Saúde mental: importância do Janeiro Branco

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
16/01/2020
3 minutos de leitura

Assim como acontece em outros meses do ano, janeiro é mês de prevenção e tem uma “cor”, a branca. Neste período, realizam-se campanhas dedicadas à saúde mental com o objetivo de prevenir doenças emocionais. Confira neste post tudo sobre o Janeiro Branco e a saúde mental.

Como surgiu

A campanha Janeiro Branco, que foi lançada pela primeira vez em 2014, chega em 2020 com o tema “Precisamos Falar Sobre Saúde Mental”. Isto porque a conscientização do problema é essencial para conseguir minimizar os riscos que envolvem a doença. É necessário entender que ter saúde não é simplesmente a ausência de sintomas físicos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) descreve saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Portanto, é preciso cuidado em todos os seus aspectos. Uma mente sã é essencial para a capacidade coletiva (interações com outras pessoas) e individual (raciocínio e emoções) do ser humano.

Consequências de uma saúde mental debilitada

A saúde mental pode ser afetada por fatores biológicos – pessoas com pré-disposição genética a transtornos psicológicos – e ambientais – condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, entre outros.

Entre os transtornos mais comuns estão:

  • Depressão: tristeza profunda e persistente, desinteresse pela vida, alterações no apetite e sono e irritação e cansaço.
  • Ansiedade: nervosismo e preocupação intensa que provoca aceleração no coração, falta de ar, tremor e suor excessivo.
  • Bipolaridade: oscilações entre episódios de depressão e episódios de euforia e exaltação.
  • Esquizofrenia: perda de contato com a realidade, alucinações e delírios.
  • Demência: deterioração da função cognitiva que afeta memória, pensamento, orientação, cálculo, compreensão, capacidade de aprendizagem, julgamento e linguagem.

Segundo a OMS, até o próximo ano a depressão será a doença mais incapacitante do mundo. No Brasil, são 11,5 milhões de pessoas afetadas pelo transtorno, o maior número da América Latina. E mais: cerca de 18,6 milhões de indivíduos sofrem de ansiedade no país.

A campanha Janeiro Branco tem um papel fundamental na conscientização da saúde mental. Deve-se entender que quadros graves como depressão e ansiedade, por exemplo, podem ser evitados ao perceber sintomas de que algo está errado logo no início.

Cuidados para uma mente saudável

Para garantir uma melhor qualidade de vida, procure relaxar durante alguns minutos do dia. Atividades como meditação, alongamento e leitura são ótimas opções para acalmar a mente. Além disso, uma boa noite de sono é essencial para reparar as funções orgânicas. Substâncias como a serotonina, responsável pelo bem-estar, são produzidas durante o sono.

Da mesma maneira, manter hábitos alimentares equilibrados são fundamentais para o bom funcionamento da mente. Alguns vegetais e frutas, por exemplo, contêm elementos que evitam a depressão.

Faça também atividades físicas. Isso porque, quando nos exercitamos, a quantidade de oxigênio no cérebro aumenta e substâncias como serotonina e endorfina são liberadas, o que proporciona a sensação de prazer e bem estar.

Evite o autodiagnóstico e faça exames para garantir que a sua saúde esteja em dia.

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: