Dicas e cuidados com a saúde no verão

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
23/12/2019
3 minutos de leitura

A estação mais quente do ano é uma ótima época para frequentar espaços ao ar livre e se divertir com os amigos e familiares. Contudo, para aproveitar o verão da melhor forma e sem prejudicar a saúde, daremos dicas sobre alguns cuidados a se tomar.

Filtro solar

A exposição ao sol faz muito bem à saúde, pois produz melanina, serotonina, vitamina D e melhora o sono. No entanto, você deve evitar o horário das 10 às 15 horas. Se a atividade realizada tiver uma exposição excessiva ao sol ou com pouca cobertura, é essencial o uso do filtro solar.

O indicado é passar o protetor a cada duas ou três horas por dia para não perder sua eficácia. É importante também proteger as cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao sol. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.).

É interessante esclarecer o mito da questão da vitamina D. Algumas fontes dão a incorreta informação que o protetor impede a absorção. Isso é mito! De acordo com estudo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o uso do filtro não impede a síntese da vitamina D pelo organismo e deve ser realizado para a prevenção dos diferentes tipos de câncer de pele. No Labi Exames você pode conferir o nível de vitamina D no organismo com o exame Vitamina D-25 Hidroxi.

Beba muita água

Mais uma das dicas para melhores cuidados com a saúde no verão é a manutenção do corpo hidratado, com a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia. Nos dias quentes, as pessoas transpiram mais, perdendo assim mais água e sais minerais. Um hábito valioso é consumir frutas e legumes que tenham boa quantidade dessas substâncias. Bons exemplos são melancia, melão, abacaxi, chuchu, batata e abóbora.

Atenção com a alimentação

Quando for comer, evite alimentos pesados e gordurosos. Esse tipo de comida, como  feijoada, costela e cupim demora mais para se digerida por conta do metabolismo ficar mais lento com altas temperaturas. Fique atento à conservação dos alimentos, época quente significa proliferação de bactérias que provocam intoxicação alimentar. Guarde comida somente de um dia para outro, depois disso, jogue fora.

Álcool com moderação

O álcool provoca desidratação no organismo. Por isso, durante o consumo dele, não se pode esquecer de ingerir bastante água, pois o álcool retira a água das células, provocando transpiração e vontade de urinar com maior frequência.

Junte proteção com moda

Abuse dos modelos de chapéus e óculos escuros no verão. Além de darem personalidade ao seu estilo, protegem da ação direta dos raios solares no rosto e nos ombros.

TAGS: exposição solar Saúde Verão
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: