da Tireoide do Labi reúne inúmeros benefícios. Confira:

  • Economia de tempo: para que a análise seja ainda mais completa, fazemos uma coleta única de sangue. Assim, você não precisa se deslocar muitas vezes ou levar muitas picadas de agulha.
  • Resultado em 2 dias úteis: e você ainda pode consultá-lo em nosso site em poucos cliques. Basta ter um tablet, celular ou computador.
  • Economia de dinheiro: você paga um valor menor do que pagaria individualmente por cada exame.  Você ainda escolhe a forma de pagamento: dinheiro, cartão ou PIX. 
  • Acompanhamento: se encontrarmos qualquer alteração em seus resultados, a equipe técnica do Labi entrará em contato para orientar sobre qual especialista você deve buscar.
  • Praticidade: você escolhe se quer fazer a coleta em uma de nossas unidades modernas e acolhedoras espalhadas por São Paulo e Rio de Janeiro ou no conforto da sua casa, por meio do Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar.

No Labi, além do Check-up da Tireoide temos diversos check-ups disponíveis que foram pensados para pessoas de diferentes idades e estilos de vida, como os Check-ups para a saúde do homem, da mulher, Check-up Vegetariano e o Check-up Fitness. Você também pode fazer centenas de exames, testes, check-ups e vacinas para todas as idades. Da criança ao vovô, não esquecendo da gestante e do homem, no Labi você cuida da saúde de maneira descomplicada pelos melhores preços do mercado.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: