Vacina da Gripe: por que é tão importante tomar este ano?

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
30/03/2021
3 minutos de leitura
Médico se preparando para vacinar contra gripe

Sabemos que é essencial tomar a vacina da gripe todos os anos para manter nosso sistema imunológico protegido contra o vírus Influenza e suas mutações. Porém, nesse ano, a imunização contra a gripe se tornou ainda mais crucial devido à pandemia do coronavírus. 

Mas, afinal, como a Vacina da Gripe Tetravalente pode ajudar no combate à pandemia? Explicamos os principais motivos pelos quais, mais do que nunca, é necessário se vacinar contra a gripe em 2021.

Vacina da gripe e a redução de casos de COVID-19

Devemos lembrar que a vacina contra gripe não previne contra o coronavírus, e sua principal eficácia é contra as infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza e suas variantes.

Apesar disso, evidências descobertas em um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, apontam que a Vacina da Gripe Tetravalente pode aumentar a proteção contra o coronavírus e diminuir os riscos de infecção pela doença.

A pesquisa, publicada recentemente no periódico científico American Journal of Infection Control, foi feita através da análise dos registros médicos de 27.000 pessoas que fizeram testes para diagnóstico de COVID-19 em Julho de 2020. Após a análise, os cientistas concluíram que pessoas que tomaram a vacina contra gripe apresentaram um risco 24% menor de serem infectadas pelo novo coronavírus.  

Os resultados da pesquisa evidenciam que pessoas que tomaram o imunizante contra a gripe tinham uma probabilidade menor de testar positivo para a COVID-19, em comparação com pessoas que não foram vacinadas. Além disso, mesmo quando infectadas, indivíduos imunizados contra a gripe tiveram uma menor probabilidade de hospitalização.

Vale ressaltar que apenas com esse estudo não é possível afirmar com 100% de certeza se existe de fato uma relação de causa e consequência entre a vacina da gripe e a redução do risco de infecção por coronavírus. 

Porém, os pesquisadores afirmam que há em nosso organismo um mecanismo de defesa chamado “imunidade treinada” no qual a exposição a um invasor, nesse caso aos vírus atenuados presentes na vacina da gripe, também preparam o sistema imunológico para responder a outras ameaças.

Sabemos que o maior e principal benefício da Vacina da Gripe Tetravalente é a prevenção da Influenza, vírus que mata até 650 mil pessoas anualmente, mas o potencial de ajudar na proteção contra o coronavírus deve ajudar a convencer pacientes hesitantes a se vacinarem. 

Vacina Da Gripe Tetravalente

Vacina da gripe sem complicação

Aqui no Labi você pode tomar a Vacina da Gripe Tetravalente de maneira fácil, descomplicada e sem pedido médico. 

Você pode comprar o imunizante no site do Labi e com o Labi em Casa você recebe a vacina aí mesmo no conforto do seu lar, sem precisar sair de casa. 

Conte conosco para deixar sua vacinação sempre em dia e não se esqueça que ela é o nosso principal meio para combater a gripe e outras doenças infecciosas. Por isso, não deixe de proteger a si mesmo e aqueles à sua volta se vacinando sempre que necessário.

Acesse nossa página de vacinas e saiba mais sobre a vacina da gripe e outros imunizantes. 

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: