As IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis podem se revelar de diversas formas. Normalmente, os sintomas das IST se manifestam por meio de corrimentos, feridas, dor ao urinar ou verrugas nos órgãos genitais. Porém, eventualmente, podem surgir em outras partes do corpo também.
A questão é que os sintomas são muito semelhantes para diversas IST, o que torna praticamente impossível diagnosticar qual o tipo de infecção sem a realização de exames de sangue. No caso das IST, nem sempre o diagnóstico é apenas clínico.
Além disso, vale destacar que, muitas vezes, as IST passam despercebidas por serem silenciosas – como é o caso da AIDS, por exemplo. Portanto, este é mais um importante motivo para realizar check-ups regularmente.
No sexo masculino, os sintomas da Clamídia, Gonorreia e Tricomoníase Vaginal são bem parecidos. Eles incluem: corrimento uretral, dor ou desconforto ao urinar e dor de barriga.
Outra forma de manifestação é o corrimento mucoso ou sangramento pelo ânus, característica comum da Gonorreia e Clamídia, nesta região. A sífilis causa uma ferida na glande, indolor e que pode desaparecer sozinha – mas isto não significa que a doença curou. Ela permanece sem apresentar sinais até surgir em outras partes do corpo.
No sexo feminino, os sinais mais comuns são: dor e desconforto ao urinar e corrimento vaginal. Eles podem estar associados a Clamídia, Gonorreia e Tricomoníase Vaginal. Além desses sintomas, as mulheres podem ter sangramento após sexo ou entre menstruações e dor e desconforto durante e após o sexo.
Além dessas formas de manifestações, as IST podem provocar nódulos, manchas ou bolhas na zona genital. Esses são sinais de HPV e Herpes. Já no caso de Sífilis, o principal sintoma é a presença de uma ferida indolor nos órgãos genitais, que nem sempre é percebida.
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: