Alergia no inverno: como evitar crises

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
24/06/2019
3 minutos de leitura

Durante o inverno é muito comum as pessoas sentirem uma piora na alergia respiratória. Espirros, tosses, coceira na garganta e olhos avermelhados são alguns dos sintomas. Isso acontece porque é nessa época que os agentes responsáveis por desencadear as crises ficam mais tempo no ar. Confira nesse post algumas dicas para evitar ou minimizar os quadros alérgicos e ter um inverno mais saudável!

O que é alergia?

Alergia nada mais é do que uma defesa do corpo a uma determinada substância. Ao se proteger, o organismo inicia um processo inflamatório que produz quantidades exageradas de anticorpos. Essa ação desencadeia a liberação de substâncias que provocam sintomas como coceiras, falta de ar e tosse.

Como os sinais são muito parecidos com os de um resfriado, pode ser necessário um exame para identificar as causas.

Cuidados no inverno

Ao contrário do que muitos acreditam, a baixa temperatura não piora a alergia. Entretanto, as mudanças de comportamento sim. Hábitos como fechar as janelas ou usar casacos guardados há muito tempo são alguns exemplos do que não fazer nesse período. Confira abaixo algumas dicas para evitar as alergias no inverno.

Abra mais as janelas

Quando o dia está mais frio, automaticamente fechamos as janelas e isso não é o ideal. Ambientes fechados facilitam a propagação de ácaros e fungos. Por isso, mantenha os ambientes sempre arejados.

Lave cobertores e casacos antes de usar

Outro erro comum é vestir aquele casaco ou se cobrir com um cobertor que ficou meses no armário. Lave sempre as peças antes de usá-las. Isso evita o contato com poeira, micro-organismos e outros agentes que provocam alergias.

Mantenha-se hidratado

Diferentemente do verão, no inverno consumimos menos líquidos. Isso faz com que as mucosas nasais fiquem ressecadas e, consequentemente, impossibilitadas de defender o corpo de alergias. Portanto, procure beber bastante água ao longo do dia. Além disso, usar o soro fisiológico é uma boa opção para evitar o ressecamento do nariz. O ideal é lavá-lo de 3 a 4 vezes por dia.

Limpe o chão com pano úmido

Evite usar vassouras para limpar a casa. Ela mantém a poeira no ar por um bom tempo, o que gera uma piora nos quadros alérgicos.

Não exagere no umidificador

Apesar de melhorar a qualidade do ar, o aparelho não deve ser utilizado por mais de quatro horas por dia. O excesso de umidade provoca a proliferação de bolor, ácaros e mofo.

Com estas dicas você pode se proteger durante esta estação, minimizando os riscos ou as crises de alergia e aproveitando o que o inverno pode oferecer de bom, como o aconchego de uma noite em frente à lareira e em boa companhia.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: