Dicas para se prevenir contra a gripe

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
17/03/2023
7 minutos de leitura
Dicas para se prevenir contra a gripe

O que é gripe?

A gripe é uma infecção viral altamente contagiosa que afeta principalmente o trato respiratório superior (nariz e garganta), brônquios e, ocasionalmente, pulmões. A infecção, na maioria dos casos, dura aproximadamente uma semana e é caracterizada por início súbito de febre alta, dores musculares, dor de cabeça, mal-estar intenso, tosse seca, dor de garganta, espirros, coriza e congestão nasal.

A Organização Mundial da Saúde estima anualmente em todo o mundo de 3 a 5 milhões de casos graves de gripe e cerca de 290.000 a 650.000 mortes pela doença e suas complicações.

Neste artigo do Blog do Labi traremos dicas práticas para prevenir a gripe e explicaremos porque a vacina é a melhor alternativa para salvar vidas.

Como a gripe é transmitida?

O vírus Influenza pode ser transmitido entre pessoas de três maneiras: por contato direto com indivíduos infectados, pelo contato com objetos contaminados (chamados fômites, como maçanetas e botões), e por inalação de gotículas que são carregadas de vírus que lançamos no ar ao tossir, espirrar e falar.

A contribuição de cada modo para a transmissão da gripe não é conhecida. No entanto, as recomendações do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos para controlar a transmissão do Influenza incluem, principalmente, medidas que minimizem a disseminação por mecanismos de aerossóis e fômites.

Apesar de altamente contagiosa existem algumas medidas simples que podem ajudar a prevenir a infecção e a disseminação da doença. 

Antes de irmos para as dicas práticas de prevenção, é válido lembrar que a melhor maneira de prevenir a gripe é com a Vacina da Gripe Tetravalente.

Lave bem as mãos

Lavar as mãos com água corrente e sabão frequentemente ajuda a prevenir diversas doenças infecciosas, dentre elas, a gripe, pois estamos o tempo todo encostando em superfícies que podem estar contaminadas, como maçanetas, botões de elevador, cédulas de dinheiro e corrimãos.

O ideal é esfregar bem as mãos com sabão (de preferência líquido), não esquecendo dos punhos, dedos, pontas e entre os dedos. Após isso, deixe a água cair em abundância.

A Dr(a) Aline Scarabelli, médica infectologista do Labi, recomenda que o hábito de lavar as mãos seja inserido na rotina desde crianças, uma vez que, nesta fase, somos bastante suscetíveis às infecções, e, ao mesmo tempo, somos importantes canais de transmissão do Influenza para idosos e outros grupos.

No caso dos pequenos, esse hábito é especialmente importante por conta do comportamento de levar objetos e as mãos à boca. Portanto, ensine-os desde cedo a importância de lavar as mãos após brincar, ao chegar em casa, após usar o banheiro e antes de comer. 

“Por fim, apesar de o uso de álcool em gel ser uma alternativa prática para manter as mãos limpas, sobretudo, quando não temos a possibilidade de lavá-las, ele não deve substituir a água e o sabão”, conclui.

Estima-se que alguns vírus possam sobreviver até 17 dias em determinadas superfícies, o que mostra a importância da lavagem das mãos como medida de prevenção.

Cubra a boca e nariz ou espirrar e tossir

De acordo com o American Journal of Infection Control, um único espirro pode conter 40 mil gotículas e o ato de tossir gera 3 mil núcleos destas gotículas, assim como falar por 5 minutos. E, apesar delas se dispersarem rapidamente no ar, esse tempo pode ser suficiente para outra pessoa respirá-las e entrar em contato com vírus e bactérias.

Por esse motivo, cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, além de ser educado, também ajuda a proteger as pessoas que estão à sua volta. Esse hábito é ainda mais importante, se você estiver com sintomas respiratórios e não conseguir se isolar socialmente.

Se você não tiver um lenço de papel descartável disponível, use o dorso da mão e lave-o assim que possível. Lembre-se de descartar o lenço assim que usá-lo!

https://www.ajicjournal.org/article/S0196-6553(98)70046-X/fulltext

Caso tenha sintomas de gripe, se isole

Mesmo antes do surgimento dos sintomas, uma pessoa já pode transmitir a gripe para outras, permanecendo contaminada por até 6 dias. 

Em razão disso, caso você esteja com sintomas respiratórios ou já tenha confirmado o diagnóstico de gripe, se possível, mantenha-se isolado, principalmente, se você tiver contato frequente com grupos de risco e pessoas não vacinadas. Evite, assim, sair de casa e locais com aglomeração de pessoas, como festas, transporte público, supermercados e escritórios.

O uso de máscaras durante esse período também é recomendado e ajuda a proteger todos.

Evitar o contato com pessoas, contribuir para evitar a disseminação do vírus.

Vacine-se

Hoje, a vacina é o meio mais eficaz de prevenir a gripe e reduzir as mortes, sobretudo, em grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com sistema imunológico enfraquecido. 

Ela deve ser aplicada todos os anos, pois os vírus da gripe são altamente mutáveis e sofrem inúmeras transformações de um ano para o outro. Com essas modificações, nosso sistema imunológico passa a não reconhecer mais a cepa viral, deixando-nos suscetível à doença novamente. 

Por isso, novas vacinas são produzidas anualmente e a composição delas são definidas pela Organização Mundial de Saúde, que fica responsável por acompanhar e reportar quais foram as mutações do vírus no período.

É recomendado pelo Ministério da Saúde que todas as pessoas maiores de 06 meses podem e devem tomar a vacina, exceto para pessoas que têm alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior.

Estou com gripe, e agora?

Caso você tenha confirmado o diagnóstico de gripe com o Teste Rápido Coronavírus, Influenza A e Influenza B (Antígeno), o seu médico pode prescrever alguns medicamentos antivirais (dependendo da indicação) e para alívio dos sintomas.

Junto a isso, algumas medidas podem ajudar a diminuir o incômodo. São elas:

  • Manter uma alimentação saudável e leve.
  • Beber bastante água.
  • Repousar.

Essas medidas ajudam na evolução da doença, diminuindo as chances de ocorrer complicações graves, como pneumonias e Síndrome Respiratória Aguda Grave, mas não são eficazes para a prevenção da gripe.

Onde tomar a vacina da Gripe?

No Labi você pode tomar a Vacina da Gripe Tetravalente sem complicações no conforto da sua casa, agendando pelo site, ou nas unidades Centro de São Paulo e Copacabana no Rio de Janeiro. Basta comparecer com um documento de identificação com foto.

Seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Vacina da Gripe Tetravalente de 2023 previne contra 4 cepas do vírus Influenza, causador da gripe, sendo duas do Influenza A e duas do Influenza B:

  • Influenza A / Sydney / 5 / 2021 (H1N1) pdm09.
  • Influenza A / Darwin / 9 / 2021 (H3N2).
  • Influenza B / Austria / 1359417 / 2021 (Victoria).
  • Influenza B / Phuket / 3073 / 2013 (Yamagata).

As vacinas são seguras e eficazes no controle de doenças e anualmente elas salvam milhões de vidas, além de impedir a volta de inúmeras doenças. Se você ainda não se imunizou, faça isso o quanto antes e proteja a você mesmo e todos àqueles a sua volta. 

Conte conosco para proteger a sua saúde de um jeito prático e descomplicado. Temos dezenas de exames, testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado e com pagamento facilitado: PIX, cartão ou dinheiro.  

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: