O que é diabetes e para que serve o Exame de Hemoglobina Glicada

Publicado por: Equipe Labi Equipe Labi
10/01/2023
6 minutos de leitura

O diabetes mellitus é uma doença crônica silenciosa, na qual o corpo não produz quantidade suficiente de insulina — hormônio responsável por retirar a glicose (açúcar) do sangue e colocá-la nas células para ser nossa fonte de energia —  ou ela não consegue atuar corretamente. 

Quando a insulina não trabalha corretamente ou não é produzida na quantidade ideal para as necessidades do organismo, os níveis de açúcar no sangue permanecem constantemente elevados, a chamada hiperglicemia, condição que, com o tempo, prejudica diversos órgãos e sistemas, como rins, vasos sanguíneos e visão.

Tipos de diabetes

Existem 3 tipos de diabetes: diabetes gestacional, diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. E é sobre esses últimos que falaremos neste artigo do blog.

Para saber mais sobre diabetes gestacional, clique aqui e confira um conteúdo completo sobre o assunto.

Diabetes Tipo 1

No diabetes Tipo 1 o corpo não produz insulina suficiente por conta de um processo autoimune, no qual o próprio organismo ataca as células do pâncreas que produzem o hormônio. Esse tipo de diabetes corresponde entre 5% a 10% do total de casos e tem um forte componente genético. Por isso, manifesta-se comumente na infância e adolescência.

Diabetes Tipo 2

Ao contrário do tipo 1, no diabetes tipo 2, o problema não está na produção insuficiente ou não produção de insulina, mas nas células que não respondem adequadamente à ação deste hormônio, a chamada de resistência à insulina.

É como se o corpo precisasse de uma dose maior de insulina para levar a glicose para dentro da célula, processo que sobrecarrega e prejudica o pâncreas. O diabetes tipo 2 está relacionado à combinação de fatores genéticos e estilo de vida, como alimentação inadequada, excesso de peso e falta de exercícios físicos e, por isso, muitas vezes, é acompanhado de outras doenças, como hipertensão e doenças cardiovasculares.

Existe cura para o diabetes?

Não existe cura para o diabetes, mas a doença é altamente controlável com muitas opções de tratamento eficazes. Por isso, se você tem mais de 45 anos, apresenta sintomas característicos do diabetes ou tem alguma condição de risco.

Sintomas do diabetes

Os sintomas do diabetes dependem de quão alto está o açúcar no sangue. Algumas pessoas, especialmente se tiverem pré-diabetes ou diabetes tipo 2, podem não apresentar sintomas, enquanto no diabetes tipo 1 os sintomas tendem a aparecer rapidamente e ser mais graves.

Alguns dos sintomas do diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2 são:

  • Sentir mais sede do que o normal.
  • Urinar frequentemente.
  • Perder peso sem explicação aparente.
  • Sentir-se cansado e fraco.
  • Sentir-se irritado ou ter outras alterações de humor.
  • Visão embaçada ou turva.
  • Feridas de cicatrização lenta.
  • Contrair muitas infecções, como gengiva, pele e infecções vaginais.

Caso você tenha um dos sintomas, converse com seu médico sobre a necessidade de fazer exames e testes para diagnóstico e monitoramento da doença.

Fatores de risco para o diabetes

Você pode desenvolver diabetes tipo 2 em qualquer idade, mesmo durante a infância. Alguns fatores ambientais e genéticos aumentam as chances de desenvolver diabetes tipo 2. São eles:

  • Estar acima do peso ou obeso.
  • Ter 35 anos ou mais.
  • Ter histórico familiar de diabetes.
  • Ser sedentário e não praticar atividades físicas.
  • Ter pré- diabetes.
  • Ter histórico de diabetes gestacional, um tipo de diabetes que se desenvolve durante a gravidez.

Crianças e adolescentes também correm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 se, além dos fatores de risco anteriores, nasceram com baixo peso ao nascer ou se seus pais tiveram diabetes gestacional durante a gravidez da criança. 

Lembre-se: a melhor forma de diagnosticar a doença é por meio de testes e exames laboratoriais, como o Teste de Curva Glicêmica de 120 minutos, Exame de Glicose e o Exame de Hemoglobina Glicada Fração A1c. Destes, o exame de hemoglobina glicada é bastante utilizado, principalmente, para monitorar o controle do açúcar após o diagnóstico de diabetes.

Para que serve o Exame de Hemoglobina Glicada Fração A1c

Com o Exame de Hemoglobina Glicada Fração A1c é possível saber o nível médio de açúcar no sangue nos últimos 2 a 3 meses. Para isso, mede-se a quantidade de glicose ligada à hemoglobina e, quanto mais alto for o seu A1C, mais altos foram os seus níveis recentes de açúcar no sangue. Esse exame segue os valores de referência a seguir:

  • Valores até 5,7%: considerados normais.
  • Valores entre 5,7% e 6,4%: risco aumentado para o desenvolvimento de diabetes.
  • Valores maiores do que 6,5%: possibilidade de diabetes, sendo necessários outros exames para confirmar o diagnóstico.

Para pessoas que já têm diabetes, valores de até 7% mostram um controle adequado da doença, enquanto valores maiores do que 7% sugerem que o tratamento deve ser reavaliado. Você deve procurar um médico para avaliação caso o resultado esteja alterado.

Uma vantagem do exame de A1C é a conveniência, pois você não precisa ficar em jejum antes de fazer a coleta. Além disso, a amostra de sangue pode ser coletada a qualquer hora do dia. 

Onde fazer o Exame de Hemoglobina Glicada Fração A1

No Labi, você pode fazer o Exame de Hemoglobina Glicada Fração A1c e outros exames laboratoriais necessários para diagnóstico e controle do diabetes, como Exame de Glicemia e o Teste oral de tolerância à glicose (TOTG), por valores a partir de R$8,00.

Também temos disponível o Check-up do Diabetes, um produto exclusivo, no qual você economiza tempo e dinheiro, pois faz 10 exames em uma coleta de sangue e urina. O resultado fica disponível em 2 dias úteis e pode ser consultado em nosso site em poucos cliques.

Conte com a gente para cuidar da sua saúde! Faça centenas de exames, testes, check-ups e vacinas pelos melhores preços do mercado em uma de nossas unidades espalhadas pelo estado de São Paulo e Rio de Janeiro ou no conforto da sua casa com o Labi em Casa, nosso atendimento domiciliar. Basta agendar no site.

TAGS: diabetes Exames
Quer receber novidades? Assine nossa newsletter

Quer receber novidades? Assine nossa newsletter: